Fitub - Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau

Facebook Twitter Imprimir

NOTÍCIAS


08/03 - Conversas sobre Teatro - Lançamento Teatrando 2018

O 31º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau - Fitub, convida o público para a Conversa Sobre Teatro, com a mediação dos curadores desta edição, Profª. Hebe Alves (UFBA), Monica Siedler (Florianópolis) e Pépe Sedrez (Cia. Carona). O tema da conversa será: O ofício do teatro e o campo de trabalho. Aberta a toda comunidade, às 19h, na sala S-113 da Furb, com entrada gratuita.

O Fitub, criado em 1987, é um dos eventos com maior relevância no ensino, pesquisa e extensão do calendário do teatro estudantil brasileiro e sul-americano, criando bases para o diálogo a respeito da formação no universo teatral com o intercâmbio entre professores e artistas das instituições de ensino, bem como, a comunidade que o prestigia. Neste ano, o Fitub ocorre de 12 a 19 de julho.

Simultaneamente, acontecerá o lançamento da programação 2018 doTeatrando, rede de agentes culturais de Blumenau que objetiva criar conexões entre os eventos teatrais da cidade, fomentando a formação de plateia para o teatro. 

O Teatrando vai oferecer uma programação ao longo do ano, com apresentações de espetáculos, realização de jogos teatrais e mostra amadora de teatro estudantil, atividades de formação de professores e oficinas em escolas. 

Acompanhe a programação em: https://www.facebook.com/movimentoteatrando/ 

Fazem parte do grupo de agentes culturais representantes da Fundação Cultural de Blumenau; Divisão de Cultura e do Departamento de Artes da Furb; Fitub - Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau e Fenatib - Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau; Inarti - Instituto Artes Integradas de Blumenau; SESC - Serviço Social do Comércio; Temporada Blumenauense de Teatro; Colmeia - Coletivo de Artes; Carona Escola de Teatro.

HEBE ALVES
Professora Adjunta da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Docente Per-manente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA. Chefe do Departamento de Fundamentos da Escola de Teatro da UFBA (2015-2016). Mestre (2001) e Doutora em Artes Cêni-cas pela Universidade Federal da Bahia (2008), com Doutorado-Sanduíche na Universidade de Nanterre - França. Bacharel em Direção Teatral. 
Foi Curadora do Edital da CAIXA Cultural (2007); Comissão Julgadora do XVI Prêmio Braskem de Teatro/BA (2009); Fez a Curadoria do Projeto Rumos Itaú Cultural do Instituto Itaú Cultural (2010). Comissão de Seleção do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau-(2013 e 2017). Fez análi-se de espetáculos da mostra principal da Primeira edição do CéU - Cena Universitária Nacional de Brasília (2017) e da 30 Edição do FITUB (2017). 
Com o espetáculo Dorotéia, recebeu o Special Prize for Innovation and creativity, no VIII International Student Theatre Festival em Minsk, Bielorússia, Belaurus (2011). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação e Direção Teatrais. 

MONICA SIEDLER
Atriz, performer, com graduação e mestrado em teatro pela UDESC. Atualmente dedica-se à performance em dança O Pior de Mim, prêmio Elisabete Anderle de estímulo à cultura 2014 e projeto SESC EmCenaCatarina 2017. 
Faz parte da curadoria e organização do Vértice Brasil: encontro e festival ligado ao The Magdalena Project - rede internacional de mulheres artistas, realizando até o momento 4 edições (2008, 2010, 2012, 2014). 
Fez parte do Coletivo Rubroobsceno – SP (2012/2015). Participou da ARCO Projetos em Arte, em parceria com o artista visual Roberto Freitas (2008/2014), apresentando-se tanto em festivais de dança,teatro, performance, cinema e artes plásticas, por diferentes estados do Brasil (SC, SP, PR, PB, PE) e exterior (Argentina, México e Dinamarca). Integrou a Andras Cia de Dança Teatro, desde sua fundação em 2004, até 2007, dirigida pelo coreógrafo Milton de Andrade. 

PÉPE SEDREZ
Diretor e Presidente da Cia. Carona de Teatro (Carona Teatro e Produções Artísticas Ltda) desde sua criação em 1995, onde dirigiu: “Lendo e Aprendendo”, “Romeu e Julieta”, “O Homem Ajuda o Homem”, “Os Camaradas”, “A Parte Doente”, “Renato, o Menino que era Rato”, “Passa-rópolis” e mais recentemente a contação de história “Como Nasceu a Alegria” (para crianças); Ator no espetáculo “Das Águas”; Diretor e Professor da Carona Escola de Teatro, desde sua criação em 2004;
Curador e/ou Jurado do FITUB – Festival Internacional de Teatro Universitário de Blume-nau em suas últimas 5 edições (2012 à 2017); Curador e Debatedor do FENATIB - Festival Nacio-nal de Teatro Infantil de Blumenau em mais de 8 edições, incluindo as últimas 5 edições (2012 à 2017);
Diretor de espetáculos em outros grupos, como: Grupo K (Blumenau), Cia. Acontecendo por Aí (Itajaí-SC), Porto Cênico Produções Artísticas (Itajaí–SC), Vermelho Núcleo Cênico (Caicó–RN), VísCera Teatro (Blumenau), Grupo Cirquinho do Revirado (Criciúma-SC). Diretor Geral do “Musical Orfeu 21”, do Teatro Carlos Gomes, Blu-menau, 2012.


Campus 1 da Furb, bloco S, sala S 113

Press-release: 08/03/2018 15h50 | Publicação: 08/03/2018 - 15h50 - FITUB | Divisão de Cultura | PROPEX | festivalteatro@furb.br | 47 - 3321 0399