Mipe - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura

Facebook Twitter Imprimir

NOTA MIPE

 
Prezada comunidade acadêmica
 
Em face das fortes chuvas que atingem nossa região e, considerando o Comunicado emitido pela Reitoria, a organização da MIPE informa que:
  1. As sessões de apresentações de posteres desta noite (04/10) e de amanhã de manhã (05/10), programadas para o espaço Coworking estão suspensas. As apresentações serão transferidas para o dia 05/10, durante o período vespertino e noturno. A PROPEX está reorganizando a ordem de apresentação e conta com a colaboração de todos. A nova ordem de apresentação está sendo publicada no site da MIPE.
  2. As comunicações orais do Seminário das Licenciaturas ocorrerão de forma remota no horário previsto na programação.
 
Comissão Organizadora da MIPE
 
 

 
 

APRESENTAÇÃO 

 
A Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura – PROPEX e da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante – PROEN realizará a 17ª Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura – MIPE, nos dias 03, 04 e 05 de outubro de 2023.
 
O Ensino, a Pesquisa, a Pós-Graduação, a Inovação, a Extensão e a Cultura são atividades consolidadas na FURB, no entanto, sempre buscamos sua expansão, seja por meio da qualificação docente em nível de doutorado e pós-doutorado, concessão de bolsas de iniciação científica, de extensão e de cultura ou do aporte de recursos financeiros para viabilizar a execução dos projetos.  Nesse sentido, a Universidade objetiva atender o princípio acadêmico da formação na sua integralidade, de forma que suas políticas educacionais promovam a indissociabilidade ensino/pesquisa/extensão. Acreditando serem estas atividades fatores importantes na construção do conhecimento, na formação individual com pensamento crítico e na independência intelectual, a FURB tem sistematizado organizações curriculares de ensino, cuja interface com a pesquisa e a extensão contribui para formação ética e o compromisso social de seus docentes e discentes.
 
A Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (MIPE) é um evento de grande importância para a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e para a comunidade acadêmica em geral. Através da MIPE, a FURB busca incentivar a integração entre ensino, pesquisa e extensão, e promover a divulgação e socialização das produções científicas, culturais e de extensão, bem como da pós-graduação da universidade.
 
Além disso, a MIPE busca estimular o desenvolvimento da cultura de pesquisa e extensão, e o uso de práticas pedagógicas inovadoras e diferenciadas no processo de ensino-aprendizagem. O evento também é uma oportunidade para avaliar programas institucionais de bolsas de iniciação científica e de extensão, além de fortalecer a relação da universidade com a educação básica. 
 
 
Objetivos
São objetivos da Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura - MIPE: 
  • Incentivar a integração entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Apresentar para a comunidade a produção dos seus grupos culturais;
  • Socializar a produção científica da pesquisa e da extensão, bem como da pós graduação da FURB;
  • Socializar experiências com impacto positivo para a formação do acadêmico;
  • Estimular o desenvolvimento da cultura de pesquisa e extensão;
  • Estimular o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e diferenciadas no processo ensino aprendizagem;
  • Avaliar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica;
  • Fortalecer a relação da Universidade com a educação básica. 
 
Resultados esperados
São esperados os seguintes resultados na MIPE:     
  • Apresentação de cerca de 500 trabalhos no evento;
  • Integração das atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e cultura;
  • Avaliação que demonstre o atual estágio das atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura da FURB;
  • Visibilidade dos trabalhos da FURB à comunidade acadêmica e à comunidade externa.