Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


27/03/2013 - Via Poesia Via Lactea - Silvio Mansani

O compositor Silvio Mansani musicou sonetos da literatura brasileira e portuguesa de diferentes épocas e autores, buscando suas afinidades com a canção: duas formas de arte que têm a origem trovadoresca como ponto em comum. No repertório, obras de Luís Vaz Camões, Gregório de Matos, Cruz e Souza, Augusto dos Anjos, entre outros, soando como canção popular popular brasileira. No total, serão dez canções/sonetos, número ideal para que o intérprete possa brevemente interagir com o público, apresentando detalhes histórico-estilísticos das obras, falando também um pouco sobre o seu processo de composição.
 
Além dos clássicos, Mansani direcionou sua composição para os sonetos do destacado poeta Alckmar Luiz dos Santos, radicado em Santa Catarina, que resgata nos seus versos a sintaxe de diferentes épocas, tal como sugere os títulos de seus poemas: “Soneto levemente neoclássico” ou “Soneto barroco mas moderninho”. O recital “Via Láctea” marcará também o lançamento do Ep “Ausência”, com os sonetos musicados de Alckmar, que será distribuído gratuitamente em formato CD ao público presente nas apresentações. Há também a disponibilidade do poeta ministrar oficinas sobre a “A arte do soneto” e participar bate-papos com o público.
 
Repertório
 1) Quarto soneto barroco
      (Alckmar Luiz dos Santos)
2) Busque amor novas artes novo engenho
      (Luis de Camões)
3) Abrigo celeste
      (Cruz e Souza)
4) Una, dos, tres estrellas, veinte, ciento
      (Gregório de Mattos)
5) Soneto já antigo
      (Fernando Pessoa)
6) Soneto barroco mas moderninho
      (Alckmar Luiz dos Santos)
7) Ausência de Thaís / Das inclemências da sorte
      (Alckmar Luiz dos Santos)
8) Ouvir Estrelas
      (Olavo Bilac)
9) Soneto levemente neoclássico
      (Alckmar Luiz dos Santos)
10) O vencedor
      (Augusto dos Anjos)
 
O soneto
 
Sonetto, em italiano, quer dizer “pequena canção”, ou literalmente “pequeno som”. Foi criado, ao que tudo indica,  no começo do século XIII, na Sicília, onde era cantado na corte de Frederico II da mesma forma que as tradicionais baladas provençais.
 
Posteriormente, separado das suas origens, o soneto se configura como a mais famosa manifestação da poesia lírica, representando um forma poética rígida de quatorze versos metrificados, rimados e agrupados em quatro estrofes (dois quartetos e dois tercetos).

Data: 27/03
Horário: 19h
Local: Câmpus 1 - Auditório Biblioteca - Prof. Padre Orlando Maria Murphy - Mapa
Informações: Diane Libardo - SESC - (47) 3322.5261
Publicação: Divisão de Cultura

Março/2013 (alterar)



Painel