Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


31/07 a 11/08/2012 - Exposição Antigas Profissões - Há muito que recordar

O Programa de Educação Permanente/PROEP da FURB em parceria com o Museu do Imigrante, promove a exposição Antigas Profissões - Há muito que recordar.
 

A solenidade de abertura da exposição será na segunda-feira, dia 06, no Salão Angelim, Câmpus 1, logo após abertura das Atividades da PROEP para o segundo semestre de 2012.

 

Período de Visitação: 31/07/2012 a 11/08/2012
Horário: 7h30 às 22h
Local: Salão Angelim, Biblioteca Universitária, câmpus 1
 
A exposição tem por objetivo principal informar sobre o processo de modernização do Brasil a partir da década de 30 e 40, que ocasionou a transformação no mercado de trabalho e o término ou readequação de antigas tarefas ou profissões. Considerando a importância da discussão sobre as transformações no mundo do trabalho e suas implicações sociais, a exposição visa retratar algumas atividades ou profissões que antigamente faziam parte do mercado de trabalho brasileiro e desapareceram a partir da década de 30 e principalmente na década de 40, quando o país iniciou o processo de modernização industrial.
 
Por indicação da historiadora Andrea Machado,  os alunos do PROEP visitaram o Museu Emílio Ferreira, em Jaraguá do Sul, que possui um acervo fantástico sobre profissões onde puderam usar as indumentarias de época e fazer uma viagem no tempo, fotografando uns aos outros junto aos equipamentos e locais de antigamente. O resultado foram as fotos  produzidas reproduzindo toda uma história do passado. Outras fotos foram feitas na periferia das cidades onde os alunos buscaram algumas profissões já em desuso nos centros maiores.
 
Estas 36 belas fotos estão em exposição na FURB, no Salão Angelim, da Biblioteca Universitária.  As fotos foram doadas pelos alunos da fotografia ao Museu do Imigrante e que farão parte da  Exposição Itinerante que irá percorrer as escolas estaduais do interior da nossa região a partir do mês de setembro.
 
Prof. Rubens Heusi
Alunos:
Angela Maria Meira de Oliveira Stefanovic
Erica Junkes
Heloisa Maria de Oliveira
Ignes Santos
Klaus Heinrich Georg Rehfeldt
Lanny Jandt
Maria Aparecida Packer Bornanieli
Maria Fernandes Kuhn
Nildo Scussel
Silvia Alzira Wittmann
Waldemar Fernandes Nunes  
 


Painel