Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


25/05/2016 - 2º Encontro do Programa Universidade Aberta

Mesa Redonda sob a temática: Cidadão 2.0 - Do acesso a informação à construção do conhecimento.
 
O que temas de pesquisas tão diversos, como literacia tecnológica, análise de DNA de plantas; web 2.0 em cursos de Engenharia e a escrita entre Darwin e Fritz Müller tem em comum? Esta é a pauta de encontro deste mês de maio do programa Universidade Aberta.
 
O diálogo será com os professores pesquisadores da FURB, André Gasper, Daniela Tomio, Elcio Schuhmacher e Simone Leal Schwertl, sobre relações entre o acesso e a construção de conhecimentos científicos e tecnológicos em uma sociedade da informação e suas interfaces com a educação e a cidadania.
 
Conheça os professores e seus trabalhos
 
André Luís de Gasper é professor de Botânica Sistemática e Ecologia Vegetal na Universidade Regional de Blumenau, tendo feito o curso de graduação em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) pela mesma instituição. Concluiu o doutorado recentemente em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde também fez o mestrado. Desde a graduação trabalha com identificação de plantas, tendo avaliado a distribuição e diversidade de pteridófitas em Santa Catarina no mestrado e no doutorado, utilizando técnicas de biologia molecular, propôs uma nova classificação de gêneros para a família Blechnaceae (pteridófita), propondo novos gêneros. Na FURB, além de atuar nas disciplinas mencionadas, participa desde o início do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina, além de ser o curador do Herbário Dr. Roberto Miguel Klein - FURB. Tem orientado alunos com ecologia de florestas tropicais, com base nos dados do IFFSC, ou em florística e sistemática de plantas vasculares.
 
Simone Leal Schwertl possui graduação em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1992), especialização em Desenho(1996) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Atualmente sou  professora titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Atuo na área de Cálculo Diferencial e Integral, Cálculo Numérico , Álgebra e Geometria.  Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT (2012). Integrante da equipe do Projeto em Rede do Observatório de Educação da Capes (Núcleo 2) e dos Grupos de Pesquisa:  Mídia-Educação e Comunicação Educacional (COMUNIC/UFSC) e Ensino de Ciências Naturais e Matemática (FURB) , bem como do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET/UFSC).
 
Daniela Tomio é docente-pesquisadora da área Educação, Ciência e Pesquisa na Universidade Regional de Blumenau. É licenciada e bacharel em Ciências Biológicas, Mestre em Educação e Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Atua como professora na graduação e nos mestrados em Educação (PPGE) e em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM). Tem como foco de pesquisa  contextos de atuação e formação docente na Educação Básica; o Ensino de Ciências e a Educação Ambiental.  Com estes enfoques faz extensão universitária com os programas “Educação em Ciências para o século XXI” e na “Rede Internacional de Escolas Criativas”. Também coordena o projeto de pesquisa  “Rede Internacional de Clubes de Ciências da América Latina”. Na FURB, ainda é editora do periódico científico - Revista Dynamis.
 
Elcio Schuhmacher é Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – PPGECIM, da Universidade Regional de Blumenau. É Pós-doutorado em Ensino de Ciencias na Universidade do Minho em Braga-Portugal. Líder do Grupo de Estudo em Tecnologia Educacional onde atua e desenvolve a sua linha de pesquisa nos seguintes temas: Ensino de Física, Educação Tecnológica, Ciências para Todos, Tecnologia da Informação e Comunicação sua Literacias.
 
Será emitido atestado de AACC para acadêmicos participantes.

 


Data: 25/05
Horário: 19h
Local: Câmpus 1 - Auditório Biblioteca - Prof. Padre Orlando Maria Murphy - Mapa
Informações: PROPEX | propex@furb.br | 47 3321-0416
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Maio/2016 (alterar)



Painel