Fitub - Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau

Facebook Twitter Imprimir

NOTÍCIAS


04/12/2018 - Fitub: Marca permanente e edital da 32ª edição são lançados

Quem entrar no site do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau a partir de hoje poderá conferir duas novidades. A Divisão de Cultura da Universidade de Blumenau – Furb acaba de lançar o edital da 32ª edição daquele que é um dos principais festivais de teatro da América Latina, a ser realizado entre os dias 4 e 11 de julho de 2019. Outra novidade é a marca permanente do festival, que foi desenvolvida nos últimos meses e já está presente nos materiais gráficos do site e redes sociais do evento. Também já fará parte da identidade visual do 32º Fitub.
 
Edital da 32ª edição
 
Grupos de teatro vinculados a instituições de ensino de nível superior, grupos de teatro vinculados a escolas técnicas de nível médio devidamente credenciadas pelo órgão nacional de educação competente e escolas livres de teatro podem se inscrever para a seleção de espetáculos para o festival até o dia 7 de março de 2019.
 
Os espetáculos inscritos podem ser inéditos, publicados ou já apresentados em outros festivais, com qualquer tema. O edital está disponível em furb.br/fitub.
 
Uma identidade nos 365 dias do ano
 
O Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau nasceu em 1987 e desde lá se consagrou sendo um evento sempre esperado pela classe artística universitária. Mesmo realizado em apenas oito dias, durante o mês de julho de cada ano, as edições são pensadas, planejadas e organizadas durante vários meses. Quando as cortinas do último espetáculo de uma edição se fecham, já há muito da edição seguinte acontecendo. Desta forma foi percebida a necessidade da criação de uma marca permanente, que esteja sempre presente nos materiais e eventos voltados ao Fitub durante o ano e seja o ponto de partida para a criação da identidade visual dos materiais gráficos de cada edição.
 
Desenhada por Sofia Lelis, designer bolsista da Divisão de Cultura da Furb, a marca apresenta força e leveza. “Foram estas as características onipresentes na opinião de todos os envolvidos no processo de criação durante as reuniões que fizemos. Foi unânime serem estas as características emblemáticas em um festival que reverbera nestes 32 anos” destaca Fábio Hostert, coordenador do festival, que desejava dar este passo desde que assumiu o cargo em 2017.
 
Mais de três décadas
 
O Fitub é um evento realizado pela Universidade de Blumenau e está entre os mais importantes projetos de ensino, pesquisa e extensão da instituição. Já trouxe para Blumenau centenas de grupos teatrais de todo o Brasil e países da América Latina, estimulando o desenvolvimento artístico e cultural do Estado de Santa Catarina.
 
Texto: Iuri Kindler - Assessoria de Imprensa
Publicação: 04/12/2018 - 17h15 - FITUB | Divisão de Cultura | PROPEX | festivalteatro@furb.br | 47 - 3321 0399