» furb.br/ppge

EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

 

Apresentação

 
O Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, teve início em 1991, com uma área de concentração em Ensino Superior. A partir de 1997 até 2003 a ênfase se dá no Educador Pesquisador. A partir de 2003, o pesquisador em Educação é o foco do Programa.
 
Tem como objetivos, formar pesquisadores em educação num ambiente de produção de pesquisa e para os diferentes níveis de ensino; desenvolver estudos e pesquisas avançados relativos à educação, privilegiando as temáticas envolvidas nas linhas de pesquisa; assegurar a continuidade de pesquisas e imprimir caráter cumulativo às investigações; proporcionar a atribuição do grau de mestre em educação.
 
Podem se inscrever professores do ensino superior, técnicos e professores das redes de ensino, licenciados e bacharéis em várias áreas e profissionais liberais, interessados em pesquisar educação.
 

Área de concentração

 

Pesquisador em educação.
  

Linhas de pesquisa

 
Linguagem e educação - Aspectos cognitivos, sociais e históricos das práticas de linguagem. Cultura escrita. Alfabetização e letramento. Práticas de letramento em contextos de formação de professores. Práticas de letramento relacionadas à língua materna, línguas estrangeiras e minoritárias. Letramento acadêmico.
  
Educação, cultura e dinâmicas sociais - Aspectos filosóficos, sociológicos, culturais e políticos da educação. Estudos do cotidiano escolar, da infância e do currículo.
 
Processos de ensinar e aprender - Ensino e aprendizagem na Educação Básica e Superior: teorias e práticas pedagógicas, formação de professores e saberes docentes, organização curricular, avaliação da aprendizagem e inclusão.

 


Painel