Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


14/10/2019 - Simpósio discute propriedade intelectual e inovação


“Estamos vivendo um novo momento. Um momento de mudanças que passa pelo envolvimento de todos – Estado e Sociedade - na busca de soluções inovadoras para a gestão eficiente dos recursos públicos disponíveis”, afirmou a Dra. Liane Elizabeth Caldeira Lage, Diretora de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), na abertura do Simpósio de Educação Empreendedora, em 11 de outubro.
 
O INPI é a autarquia federal responsável pela análise e concessão de patentes e demais títulos de Propriedade Industrial no país. No simpósio, Liane destacou ainda a necessidade de formar profissionais para conhecimento da propriedade industrial. “Temos que entender que a propriedade intelectual é o pilar da inovação e a inovação é o pilar da competitividade para o desenvolvimento econômico e social”, disse.
 
Realizado pelo Sebrae e sediado na FURB, o simpósio contou também com a participação da Dra. Patrícia Leal Gestic, Diretora Executiva da Intelligence for Innovation, integrante do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Inova-Unicamp), entre 2008 a 2017. Em sua participação, Patrícia apresentou os diversos aspectos que permeiam o fluxo da inovação, do projeto ao mercado. Na sequência, Liane descreveu os atuais desafios e conquistas do INPI no combate à redução do tempo destinado a concessão efetiva de uma patente no Brasil.
 
“O simpósio teve o compromisso de oferecer aos professores e gestores da FURB relatos e experiências para aprofundar e ampliar a compreensão das novas tendências e mecanismos adotados para operar transferência de tecnologia e gerir adequadamente direitos de propriedade intelectual”, observa Ida Luciana Martins Noriler, responsável pelo evento, realizado com o apoio do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAd), representado pela professora Dra. Marianne Hoeltgebaum e da Agência de Inovação da FURB (AGIT), coordenada pelo professor Dr. Vinicyus Rodolfo Wiggers.
 
“Estamos gratos pela oportunidade que o Sebrae nos concedeu para receber e conversar com estas profissionais cujas trajetórias são marcadas pela experiência em inovação e transferência de tecnologia em grandes empresas do setor privado nacional e internacional e na atuação da Inova-Unicamp, um dos maiores núcleos de inovação tecnológica (NITs) do Brasil”, destacou Wiggers.
 
“Foi uma experiência ímpar. Os integrantes da AGIT, juntamente com pesquisadores da FURB e profissionais que prestigiaram o evento foram presenteados com uma tarde muito rica de conhecimentos sobre o que há de mais atual em relação ao papel da propriedade intelectual no campo do empreendedorismo inovador. Por tudo que foi debatido, é nítido que a Agência de Inovação da FURB está em sintonia com a realidade nacional e internacional do setor”, resumiram os integrantes da Agência, Ana Paula Colombo e os professores Dr. Alejandro Knaesel Arrabal e Dr. Rodrigo dos Santos Cardoso. 
 
Publicação: 14/10/2019 - 14h27 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC / AGIT FURB


Painel