Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


23/10 a 14/11 - Exposição "Dança", por Beliria Bonih

A série “Dança”, da artista blumenauense Beliria Bonih, apresenta um recorte e um resgate sobre danças. A mostra conta com referências em danças clássicas, danças regionais e/ou folclóricas, passando por suas origens e influências, todas com valores culturais inestimáveis, sendo algumas danças declaradas patrimônio imaterial da humanidade.
 
Inspiram as obras o carimbó, o frevo e o xaxado, das regiões norte e região nordeste, e a dança do bate pau, da região centro oeste. O samba do Sudeste - brasileiríssimo nasceu na Bahia-, mas criou raízes no Rio de Janeiro, mesmo sendo perseguido por ser ligado a cultura negra, hoje é encarado como símbolo nacional e um dos ritmos mais ricos do mundo. A dança das fitas, da região sul conhecida por variados nomes em todo o Brasil e em outros países da América, como México e Argentina, com sua coreografia do trançado. A lista de estilos de danças brasileiras é vasta e suas origens também são diversificadas, porque o Brasil é muito rico em diversidade cultural, influenciado pelas diversas culturas presentes no país. Certamente as culturas populares e suas danças compõem essa vasta riqueza sem fim, porque o brasileiro está sempre criando, inventado e restaurando estilos adormecidos e esquecidos desde a colonização até os dias atuais.                              
 
A mostra, com curadoria de Carla Carvalho, reúne cerca de 25 esculturas sustentáveis, executadas de 2015 a 2017, com uma estrutura alternativa rígida, em variadas dimensões, feita com reaproveitamento de materiais descartados como sacolas plásticas, arame de sombrinha, retalhos de tecido, de couro e madeira. São obras que convidativas – algumas inclusive interativas-, compostas de formas humanas, retratando coreografias de vários estilos de dança, cenas tradicionais vividas e revividas nas cinco regiões do Brasil e em outros países da América. Revelando as alegrias, resgatando memórias, valores e a harmonia proporcionados pela dança.
 
Esta exposição foi contemplada pelo Edital PROPEX 13/2017 de Exposições Temporárias de Arte Visuais Salão Angelim 2018.

Serviço:
Exposição “Dança” por Beliria Bonih
Abertura: 23/10 às 20h
Evento aberto a toda comunidade. Entrada gratuita. 

Data: 23/10 a 14/11
Horário: Seg a sex 7h30 às 21h45 Sáb 8h às 17h
Local: Câmpus 1 - Salão Angelim - Mapa
Informações: Divisão de Cultura - (47) 3321-0937 - cultura@furb.br
Publicação: Cultura

Outros eventos

Outubro Novembro Dezembro Fevereiro Março


Painel