Facebook Twitter Imprimir

INFRAESTRUTURA

 

Biblioteca Universitária
Com mais de 400 mil volumes e 8 mil m² de espaço físico, a Biblioteca Universitária Prof. Martinho Cardoso da Veiga, situada no câmpus 1 e também em unidades setoriais nos câmpus 2 e 3, está entre os maiores acervos do estado de Santa Catarina. Pelo site é possível renovar empréstimos e pesquisar todo o acervo.
Câmpus 1 - Bloco H - Mapa

Laboratório de Acionamentos Elétricos
São realizadas atividades experimentais relacionadas às disciplinas dos cursos de graduação e pesquisas utilizando conversores estáticos para acionamento de máquinas elétricas visando, essencialmente, à variação de velocidade do eixo. Os conversores estáticos para acionamento de máquinas elétricas disponíveis são dos tipos CC-CC e CC-CA, contando ainda com acionamentos para motores de passo e servomotores.
Câmpus 2 - Sala F-100 - Mapa

Laboratório de Automação e Controle
Está estruturado para dar suporte nas disciplinas de Controle e Servomecanismos, Automação Industrial e Fundamentos de Controle. O laboratório conta com uma infraestrutura composta de várias bancadas de ensaios e testes, utilizadas nas atividades de ensino e pesquisa e Vários equipamentos e dispositivos específicos, podendo-se destacar: Controladores Lógicos Programáveis (CLP), Interface Homem Máquina (IHM), Módulos A/D, Módulo de Comunicação Ethernet e vários tipos de sensores e atuadores para automação indistrial.
Câmpus 2 - Sala F-003 - Mapa

Laboratório de Computação Científica - câmpus 2
O laboratório possui todos os computadores conectados em rede, com acesso à internet, acesso a servidor de arquivos, de licenças, de autenticação e controle de direitos dos usuários. Dispõe de aplicativos de engenharia, arquitetura e design mais usados no mercado. Todas as atividades acadêmicas recebem o suporte de profissionais e monitores que contribuem na complementação da formação do aluno no uso dos softwares específicos. Atende aos alunos dos cursos de Engenharia, Design, Arquitetura e Urbanismo no desenvolvimento de trabalhos e pesquisas através da internet e no uso de softwares específicos. Possui salas de treinamentos, impressões e plotagens, ambiente climatizado, projetor multimídia e acesso à rede wi-fi
Câmpus 2 - Sala G-100 - Mapa

Laboratório de Eficiência Energética
São realizadas atividades experimentais relacionadas às disciplinas dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Telecomunicações além de pesquisas desenvolvidas pelos alunos do mestrado nas áreas de conversores estáticos e eficiência energética. Dispõe de equipamentos voltados para o desenvolvimento de atividades de extensão na área de qualidade e eficiência energética.
Câmpus 2 - Sala F-104 - Mapa

Laboratório de Eletrônica de Potência
São realizadas experiências e pesquisas utilizando conversores estáticos de energia para converter uma forma de energia elétrica em outra apropriada a determinada carga. Estudam-se conversores aplicados em carregadores de bateria, retificadores, máquinas de soldagem, fontes chaveadas, inversores, fontes ininterruptas de energia (no-breaks), entre outros.
Câmpus 2 - Sala F-102A - Mapa

Laboratório de Energias Alternativas
São realizadas atividades experimentais e de pesquisa relacionadas à geração e aproveitamento de energias alternativas, tais como: energia fotovoltaica, célula combustível e eólica. Entre as linhas de pesquisas desenvolvidas destaca-se o estudo dos conversores estáticos de energia necessários a adaptar a energia gerada para utilização comercial.
Câmpus 2 - Sala D-508 - Mapa

Laboratório de Máquinas Elétricas
São realizadas atividades experimentais relacionadas às disciplinas de Máquinas Elétricas que abordam a conversão eletromecânica de energia, além de pesquisas relacionadas ao acionamento de máquinas elétricas. Sua infraestrutura dispõe de máquinas de corrente contínua, de indução e síncronas, além de bancadas de ensaio para caracterização de máquinas (torque, potência, etc).
Câmpus 2 - Sala F-001 - Mapa

Laboratório de Propagação e Antenas
O laboratório dispõe de equipamentos de geração e medição usados para concepção e análise de dispositivos de radio frequência. Também são realizadas pesquisas e experiências de caráter didático envolvendo transmissão e recepção de sinais eletromagnéticos propagados pelo ar e/ou guiados por linhas de transmissão.
Câmpus 2 - Sala F-200 - Mapa

Laboratório de Qualidade de Energia
Tem foco na realização de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias na solução de problemas de qualidade de energia. Conta com uma infraestrutura adequada para a realização de pesquisa aplicada, incluindo um sistema de energia de pequeno porte que possibilita a realização de experimentos relacionados à qualidade de energia. São parceiras no desenvolvimento de pesquisas nesta área empresas como Eletrosul e WEG Automação, entre outras.
Câmpus 2 - Sala F-004 - Mapa

Laboratório de Redes Convergentes
O laboratório dispõe de equipamentos de redes de computadores, simuladores nas áreas de redes, análise de redes elétricas e circuitos elétricos. Fornece atividades experimentais quanto à análise de dados em redes de computadores, simulações de transitórios em redes elétricas e circuitos elétricos.
Câmpus 2 - Sala F-102B - Mapa

Laboratório de Telecomunicações
Tem característica interdisciplinar, sendo utilizado na realização das atividades experimentais de diversas disciplinas dos cursos de graduação. Dispõem de osciloscópios digitais, geradores de função e fontes CC, que são equipamentos fundamentais no desenvolvimento de experimentos envolvendo energia elétrica.
Câmpus 2 - Sala F-106 - Mapa

Laboratórios de Física Experimental
Os laboratórios têm capacidade para 40 alunos sentados, conta com a assessoria de um acadêmico monitor e tem disponibilidade para atender às disciplinas de Física Experimental e Física Geral, Física Experimental.
Câmpus 1 - Sala I-603 e 605 - Mapa

Laboratórios de Informática
Os Laboratórios de Informática estão equipados com computadores conectados em rede, com acesso à internet, para utilização em atividades acadêmicas e/ou complementação de estudos e atende a todos os alunos FURB. Destaque para o laboratório Geral de Informática, localizado na Biblioteca Universitária, câmpus 1, que possui setor de impressão exclusivo.
Câmpus 1 - Bloco H - Mapa

Outros espaços - Ambiente Virtual
O Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA é uma plataforma na web para um ensino mais dinâmico que possibilita o acesso a conteúdos das disciplinas do semestre, planos de ensino, calendário de avaliações, participação no fórum e mantém contato com outros acadêmicos da disciplina.
Câmpus 1 - Sala A-203 - Mapa

Outros espaços - Auditórios
A FURB dispõe de ambientes para o desenvolvimento de atividades de ensino, cultura e arte dentro da Universidade. São cinco auditórios, salões para exposições e pátio aberto. Destaque para o Auditório do Bloco J que tem capacidade para 200 pessoas.
Câmpus 1 - Sala J-100 - Mapa

Outros espaços - Complexo Desportivo
Dispõe de ampla estrutura física: academia de ginástica e musculação, campo de futebol, quadra de vôlei de areia, pistas de atletismo e salto em distância, arremesso de peso, piscina olímpica, sala para atividades físicas, sala de capoeira e ginásios de esportes. O aluno FURB pode usufruir de toda essa estrutura até o final de seu curso.
Câmpus 1 - Sala V-104 - Mapa

Outros espaços - Salas de Aula
Salas de aula equipadas com projetor multimídia, pontos de conexão de internet e rede wi-fi.
Câmpus 1 - Sala B-108 - Mapa

 


Painel