Facebook Twitter Imprimir

INFRAESTRUTURA

 

Biblioteca Universitária
Com mais de 400 mil volumes e 8 mil m² de espaço físico, a Biblioteca Universitária Prof. Martinho Cardoso da Veiga, situada no câmpus 1 e também em unidades setoriais nos câmpus 2 e 3, está entre os maiores acervos do estado de Santa Catarina. Pelo site é possível renovar empréstimos e pesquisar todo o acervo.
Câmpus 1 - Bloco H - Mapa

Laboratório de Biotecnologia e Micropropagação Vegetativa
Atende às aulas práticas das disciplinas de Fisiologia Vegetal e Biotecnologia e realiza pesquisa científica dentro da área de Fisiologia Vegetal e Cultura de Tecidos de Plantas, bem como clonagem de bromélias e orquídeas.
Câmpus 1 - Sala T-123 e 130 - Mapa

Laboratório de Botânica
Sua estrutura física subdivide-se em cinco ambientes: sala de professores e pesquisadores, laboratório de Micorrizas, laboratório de Botânica e Herbário FURB. Na sala de professores e pesquisadores encontram-se as coleções bibliográficas do laboratório e Herbário FURB e são desenvolvidos estudos nas áreas de micologia, sistemática, ecologia e anatomia vegetal. No laboratório de Micorrizas desenvolvem-se pesquisas com taxonomia de fungos micorrízicos arbusculares e suas funcionalidades. No laboratório de Botânica desempenham-se as atividades de atendimento e suporte didático aos acadêmicos, bem como, a secagem de plantas e preparação de material para as aulas práticas. No Herbário FURB salvaguarda-se a coleção científica botânica da universidade, composta por exemplares da flora do sul do Brasil, principalmente do estado de Santa Catarina.
Câmpus 1 - Sala T-226 - Mapa

Laboratório de Colheita e Incêndios Florestais
Auxilia as atividades das disciplinas de Colheita Florestal e Incêndios Florestais exercendo um importante papel agregando experiências práticas ao conteúdo teórico ministrado em sala de aula.
Câmpus 2 - Sala H-005 - Mapa

Laboratório de Computação Científica - câmpus 2
O laboratório possui todos os computadores conectados em rede, com acesso à internet, acesso a servidor de arquivos, de licenças, de autenticação e controle de direitos dos usuários. Dispõe de aplicativos de engenharia, arquitetura e design mais usados no mercado. Todas as atividades acadêmicas recebem o suporte de profissionais e monitores que contribuem na complementação da formação do aluno no uso dos softwares específicos. Atende aos alunos dos cursos de Engenharia, Design, Arquitetura e Urbanismo no desenvolvimento de trabalhos e pesquisas através da internet e no uso de softwares específicos. Possui salas de treinamentos, impressões e plotagens, ambiente climatizado, projetor multimídia e acesso à rede wi-fi
Câmpus 2 - Sala G-100 - Mapa

Laboratório de Dendrologia
Dá suporte às aulas práticas de dendrologia, na parte da descrição e identificação de material botânico de espécies arbóreas nativas e exóticas. Conta com um herbário didático, carpoteca (coleção científica de frutos) e xiloteca (coleção científica de madeiras), estufa, treliças, papelão que são utilizados na confecção de herbário pelos alunos. As instalações são usadas ainda no apoio de outras atividades de pesquisa e extensão, que envolvem a coleta e identificação de espécies arbóreas.
Câmpus 2 - Sala H-003 - Mapa

Laboratório de Genética
Possui estrutura para realização de pesquisa com marcadores moleculares tanto nucleares quanto mitocondriais, com ênfase em variabilidade inter e intrapopulacional e diferenciação genética de espécies de abelhas nativas e exóticas e seus parasitas. Também oferece espaço para estudos cromossômicos, sendo os mais comuns os de roedores, marsupiais, morcegos, bugios e humanos.
Câmpus 1 - Sala T-122 - Mapa

Laboratório de Geociências
Possui amplo museu de minerais, rochas, fósseis, mapoteca e materiais didáticos desenvolvidos sobre a temática de Geociências que têm como objetivo apoiar didaticamente as aulas de diversas disciplinas.
Câmpus 1 - Sala T-212 - Mapa

Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto
Dá suporte às atividades didáticas, de extensão e de pesquisa do curso de Engenharia Florestal permitindo a realização de aulas e atividades práticas, experimentos, testes ligados à área de conhecimento do sensoriamento remoto, fotogrametria, fotointerpretação e geoprocessamento.
Câmpus 2 - Sala G-100 - Mapa

Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aplicado à Análise Ambiental
Auxilia alunos e professores da área de Planejamento Urbano em assuntos de programação de eventos que auxiliem no desenvolvimento das disciplinas e atividades complementares à sala de aula.
Câmpus 1 - Sala Galpão-010 - Mapa

Laboratório de Melhoramento Genético Florestal
Realiza análise estatística de parâmetros genéticos em espécies florestais; emprego de marcadores moleculares, através da eletroforese de fragmentos amplificados de DNA, em análises genéticas no melhoramento florestal; uso de marcadores moleculares com a finalidade de distinguir genótipos.
Câmpus 2 - Sala H-017 - Mapa

Laboratório de Mensuração Florestal
Compreende o conjunto de técnicas e instrumentos para medir, analisar e interpretar características de árvores e florestas. Atende aos estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia Florestal.
Câmpus 2 - Sala H-010 - Mapa

Laboratório de Microscopia 2
São realizadas aulas das áreas temáticas Biologia Celular, Histologia, Embriologia, Botânica, com a utilização de lupas, microscópios e outros equipamentos.
Câmpus 1 - Sala T-223 - Mapa

Laboratório de Monitoramento e Proteção Florestal
Realiza pesquisas na área de controle biológico de plantas indesejáveis, em cooperação com a Universidade Federal do Paraná, nos projetos Aroeira, Fumo Bravo e Araçá - que consistem no estudo de potenciais agentes de controle dessas plantas, consideradas indesejáveis na Flórida/EUA, África do Sul e Havaí/EUA respectivamente. E, em parceria com as Universidades do Paraná e de Londrina, o projeto Estudos de Agentes para o controle de Tecoma Stans tem como objetivo reconhecer e estudar, potenciais agentes para o controle biológico nos estados do sul do Brasil.
Câmpus 2 - Bloco P - Fundos - Mapa

Laboratório de Processos de Industrialização da Madeira
São realizadas atividades de caracterização da madeira de diversas espécies, em diferentes níveis de processamento e desenvolvidas atividades de pesquisa que visam ao aprimoramento dos processos de industrialização da madeira, especialmente o processo de secagem. No Horto-Florestal de Gaspar/FURB encontra-se a Unidade Piloto de Secagem de Madeira
Câmpus 2 - Sala H-012 - Mapa

Laboratório de Silvicultura
Fornece suporte às disciplinas Silvicultura, Métodos Silviculturais e Silvicultura Clonal e é onde são realizadas aulas e atividades práticas. Atende às disciplinas do mestrado em Engenharia Florestal da FURB além de pesquisas desenvolvidas em convênios com empresas florestais. Conta com banco de sementes florestais, sala de germinação, sala de secagem, sala de análises de sementes e plantas, viveiro florestal.
Câmpus 5 - Bloco Engenharia Florestal - . - Mapa

Laboratório de Solos
Atende às demandas de ensino, pesquisa e extensão em ciências florestais. Desenvolve atividades práticas das disciplinas de Edafologia e Práticas Integradas Florestais, além das disciplinas do mestrado em Engenharia Florestal da FURB. Realiza pesquisas nas áreas de fertilidade do solo, manejo e conservação do solo, nutrição de plantas e produção de mudas, juntamente com empresas da área e em conjunto com o Horto-Florestal de Gaspar/FURB. O laboratório estrutura possui penetrômetro, pHmetro, estufa de circulação, anéis volumétricos, trados, pás, sonda, carta de Munsell, que determinam compactação, densidade do solo, acidez ativa do solo, amostragem de solo para fins de recomendação de adubação e calagem, levantamento morfológico do solo, englobando as áreas de química e física do solo, nutrição de plantas e fertilidade do solo e morfologia e classificação de solos.
Câmpus 2 - Sala H-008 - Mapa

Laboratório de Topografia e Cartografia
Conta com uma variedade de equipamentos para uso nas áreas de topografia, cartografia e geodésia - estações totais eletrônicas, conjunto de receptores GPS geodésicos, teodolitos digitais, níveis ópticos, níveis laser, teodolitos ópticos de alta precisão. Atende às disciplinas Topografia Engenharia Civil, Topografia Básica e Tópicos Especiais em Topografia da Engenharia Florestal, Topografia da Arquitetura.
Câmpus 2 - Sala G-009 - Mapa

Laboratório de Zoologia
Oferece infraestrutura e equipamentos necessários para as aulas práticas e teóricas referentes à Zoologia e afins. Possui uma coleção didática que contempla todos os grupos zoológicos. Além dos horários específicos para ensino, atende aos acadêmicos e professores para realização de pesquisas, principalmente quando necessário o uso de lupas e microscópios e técnicas específicas como citogenética.
Câmpus 1 - Sala T-219 - Mapa

Laboratórios de Informática
Os Laboratórios de Informática estão equipados com computadores conectados em rede, com acesso à internet, para utilização em atividades acadêmicas e/ou complementação de estudos e atende a todos os alunos FURB. Destaque para o laboratório Geral de Informática, localizado na Biblioteca Universitária, câmpus 1, que possui setor de impressão exclusivo.
Câmpus 1 - Bloco H - Mapa

Outros espaços - Ambiente Virtual
O Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA é uma plataforma na web para um ensino mais dinâmico que possibilita o acesso a conteúdos das disciplinas do semestre, planos de ensino, calendário de avaliações, participação no fórum e mantém contato com outros acadêmicos da disciplina.
Câmpus 1 - Sala A-203 - Mapa

Outros espaços - Auditórios
A FURB dispõe de ambientes para o desenvolvimento de atividades de ensino, cultura e arte dentro da Universidade. São cinco auditórios, salões para exposições e pátio aberto. Destaque para o Auditório do Bloco J que tem capacidade para 200 pessoas.
Câmpus 1 - Sala J-100 - Mapa

Outros espaços - Complexo Desportivo
Dispõe de ampla estrutura física: academia de ginástica e musculação, campo de futebol, quadra de vôlei de areia, pistas de atletismo e salto em distância, arremesso de peso, piscina olímpica, sala para atividades físicas, sala de capoeira e ginásios de esportes. O aluno FURB pode usufruir de toda essa estrutura até o final de seu curso.
Câmpus 1 - Sala V-104 - Mapa

Outros espaços - Salas de Aula
Salas de aula equipadas com projetor multimídia, pontos de conexão de internet e rede wi-fi.
Câmpus 1 - Sala B-108 - Mapa

 


Painel