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29/06/2016 - Trabalho analisa relação entre indicadores de gestão e ENEM

O mestrando Antonio Marcos Marangoni, do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB, faz defesa pública de sua dissertação no próximo dia 30, a partir das 10 horas, na sala F – 206 (campus 1).
 
“Indicadores de Gestão e Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM: Um Estudo nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia” é o título do trabalho acadêmico.
São membros da Banca Examinhadora: Presidente  Profa. Dra. Maria José Carvalho de Souza Domingues – FURB; Titulares: Profa. Dra. Adriana Kroenke – FURB; Prof. Dr. Irineu Manoel de Souza – UFSC; Suplente      Prof. Dr. Giancarlo Gomes – FURB.
 
Resumo da dissertação
 
O processo de expansão das escolas técnicas públicas federais revelou um campo de estudos na área de gestão destas instituições, quando seus dirigentes e as instâncias de fiscalização e controle reconhecem a importância da busca por padrões de eficiência para a gestão, em especial à boa utilização dos recursos públicos.
 
Diante deste contexto é que o presente estudo busca identificar que relação existe entre os indicadores de gestão dos Institutos Federais de Educação e o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
 
Frente à reorganização da estrutura da Rede Federal de Educação e a sua expansão com a criação dos Institutos Federais, é imprescindível que sejam identificados instrumentos mais precisos e adequados para leitura do nível de gerenciamento do ensino e do retorno dos investimentos aportados nesta área, motivo pelo qual se justifica o estudo dos resultados das avaliações que se impõe no âmbito da educação.
 
Para preencher esta lacuna, buscou-se identificar os indicadores de gestão dos Institutos Federais, conhecer a pontuação média no ENEM dos IFs e de seus Campi e ranquear os Institutos Federais pelas notas médias do ENEM. Com isso, através do ranqueamento dos IFs, identificar a influencia de fatores regionais e sócio econômicos nos resultados do ENEM, bem como a relação entre os valores dos indicadores de gestão e a avaliação média dos IFs no referido provão.
 
O método do trabalho caracteriza a pesquisa como descritiva, com bases documentais e uma abordagem quantitativa. A coleta de dados abrangeu o aproveitamento das notas médias das instituições por meio do ENEM e os dados dos Indicadores de Gestão, aferidos com a utilização da metodologia de avaliação institucional elaborada pelo Tribunal de Contas da União, por meio de acordo com o Acórdão 2.267/2005.
 
Mesmo com algumas limitações identificadas durante o trabalho, os resultados finais demonstram que o resultado dos indicadores de gestão passa pelo exercício do controle e avaliação constante das ações que integram as atividades fins de cada instituição e interage com as demais fases dos processos institucionais, o que causa relação não estatística com o ensino aprendizagem.
 
Na prática, os resultados apontam que tanto as avaliações dos objetivos institucionais quanto a avaliação das relações de causa e efeito nas variáveis medidas neste estudo são pouco estáveis, não demonstrando relação direta entre os valores dos indicadores de gestão e as notas médias obtidas no ENEM. Talvez seja o caso de uma atualização do Acórdão 2.267/2005, pelo Tribunal de Contas da União para adequar itens específicos de avaliação prioritários aos Institutos Federais de Educação.
 
Por fim registra-se que este trabalho faz parte dos estudos da área de Gestão das Organizações e está alicerçado na linha de pesquisa de Estudos Organizacionais e Sociedade, vinculado ao Grupo de Pesquisa de Organizações Complexas e Ensino Superior da Fundação Universidade Regional de Blumenau.
Publicação: 29/06/2016 - 12h10 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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