Facebook Twitter Imprimir

 

» furb.br/ppgecim

ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO


Apresentação

 

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECIM é constituído por um núcleo multidisciplinar congregando docentes dos Departamentos de Biologia, Física, Química, Matemática, Ciências da Computação e Educação. Aprovado pela CAPES em 2009, proposto como um mestrado profissional, com o intuito de qualificar, em nível de pós-graduação stricto sensu, preferencialmente, professores em exercício e interessados com graduação em nível superior. Em especial é estimulada a participação de professores que atuem no exercício da docência de disciplinas da área de Ciências da Natureza e Matemática na educação básica, tendo em vista os objetivos do Programa nas áreas de Ciências, Física, Biologia, Química, Matemática.  O PPGECIM possui atualmente o conceito 4, avaliado pela Capes.
 
O curso de mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB têm como objetivos:
  • Formar professores/pesquisadores na área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática para atuarem nos diferentes níveis de ensino e desenvolver pesquisas que levem a uma maior compreensão a respeito da elaboração/construção dos saberes docentes/discentes.
  • Construir uma visão ampla sobre a pesquisa em ensino.
  • Contribuir para elevar o nível de formação de professores de ciências e matemática, principalmente aqueles que já atuam na rede pública e particular de ensino, oferecer oportunidades de formação acadêmica para alunos egressos das diversas licenciaturas.
  • Estabelecer intercâmbios de cooperação com outras instituições educacionais em nível local, regional, nacional e internacional.
  • Gerar material didático para a dinamização e o fortalecimento do ensino de Ciências Naturais e Matemática.

Além disto, a partir do desenvolvimento das pesquisas com foco nos processos de ensinar e aprender, apresentar contribuições (metodológicas, materiais, teóricas) para a melhoria do ensino de ciências e matemática.
 

Área de concentração

Ensino e aprendizagem de ciências e matemática.

 


Painel