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26/08/2015 - Trabalho avalia desenvolvimento de professores de espanhol

A mestranda Glíndia Victor, do Programa de Pós-Graduação em Educação, defende sua dissertação nesta quarta-feira, dia 26, às 14 horas, na sala I-305.
 
Seu trabalho tem como título o “Desenvolvimento profissional docente: narrativas de professores de espanhol que atuam no ensino médio”.
 
A Banca Examinadora é composta pela Presidente, Profa.  Dra. Rita Buzzi Rausch (FURB);  Profa. Dra. Joana Paulin Romanowski (PUC/PR); Profa. Dra; Maristela Pereira Fritzen (FURB);  Profa. Dra. Daniela Tomio (FURB).
 
Resumo da dissertação
 
A presente pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa Processos de Ensinar e Aprender do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau teve por objetivo analisar o desenvolvimento profissional docente de professores de Espanhol que atuam no Ensino Médio em escolas da Rede Estadual de Blumenau/SC.
 
Para a geração de dados foram utilizados o questionário, a técnica de complemento e a entrevista narrativa. A interpretação dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo, com base nos estudos de Bardin (2010). O aporte teórico sustentou-se, principalmente, nos estudos de Nóvoa (1995, 1997, 2011), Marcelo García (1997, 1999, 2009), Imbernón (2009, 2011), Huberman (1995), Mizukami (1996, 2013), Flores (2010) e Romanowski (2010).
 
O campo empírico da pesquisa foi a Rede Estadual de Ensino de Blumenau/SC, na qual estão inseridas as escolas em que atuavam os oito professores de Espanhol participantes. Para a análise de dados, as categorias elencadas foram definidas a priori, devido serem etapas inerentes à trajetória de formação docente: (i) motivações para a docência de Espanhol, (ii) percepções sobre a formação inicial; (iii) inserção na profissão docente e (iv) processos de formação continuada.
 
A partir da análise dos dados, consideramos como resultados que a motivação para a docência de Espanhol, para alguns, foi desencadeada pela vontade de ser professor desde a infância, e para outros, pelo gosto e apreciação pela língua espanhola.
 
Quanto à percepção da formação inicial, esse processo foi avaliado de forma positiva, assim como a maioria dos professores formadores, e visto como base, considerando, no entanto, lacunas existentes, como na atividade de estágio e no pouco tempo para a extensa quantidade de conteúdos das licenciaturas duplas.
 
A inserção na carreira apareceu, para a maioria dos professores, como uma etapa lembrada pela insegurança e desafios, pelo preparo de aulas e estudos, mas também pelos aprendizados, colaboração e apoio dos colegas e da equipe gestora.
 
Por fim, a formação continuada foi considerada pelos participantes como necessária e relevante ao desenvolvimento profissional docente, porém foi apontada como deficitária na Rede Estadual, especialmente nas áreas específicas, como a de Espanhol. A pouca valorização da carreira também foi mencionada como desmotivadora do processo formativo docente e prejudicial ao desenvolvimento profissional dos professores que, mesmo assim, empenham-se em oferecer um ensino de qualidade aos seus estudantes.
 
Nesse sentido, por meio das narrativas analisadas, foram apresentados aspectos importantes das trajetórias de formação dos participantes da pesquisa, que podem apontar novos caminhos para futuras pesquisas no campo da formação docente. 
Publicação: 26/08/2015 - 09h32 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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