Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


30/10/2019 - Universidade inaugura pista para circuito de orientação


O campus 1 da Universidade Regional de Blumenau (FURB) vai receber, pela primeira vez, uma etapa do Circuito Sprint de Orientação do Vale Europeu, no próximo sábado, dia 2 de novembro, a partir das 14h. São esperados mais de 150 atletas da região e também do Sul do Brasil.
 
Pouco difundida, a orientação é uma modalidade esportiva individual ou coletiva que tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, geralmente fora da área urbana, obrigando os atletas a passar por pontos específicos no terreno e descritos em um mapa distribuído a cada concorrente. Além do mapa, apenas uma bússola serve como instrumento. Não é permitido o uso de outros equipamentos, como o GPS, por exemplo. O atleta que fizer todo o percurso em menor tempo será o vencedor. “Cada prova mostra as capacidades físicas e de orientação do atleta, superando obstáculos”, descreve o professor Nazareno Schmoeller, que também é atleta da modalidade e apoiador logístico da etapa realizada na Universidade. 
 
Para integrar o percurso, a FURB está caracterizada como “pista-escola”, ou seja, circuito com vários elementos para aprendizagem da orientação em um terreno mais convencional, comparado às áreas utilizadas para a prática da modalidade. Possui áreas verdes, elevação, trilhas e estradas, permitindo que os participantes que queiram iniciar no esporte façam o percurso com mais segurança, adquirindo experiência. A pista-escola da Universidade tem, ao todo, cerca de 1km, com duração prevista de 15 minutos.
 
Os universitários também ganham com a vinda do circuito. Com o traçado da pista-escola, o curso de Educação Física, por exemplo, recebe mais uma modalidade esportiva que possa ser ensinada e praticada dentro da Universidade. “É mais projeto para que as pessoas possam vir até a FURB, conhecer nossa estrutura, permitindo que se façam várias atividades. É a Universidade de portas abertas”, destacou Nazareno.
 
Além da FURB, as provas do Circuito Sprint de Orientação do Vale Europeu ocorrem no Parque Ramiro Ruediger, sábado às 19h, e no domingo, dia 3 de novembro, no 23º Batalhão de Infantaria do Exército em Blumenau, a partir das 9h. São várias categorias em disputa, como masculino e feminino; por idade e grau de experiência. As inscrições já foram encerradas, mas a comunidade acadêmica e externa está convidada para conhecer o esporte. Outras informações sobre o Circuito estão em https://www.oriesc.org.br/. 
Publicação: 30/10/2019 - 11h21 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel