Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


27/04 - Exibição Documentário - "A Ponte"

Periferias, morros e vielas da cidade de Blumenau. Narrativas e pontos de vistas diferentes daquelas apresentadas nas propagandas de TV. O documentário A Ponte, traz à tona um debate sobre a Blumenau das desigualdades sociais, e mostra, por meio de um outro olhar, que elas estão mais próximas do que se imagina. São 60 minutos de narrativas e entrevistas com moradores, professores, jornalista e lideranças sociais que veem na Ponte José Ferreira da Silva (Anel Viário Norte) uma linha que divide e ao mesmo tempo gera reflexão e debate social. O projeto A Ponte é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Blumenau e pela Fundação Cultural de Blumenau, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura e o filme será disponibilizado gratuitamente para visualização e download por meio do Youtube.
 
“Em 2010, o Censo apontou que mais de 23 mil pessoas moram nas favelas de Blumenau. Sim, favelas. A quem só conheça a região central da cidade, pode parecer um absurdo tal afirmação. No documentário A Ponte, atravessamos o rio e buscamos ver a cidade sob outra perspectiva e encontramos uma realidade muito diferente da vista nos anúncios publicitários. Acredito que todo blumenauense deveria assistir e descobrir que do outro lado existe uma história que é contada todo dia, mas que ninguém pára para ouvir”, diz o idealizador do projeto e cinegrafista Luiz Figueroa.
 
Blumenau, segundo pesquisa realizada pela BCI-100 (Best Cities Index) e divulgada pela Delta Economics & Finance, em novembro de 2014, recebeu o título de quarta melhor cidade para se viver no país, mostrando ainda mais o potencial que a cidade possui, apesar de, como em milhares de outras cidades, sofrer com as diferenças sociais, culturais e econômicas. “Existem realidades díspares que necessitam ser reconhecidas como integrantes da cidade, da comunidade, mas não somente como objeto de denúncia ou rebeldia, e sim para o próprio entendimento dos cidadãos que não compartilham de tal realidade, do papel que necessitam desempenhar para uma sociedade ainda melhor”, acrescenta Luiz.
Acompanhe as notícias e as novidades do documentário pelo www.facebook.com/micropontoproducoes
 
ENTREVISTADOS
Marcelo Althoff (Secretário de desenvolvimento social), Adriana Furlani (Diretora da Escola Básica Municipal Vidal Ramos), Lígia Mara Costa (Diretora da Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré), Magali Moser (Jornalista), Jair Compiani (Presidente Associação de Moradores da Rua Pedro Krauss), Jackson Gonçalves (Rapper e morador do bairro República Argentina), Lenilso Silva (Ativista dos Direitos Humanos) e Volmar Rodrigues (Morador e ex-presidente da Associação de Moradores da República Argentina).
 
EQUIPE TÉCNICA
Arthur Francis Azevedo (direção e roteiro), Luiz Figueroa (cinegrafista), Diego Lottin (produção), Bruna Zago (fotografia e assistente de produção), Emerson Mainhardt (captação e edição de áudio), Giovane Diego da Cunha (design e identidade visual) e Microponto Produções (produção executiva).

Data: 27/04
Horário: 19h
Local: Câmpus 1 - Auditório Biblioteca - Prof. Padre Orlando Maria Murphy - Mapa
Informações: Nane Pereira Jornalista | Blumenau | Santa Catarina
Publicação: Cultura

Outros eventos

Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro


Painel