Grupos de pesquisa em História

Facebook Twitter Imprimir

PUBLICAÇÕES

 
História e apropriação da natureza na zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra do Itajaí (PNSI): o caso da comunidade de Salto de Águas Negras em Botuverá – SC. De: Gilberto Friedenreich dos Santos, Ana Claudia Moser, Martin Stabel Garrote, Vanessa Dambrowski.
 
Quilombo do Morro do Boi (Balneário Camboriú – SC): relação histórica entre a comunidade e o meio ambiente. De: Vanessa Pacheco Silva, Martin Stabel Garrote, Vanessa dambrowski, Gilberto Friedenreich dos Santos, José Roberto Severino.
 
História da ocupação humana e do uso da natureza na microbacia hidrográfica do Rio Sagrado (Morretes, Paraná). De: Gilberto Friedenreich dos Santos, Lizandro Nunes Fernandes, Cristiane Mansur de Moraes e Sousa, Martin Stabel Garrote. 
 
História e natureza nos Campos do Quiriri – SC. De: Martin Stabel Garrote, Vanessa Dambrowski, Gilberto Friedenreich dos Santos.
 
A relação entre a comunidade da Nova Rússia e a Floresta Atlântica durante o século XX em Blumenau – SC. De: Martin Stabel Garrote, Vanessa Dambrowski, Gilberto Friedenreich dos Santos.
 
A memória ambiental em pesquisas de história: experiências no entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí. De: Martin Stabel Garrote, Vanessa Dambrowski. 
 
Memória, mineração e meio ambiente: História Ambiental das Minas de Prata no Sul de Blumenau – SC. De: Marcela Adriana Grandi.

 

A contribuição da História Ambiental na formulação de políticas públicas para a promoção do desenvolvimento sustentável. De: Martin Stabel Garrote.