Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


12/08/2016 - Seminário PPGQ: Caracterização química do biodiesel obtido a partir do óleo de fritura e sua relação com a estabilidade à oxidação.

Mestranda: Valnice Motta
Orientador: prof. Dr. Edésio Luiz Simionatto
 

Resumo: A preocupação com o meio ambiente e a procura por fontes renováveis vem ganhando destaque nos últimos anos. A substituição parcial do diesel de petróleo pelo biodiesel de óleos vegetais e animais é uma alternativa energética. O biodiesel é um combustível de composição de ésteres alquílicos, produto da reação de transesterificação de um óleo com álcool, que atenda os padrões da qualidade da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP. Uma forma de tornar o biodiesel mais atrativo é  o uso de óleos residuais para produção de biodiesel, sendo uma alternativa ecológica à produção de biodiesel a partir de óleo vegetal. Porém, biodieseis de óleo de fritura apresentam menor estabilidade à oxidação, alterando suas características e prejudicando o seu desempenho como combustível. Sendo assim, este trabalho visa investigar componentes responsáveis pela baixa estabilidade oxidativa do biodiesel de óleo de fritura. Foram caracterizados os óleos de fritura e de soja, produzidos os biodieseis por transesterificação alcalina e caracterizados os biodieseis de acordo com os métodos estabelecidos pela ANP. Os valores obtidos foram relacionados com a composição e estabilidade oxidativa.

 

Palavras chave: Óleo de fritura, biodiesel, estabilidade à oxidação


Data: 12/08
Horário: 09h00
Local: Câmpus 1 - Sala S-21 - Mapa
Informações: PPGQ
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Outros eventos

Abril Março Fevereiro Dezembro Setembro Abril Dezembro Agosto Maio Abril Fevereiro Agosto Janeiro Outubro Setembro Abril Março Dezembro Novembro Outubro Setembro Agosto Julho Junho Maio Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Maio Abril Março Novembro Outubro Setembro Agosto Maio Abril Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Setembro Agosto Julho Maio Abril Março Fevereiro Dezembro Outubro Setembro Agosto Junho Maio Março Fevereiro Novembro Outubro Setembro Julho Junho Maio Abril Março Fevereiro


Painel