Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


09/10 - Universidade Aberta - Educação Mediada por Tecnologia

A história tem demonstrado que o uso que a humanidade faz das tecnologias disponíveis numa determinada época, transforma a forma de organização social, comunicação, cultura e a aprendizagem. Há quem defenda que as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) possibilitam novas formas de acesso à informação, novas possibilidades de interação, comunicação e formas diferenciadas de se alcançar a aprendizagem. Contudo, há consenso de que tais tecnologias requerem um amplo conhecimento de suas especificidades para que possam ser utilizadas adequadamente em projetos de ensino-aprendizagem. A cultura digital sinaliza um potencial para a adoção de metodologias de ensino diferenciadas, de uma nova pedagogia, que potencialize as ações em rede, bem como a utilização ampla das capacidades humanas (muito além da cognição) em processos diferenciados de construção de conhecimento. As TDIC abrem possibilidades para que a aprendizagem possa acontecer de forma coletiva, integrada, articulando informações e pessoas que estão em locais diferentes e que são de idade, sexo, condições físicas, áreas e níveis diferenciados de formação.
Balizados pelas provocações da profa. Edla Faust Ramos (formadora de professores na cultura digital) , da profa. Márcia Selpa (estudiosa de metodologias ativas e professora nas modalidades presencial e EAD) e do presidente da Associação brasileira de estudantes de educação a distância (ABE-EAD), a FURB por meio do Universidade Aberta visa promover um diálogo sobre os desafios e potencialidades de se promover educação mediada por tecnologia nos cursos presenciais e EAD.

 

Ministrantes:

 

Profª. Drª. Edla Maria Faust Ramos: Licenciada em Matemática pela UFSC (1979). Seus estudos de doutoramento (UFSC;1996) analisaram o uso das tecnologias de informação e comunicação na educação. Tem trabalhado com assessoria pedagógica e formação de professores junto a várias escolas e organizações. Trabalhou com projetos de assessoria e de design participativo para inserção de tecnologia em ONG´s e escolas. É professora aposentada pela UFSC onde criou e ministrou até 2005 as disciplinas Informática aplicada ao aprendizado de matemática I e II junto ao curso de Licenciatura em Matemática e as disciplinas informática Educativa e Teorias e Tecnologias da Cooperação junto ao programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Atuou também no Programa Pró-Licenciaturas na UFSC nos anos de 2009 e 2010. É autora de livros e materiais didáticos na área de Tecnologia Aplicada a Educação (em especial no programa Proinfo do MEC). Mais recentemente participou da coordenação do projeto de concepção e produção de materiais do "Curso de Especialização Educação na Cultura Digital" - uma iniciativa do Ministério de Educação ser oferecido na modalidade a distância a todos os educadores das escolas públicas do país.

 

Márcia Regina Selpa Heinzle: Doutorado em Educação- UNICAMP ; Mestrado em Educação- FURB; - Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde - ENSP FIOCRUZ; Graduação em Pedagogia- Administração Escolar- UNIPLAC.. Atividades atuais: Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação FURB no qual integra a Linha de Pesquisa: Processos de ensinar e aprender . Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES -FURB. Participante do Grupo GIEPES/UNICAMP. Professora Colaboradora do Mestrado em Saúde Coletiva. Ênfase nos seguintes temas: Educação Superior; Currículo; Avaliação; Metodologias; Profissionalização docente; Educação em Saúde. Coordenadora local Parfor/FURB;

 

Ricardo Holz: Presidente da ABE-EAD – Associação brasileira dos estudantes de educação a distância. Graduado em gestão pública e ciência política, pós-graduação em Administração pública e gerência de cidades, gestão pública (FGV) e Finanças , investimentos e banking (PUC). Extensão universitária em inovação no ensino superior e liderança para o século XXI na universidade de Harvard. Foi fundador e presidente da ABE-EAD (Associação Brasileira dos Estudantes de EAD) consultor de educação e tecnologia da câmara dos deputados e CEO da Blue comunicação e consultoria.

 

Evandro André de Souza: Bacharel, licenciado e mestre em História pela UFSC. Atua desde 2005 com Educação a Distância, desenvolvendo atividades de coordenação, qualificação de processos e metodologias, bem como na produção de material didático e instrucional. Atualmente chefia a Divisão de Modalidades de Ensino da FURB, responsável pelo programa Conecta de Educação a Distância.

 

Mediação: Profª Dra. Simone Leal Schwertl

 

Podem participar gratuitamente, estudantes, trabalhadores da iniciativa privada, servidores públicos, comunidade interna e externa.

Link para inscrições: https://goo.gl/forms/fJJCYxeqJNQ7BXtO2
A certificação será on-line.
Para Servidores (técnicos e docentes) FURB, inscrições em www.furb.br/formacao


Data: 09/10
Horário: 18h30
Local: Câmpus 1 - Auditório Biblioteca - Prof. Padre Orlando Maria Murphy - Mapa
Informações: PROPEX - Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura | 47 3321-0416 | propex@furb.br
Publicação: Cultura


Painel