Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


23/11 - Universidade Aberta - Por que estudar cultura afro-brasileira?

Este encontro do Universidade Aberta irá abordar a cultura afro-brasileira na identidade do brasileiro e na construção da ideia de nação e por que estudar cultura afro-brasileira na universidade nos cursos de graduação e, sobretudo, nos cursos de licenciatura.

 

Ministrantes convidados:

 

Ricardo Alexino Ferreira - é professor associado, efetivo, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Defendeu a  livre-docência pela Universidade de São Paulo, (com a pesquisa Os critérios de noticiabilidade da mídia impressa na cobertura de grupos sócio-acêntricos em abordagem etnomidialógica, 2011). É doutor em Ciências da Comunicação pela USP (com a pesquisa Olhares negros: Estudo da percepção crítica de afro-descendentes sobre a imprensa e outros meios de comunicação, 2001). Realizou estágio/atividade docência na Euskal Herriko Unibertsitatea/Universidad del País Vasco, em Bilbao, Espanha, no Programa de Cooperación Interuniversitaria de la Agencia Española de Cooperación Internacional (AECI), do Ministério de Assuntos Exteriores do Governo Espanhol, através do convênio Intercampus Professores. Apresenta semanalmente o programa Diversidade em Ciência, pela Rádio USP-FM; e,

 

José Endoença Martins - possui graduação em Letras (Inglês/Português) pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB,1974), mestrado em Letras (PGI:Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC,1992), doutorado em Letras (PGI:Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC,2002) e Doutorado em Estudos da Tradução (PGET) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2013). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: negrice, negritude, negritice, ficcionalização, niilismo, amor, gênero, raça, identidade, gênero, pós-modernismo, intertextualidade e signifying, rewriting, translation. É integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro (Neab/Furb) desde 2014. Uma das principais referências intelectual de Santa Catarina. Escritor com reconhecimento internacional, principalmente por tratar da negritude em suas obras ficcionais e acadêmicas.

 

Mediação: Prof. Dr. Carlos Alberto Silva (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da FURB)

 

Evento aberto a estudantes e professores da Universidade Regional de Blumenau e comunidade em geral.

 

Inscreva-se: https://goo.gl/forms/LOGk6FmXX8JmhIxa2

Para Servidores (técnicos e docentes) FURB, inscrições em www.furb.br/formacao
A certificação será on-line.

Data: 23/11
Horário: 18h30
Local: Câmpus 1 - Auditório Biblioteca - Prof. Padre Orlando Maria Murphy - Mapa
Informações: PROPEX - Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura | propex@furb.br | 47-3321-0416
Publicação: Cultura

Outros eventos

Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Março


Painel