Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


23/10/2017 - Seminário PPGECIM: O simulador educacional como material potencialmente significativo: oscilações

Preletora: Andreia Teresinha Evaristo.
Orientador: Prof. Dr. Elcio Schuhmacher.
 
RESUMO
A Aprendizagem Significativa de Ausubel pode ser usada como estratégia motivadora para o aprendizado, contribuindo para que o aluno de Engenharia se aproprie dos conhecimentos básicos da Física. Por meio de uma pesquisa qualitativa aplicada, os dados para análise foram obtidos através da aplicação de uma sequência didática desenvolvida com base nos Momentos Pedagógicos de Angotti. Procurando verificar os elementos que proporcionam o desenvolvimento da estrutura cognitiva dos alunos de maneira significativa, optamos por desenvolver tal sequência didática com o objetivo principal de analisar o uso de um simulador educacional como material potencialmente significativo, e de que forma a manipulação e observação do simulador contribui na modificação do subsunçor do aluno. As etapas da sequência didática desenvolvida iniciam-se com o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, seguido da organização prévia, formalização e aplicação desses conhecimentos, finalizando com a avaliação do novo conhecimento adquirido. Para investigar o subsunçor do aluno, a estratégia utilizada foi a aplicação de um pré-teste por intermédio de um questionário; como forma de organizar os conhecimentos prévios, fez-se uso do simulador educacional; com o objetivo de formalizar o conhecimento adquirido, optou-se por uma aula expositiva dialogada; já para avaliar a aplicação dos novos conhecimentos, a estratégia utilizada foi uma atividade laboratorial. Ao final do processo, retornou-se à primeira questão do pré-teste, para analisar e avaliar o ganho conceitual na estrutura cognitiva do aluno. Com os dados coletados foi possível observar que o simulador educacional modifica a estrutura cognitiva do aluno, permitindo-lhe assim uma melhor aprendizagem por meio de um organizador comparativo de tal forma que contribuiu com a ancoragem do novo conhecimento no subsunçor, o que foi demonstrado pelos alunos na atividade laboratorial e no pós-teste.
 

Data: 23/10
Horário: 10h00
Local: Câmpus 1 - Sala S-203 - Mapa
Informações: ppgecim@furb.br
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Outros eventos

Abril Março Fevereiro Novembro Agosto Julho Maio Fevereiro Dezembro Setembro Agosto Março Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Maio Dezembro Outubro Setembro Junho Maio Fevereiro Dezembro Novembro Agosto Abril Março Fevereiro Novembro Outubro Setembro Julho Junho Maio Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Junho Maio Abril Fevereiro Novembro Outubro Setembro Junho Maio Abril Março Novembro Outubro Agosto Junho Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Junho Maio Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Dezembro


Painel