Facebook Twitter Imprimir

INFRAESTRUTURA

 

Biblioteca Universitária
Com mais de 400 mil volumes e 8 mil m² de espaço físico, a Biblioteca Universitária Prof. Martinho Cardoso da Veiga, situada no câmpus 1 e também em unidades setoriais nos câmpus 2 e 3, está entre os maiores acervos do estado de Santa Catarina. Pelo site é possível renovar empréstimos e pesquisar todo o acervo.
Câmpus 1 - Bloco H - Mapa

Laboratório de Alimentos
Laboratório equipado com aparelhos e instrumental para realização de aulas práticas de bromatologia e análise de alimentos.
Câmpus 1 - Sala T-306 - Mapa

Laboratório de Computação Científica - câmpus 2
O laboratório possui todos os computadores conectados em rede, com acesso à internet, acesso a servidor de arquivos, de licenças, de autenticação e controle de direitos dos usuários. Dispõe de aplicativos de engenharia, arquitetura e design mais usados no mercado. Todas as atividades acadêmicas recebem o suporte de profissionais e monitores que contribuem na complementação da formação do aluno no uso dos softwares específicos. Atende aos alunos dos cursos de Engenharia, Design, Arquitetura e Urbanismo no desenvolvimento de trabalhos e pesquisas através da internet e no uso de softwares específicos. Possui salas de treinamentos, impressões e plotagens, ambiente climatizado, projetor multimídia e acesso à rede wi-fi
Câmpus 2 - Sala G-100 - Mapa

Laboratório de Controle de Processos
Trabalha em conjunto com a Modelagem Matemática aplicada à Engenharia Química que é a ciência voltada à transcrição de fenômenos físicos ou químicos da realidade física para a realidade virtual na forma de equações e modelos matemáticos que permitem prever de que maneira as variáveis a ele associadas se comportam conjuntamente. Pontos de partida para a avaliação do desempenho de processos industriais, com o apoio da simulação de processos, referente à solução de modelos matemáticos mediante intervenção computacional. Atuam como apoio para a abordagem do controle de processos, destinado à manutenção das variáveis determinantes do bom funcionamento do processo.
Câmpus 2 - Sala I-205 - Mapa

Laboratório de Engenharia Bioquímica
Conta com uma infraestrutura para atender ao ensino de graduação e à realização de pesquisas em nível de mestrado e doutorado, na área de biotecnologia.
Câmpus 2 - Sala I-301 - Mapa

Laboratório de Ensaios de Microbiologia
É um laboratório especializado em análises microbiológicas de alimentos, capaz de atendimento às análises exigidas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - MAPA e Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Conta com infraestrutura de fluxo laminar, autoclaves, estufas bacteriológicas, analisador de colônias, microscópio, lupa esteroscópica, agitador stomaker, analisador UV.
Câmpus 2 - Sala I-502 - Mapa

Laboratório de Fenômenos de Transporte
No laboratório acontecem experimentos nos quais se relaciona a teoria, aprendida em sala de aula, com a realidade física. Tais experimentos são relacionados às matérias de Fenômenos de Transporte e englobam trocadores de calor, acessórios de encanamentos, medidores de vazão e determinação dos coeficientes para os três tipos de transferência de propriedades conserváveis (quantidade de movimento, energia térmica e massa).
Câmpus 2 - Sala I-105 - Mapa

Laboratório de Físico-Química
Laboratório equipado com aparelhos e instrumental para realização de experimentos de físico-química.
Câmpus 1 - Sala T-322 - Mapa

Laboratório de Fluidodinâmica Computacional
Dedica-se especificamente ao desenvolvimento e aplicação das técnicas de CFD - “Computational Fluid Dynamics” para predição numérica dos campos de velocidade, pressão, concentração e de temperatura, como função do tempo e do espaço tridimensional, que ocorrem no interior de equipamentos de processos como reatores, colunas de destilação, colunas de bolhas, entre outros. Desenvolve pesquisas nas áreas de energia, petróleo, gás e biocombustíveis.
Câmpus 2 - Sala I-204 - Mapa

Laboratório de Operações Unitárias e Reatores
No laboratório são lecionadas as disciplinas de Laboratório de Engenharia Química onde conhecimentos teóricos no domínio das operações unitárias, das reações químicas, de projetos químicos ou de processos são colocados em prática, com a operação de equipamentos encontrados na indústria, como por exemplo, bomba, trocador de calor, peneiras, coluna de destilação, secadores, ciclone, estação de tratamento de água, coluna de adsorção, filtro prensa, etc.
Câmpus 2 - Sala I-104 - Mapa

Laboratório de Processamento de Alimento
É destinado Especialmente à pesquisa, sendo utilizado tanto por alunos de mestrado em Engenharia Química e Engenharia Ambiental, quanto alunos de graduação em Engenharia Química e Nutrição. O foco das pesquisas é o desenvolvimento de novos produtos alimentícios, buscando utilizar matérias-primas regionais e resíduos agroindustriais, visando sempre à questão nutricional, além do sabor. O laboratório oferece infraestrutura para o processamento dos alimentos e também para a realização de análises físico-químicas, químicas e microbiológicas dos produtos.
Câmpus 2 - Sala I-300 - Mapa

Laboratório de Processos de Transferência
Desenvolve pesquisas em processos de obtenção e purificação de pigmentos naturais, pesquisas voltadas a processos de separação por membranas, estudos de adsorção de metais utilizando adsorventes alternativos e pesquisas na área de tratamento de água de chuva e curvas de secagem de alimentos.
Câmpus 2 - Sala I-201 - Mapa

Laboratório de Química Analítica
Laboratório equipado para aulas práticas de Química Analítica Qualitativa e Quantitativa.
Câmpus 1 - Sala T-315 - Mapa

Laboratório de Química Geral 1
Laboratório multipropósito aparelhado para realização de aulas práticas das disciplinas básicas de química: Química Geral, Química Experimental, Química Fundamental, etc.
Câmpus 1 - Sala T-301 - Mapa

Laboratório de Química Geral 2
Laboratório multipropósito aparelhado para realização de aulas práticas das disciplinas básicas de química: Química Geral, Química Experimental, Química Fundamental, etc.
Câmpus 1 - Sala T-305 - Mapa

Laboratório de Química Inorgânica
Laboratório multipropósito aparelhado para realização de aulas práticas das disciplinas básicas de química: Química Geral, Química Inorgânica, Química Experimental, Química Fundamental, etc.
Câmpus 1 - Sala T-304 - Mapa

Laboratório de Química Orgânica
Laboratório equipado para realização de aulas práticas de análises orgânicas e sínteses de produtos orgânicos.
Câmpus 1 - Sala T-319 - Mapa

Laboratório de Termodinâmica
Concebido e estruturado para execução de experimentos que visam ao estudo da termodinâmica, principalmente aqueles relacionados com os princípios de conservação de energia e de equilíbrio de fases. Os experimentos são realizados essencialmente por alunos do curso de Engenharia Química na disciplina de Laboratório de Engenharia Química - que possibilita explorar a relação entre a teoria e prática, que favorecem o ensino da termodinâmica.
Câmpus 2 - Sala I-404 - Mapa

Laboratório de Verificação e Validação
Acompanha as atividades do Laboratório de Fluidodinâmica Computacional fornecendo base empírica para validação dos modelos numéricos para os escoamentos com transferência simultânea de calor e massa, constituição de modelos para previsão de turbulência multifásica e dos fenômenos de interface entre fases. Desenvolve experimentos em escala reduzida para medições de propriedades macroscópicas como pressão, temperatura, concentração e velocidades médias nas regiões do domínio físico (superfícies e volumes de controle) com variação temporal; e propriedades microscópicas como campos de pressão, temperatura, concentração e velocidades, instantâneas e locais, no domínio do espaço-tempo interno ao domínio físico de interesse.
Câmpus 2 - Sala I-206 - Mapa

Laboratórios de Informática
Os Laboratórios de Informática estão equipados com computadores conectados em rede, com acesso à internet, para utilização em atividades acadêmicas e/ou complementação de estudos e atende a todos os alunos FURB. Destaque para o laboratório Geral de Informática, localizado na Biblioteca Universitária, câmpus 1, que possui setor de impressão exclusivo.
Câmpus 1 - Bloco H - Mapa

Outros espaços - Ambiente Virtual
O Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA é uma plataforma na web para um ensino mais dinâmico que possibilita o acesso a conteúdos das disciplinas do semestre, planos de ensino, calendário de avaliações, participação no fórum e mantém contato com outros acadêmicos da disciplina.
Câmpus 1 - Sala A-203 - Mapa

Outros espaços - Auditórios
A FURB dispõe de ambientes para o desenvolvimento de atividades de ensino, cultura e arte dentro da Universidade. São cinco auditórios, salões para exposições e pátio aberto. Destaque para o Auditório do Bloco J que tem capacidade para 200 pessoas.
Câmpus 1 - Sala J-100 - Mapa

Outros espaços - Complexo Desportivo
Dispõe de ampla estrutura física: academia de ginástica e musculação, campo de futebol, quadra de vôlei de areia, pistas de atletismo e salto em distância, arremesso de peso, piscina olímpica, sala para atividades físicas, sala de capoeira e ginásios de esportes. O aluno FURB pode usufruir de toda essa estrutura até o final de seu curso.
Câmpus 1 - Sala V-104 - Mapa

Outros espaços - Salas de Aula
Salas de aula equipadas com projetor multimídia, pontos de conexão de internet e rede wi-fi.
Câmpus 1 - Sala B-108 - Mapa

  


Painel