Facebook Twitter Imprimir


» furb.br/gruposdepesquisa

 

GRUPOS DE PESQUISA

 
A FURB conta, atualmente, com aproximadamente 100 grupos de pesquisa cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.
 
 
Os grupos de Pesquisa constituídos por pesquisadores que se organizam hierarquicamente em torno de uma liderança para o desenvolvimento de linhas de pesquisa. Fornecendo informações essenciais tanto para o desenvolvimento da pesquisa como para a articulação de cursos de pós-graduação, o Diretório dos Grupos de Pesquisa tem como uma das suas principais finalidades a possibilidade de ser utilizado pela comunidade científica para identificar os grupos por tema de trabalho.
 
Por ser uma ferramenta precisa e rápida, torna-se um instrumento eficiente na troca de informações, tais como “quem é quem”, “onde se encontra”, “o que está fazendo” e “o que produziu recentemente”.

 

 

» lattes.cnpq.br/web/dgp

Cadastramento e alteração

 
O docente interessado em cadastrar um Grupo de Pesquisa no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq deve:
  • Verificar se o grupo atende a Resolução nº 063/2022 (Artigos 13, 14 e 15).
  • Enviar e-mail para dap@furb.br, informando seu nome completo e manifestando sua intenção de criação e liderança de um grupo novo.
  • Após a liberação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Cultura - PROPEX, o docente terá acesso ao Diretório e poderá cadastrar o grupo.
 
Para acessar o Diretório e cadastrar o grupo o líder deverá:
  • Acessar o “Diretório dos Grupos de Pesquisa” do CNPq.
  • Clicar em “Acessar o Diretório”.
  • Informar seu CPF e sua senha Lattes.
  • Clicar em “Adicionar grupo de pesquisa”.
  • Preencher todas as informações solicitadas.
  • Após concluir, o líder deve salvar as informações e clicar em 'Enviar ao CNPq'.
     
Para realizar o cadastro, será necessário o número do CPF, data de nascimento e nacionalidade de todos os integrantes do grupo. É indispensável que todos os pesquisadores e alunos possuam seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes.
 
Após o envio do arquivo para a Base da Plataforma Lattes, o grupo adota um status de “aguardando certificação pela instituição”. Nesse momento é necessário que o líder do grupo encaminhe e-mail para dap@furb.br informando o envio do grupo. Oportunamente o grupo será certificado pela PROPEX.

 

Sempre que possível, acesse seu grupo, promova atualizações, e reenvie ao CNPq. Essa rotina é indispensável para que o grupo não saia da base. Todos os grupos não atualizados nos últimos 12 meses adotam o status de “não atualizados” o que não é recomendável.

 
Se após a atualização você não clicar em “enviar ao CNPq”, seu grupo adotará o status “em preenchimento”, e também sairá da base corrente da Plataforma.

 

» Contato

 


Painel