SELEÇÃO FURB

 

» furb.br/selecao

Venha estudar na FURB!

 

Ingresse na FURB pelas notas de seu histórico escolar ou seu boletim de desempenho do ENEM.
 
Inscrições: 26/10 a 03/12/2021 (para ingressar em 2022/1)

» Saiba mais

  
 

Outras formas de ingresso

 

Existem outras formas de ingressar na FURB.

» Saiba mais

 


VENHA PARA A FURB

Veja por que a FURB

é a escolha certa para você

 

Escolher a profissão da sua vida é uma tarefa muito importante. Agora, ficar na dúvida sobre em que universidade você vai cursar já é demais. Na hora de preparar-se para o futuro, venha para uma instituição tradicional, com uma estrutura incrível e pronta para mudar sua vida para sempre.

 

 

Interessou e quer saber mais detalhes? Veja:

 

» Ensino

» Pesquisa

» Extensão

» Cultura

» Esporte

» Pesquisa e inovação

» Intercâmbio de estudos

» Biblioteca Universitária

» Rádio, TV e Editora

» Sala de aula virtual

» Infraestrutura

» Mais de 180 laboratórios específicos

» Formação institucional

» Meio ambiente

» Apoio ao estudnate

» Portal Acadêmico

» Programa Alumni FURB

 

 

 

 

 

 

 

 

Ensino

 

Graduação
Oferece mais de 40 cursos de graduação e já formou aproximadamente 40 mil profissionais na graduação fazendo a diferença no Brasil e exterior. 70% dos professores são mestres e doutores.

» Conhecer
 
Pós-graduação
Possui 10 programas de mestrado recomendados pela Capes, 3 de doutorado e cursos de especialização.

» Conhecer: doutorado, mestrado, especialização
              
Ensino médio
A FURB reforça sua postura inovadora e de vanguarda com a Etevi - Escola Técnica Vale do Itajaí, que integra o estudante do ensino médio ao ambiente da Universidade.

» Conhecer

 

Cursos de curta duração 

Mantém Escola de Educação Continuada - Edecon com opções de cursos de educação superior de curta duração para quem procura formação complementar.

» Conhecer

 
Idiomas

O FURB Idiomas é uma escola de idiomas dentro da Universidade e oferece cursos de língua estrangeira e português para estrangeiro. Aluno FURB tem desconto especial. 

» Conhecer

 

 

Pesquisa

 

A FURB tem reconhecimento nacional nas áreas de produção de biodiesel e pesquisas ambientais. Possui mais de 100 grupos de trabalho certificados e mantidos pelo CNPq. Tem apoio à iniciação científica por meio de programas que disponibilizam bolsas e orientação para o desenvolvimento de projetos.

 

 

Extensão

 

A FURB conta com mais de 80 projetos de inserção comunitária, propiciando a prática da cidadania aos seus alunos e promovendo o desenvolvimento social, econômico e ambiental da região. Oferece gratuitamente serviços de apoio nas áreas da fisioterapia, odontologia, psicologia, jurídica, análises clínicas, ambulatorial, veterninária e farmácia exercendo seu compromisso de atender à comunidade.

 

 

Cultura

 
A FURB acredita que o contínuo investimento em programas e projetos artístico-culturais constitui-se em uma grande oportunidade de desenvolvimento e de integração social e agrega o fomento à cultura. Atualmente são mantidos grupos artístico-culturais, compostos por alunos de diferentes cursos, profissionais e interessados em suas respectivas áreas. 

 

 

Esporte

 
Dispõe de infraestrutura e oportunidades para seus estudantes realizarem a prática desportiva, garantindo a qualidade de vida e promovendo a integração social. O complexo desportivo é composto por academia de ginástica e musculação, dois ginásios, piscina semiolímpica, campo de futebol suíço com pista de atletismo e quadra de vôlei de areia. 

 

 

Pesquisa e inovação

 
Instituto FURB presta serviços altamente especializados à comunidade empresarial e concretiza o elo da pesquisa científica com as necessidades do mercado social, empresarial e industrial. A FURB é responsável pela fiscalização da qualidade do combustível consumido em Santa Catarina, mantém o Centro de Operações do Sistema de Alerta - CEOPS que monitora os níveis do Rio Itajaí-Açu e elabora estudos sobre o comportamento das cheias. 

 

 

Intercâmbio de estudos

 
Alunos matriculados em cursos de graduação podem participar do Programa de Intercâmbio, cursando disciplinas em instituições estrangeiras de ensino superior por até um ano. São instituições na Europa, América, Ásia e África.

 

 

Biblioteca Universitária

 
Possui uma megabiblioteca que é referência nacional, com mais de 500 mil volumes, acesso on-line a periódicos e uma imensa variedade de serviços na biblioteca virtual. O aluno FURB pode sugerir novas aquisições colaborando com sua atualização.

 

 

Rádio, TV e Editora

 
Além de toda infraestrutura de ensino, pesquisa e extensão, a FURB conta com a Editora Edifurb, canal universitário a cabo - FURB TV, e uma rádio - a FURB FM.

 

 

Sala de aula virtual

 
O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e o Microsoft Teams são as ferramentas de estudos, utilizadas pela FURB, que favorecem a mediação do processo de ensino e aprendizagem online, entre professores e alunos além da sala de aula.

 

 

Infraestrutura

 
Destacam-se salas de aula climatizadas e com acesso wireless. A estrutura da FURB visa à qualidade de vida, ao conforto dos usuários, à sustentabilidade ambiental e à eficiência do uso de suas instalações.

 

 

Mais de 180 laboratórios específicos

 
Laboratórios que auxiliam no desenvolvimento do ensino e da pesquisa. Os cursos de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo e Design, contam com o Laboratório de Computação Científica, que dispõe de softwares específicos das áreas. O curso de Moda mantém o Laboratório de Tecnologia em Costura, que é o melhor do país. Já o curso de Comunicação Social conta com Laboratório de Criação, de Áudio e Vídeo. A Odontologia e Fisioterapia possuem várias clínicas. O Direito, um Fórum Universitário. Tudo isso à disposição dos alunos.

 

 

Formação institucional

 
A FURB oferece aos seus professores e técnicos-administrativos um programa de incentivo profissional que objetiva a contínua melhoria da qualificação em seu quadro funcional. 

 

 

Meio ambiente

 
Atua com responsabilidade ambiental, fazendo a prevenção, realizando o controle e o monitoramento e assumindo responsabilidade pelos impactos e consequências de todas as suas atividades. A participação da FURB na conservação do meio ambiente é reconhecida por toda a comunidade.

 

 

Apoio ao estudante

 
A FURB disponibiliza um conjunto de serviços específicos que contribuem para a integração social, acadêmica e profissional dos estudantes. 

 

 

Portal Acadêmico

 
O Portal Acadêmico é um canal direto entre a Universidade e o aluno, onde estão reunidas todas as informações da vida acadêmica, acontecimentos e prazos. Integram o Portal as seções: calouro, veterano, formando, apoio ao estudante, guia acadêmico e diversos serviços.

 

 

Programa Alumni FURB

 
Mesmo depois de concluído seu curso de graduação, a FURB continua ao seu lado. Associado ao Programa Alumni FURB você tem descontos especiais em cursos FURB e acesso a todo acervo de nossa Biblioteca Universitária.

 


PROGRAMAS DE APOIO

Bolsas e financiamentos para alunos que têm dificuldade em se manter na Universidade
 
A FURB disponibiliza um conjunto de serviços específicos que contribuem para a integração social, acadêmica e profissional dos estudantes.

 
O acesso aos programas se dá por publicação de edital específico e/ou pelo Cadastro Socioeconômico. 
 

Bolsa de estudo 40% nas Licenciaturas e Formação Social

 
Este programa incentiva a demanda pelos cursos de formação de professores e de demanda social e concede bolsa de estudo de 40% do valor das mensalidades para os cursos:
 
  • Artes Visuais
  • Ciências Biológicas (Licenciatura)
  • Ciências da Religião
  • Ciências Sociais
  • Dança
  • Educação Física (Licenciatura)
  • Geografia
  • História
 
  • Letras
  • Letras - Língua Alemã
  • Matemática
  • Música
  • Pedagogia
  • Química (Licenciatura)
  • Serviço Social
  • Teatro
 
O benefício é concedido automaticamente a partir da matrícula até a conclusão do curso.
 

Bolsas e complementação curricular

 

 

Financiamentos 

 

 

Descontos e bonificação

 

 

Apoio socioassistencial

 

  • Acolhimento psicossocial.
  • Atendimento educacional especializado a estudantes com deficiência, altas habilidades/superdotação.
  • Encaminhamento ao Núcleo de Estudos Linguísticos e às Práticas Integrativas e Complementares da Saúde (auriculoterapia, reiki e floral).
  • Ações coletivas por meio da realização de oficinas que visam abordar às demandas apresentadas pelos estudantes (conversa sobre hábitos de estudo, gestão do tempo, como mandar bem na universidade...).
  • O evento #Chegaí FURB é um espaço coletivo de diálogo sobre temas do cotidiano acadêmico e questões que impactam diretamente no contexto universitário.
  • Interlocução e/ou encaminhamento à rede de saúde e socioassistencial.
  • Articulação com coordenadores de curso, professores e setores institucionais no desenvolvimento de ações a fim de promover a inclusão, permanência e sucesso acadêmico.

 


ONDE TEM FURB


Blumenau - SC

 
A FURB - Universidade de Blumenau está localizada em Blumenau, Santa Catarina, distante 120km da capital Florianópolis 
 
Inovadora em seus métodos, oferece um ensino de qualidade, pesquisa de excelência e centenas de projetos de inserção social, consolidando assim sua posição de destaque no ensino superior brasileiro.
 

Localização dos câmpus

 

FURB - câmpus 1 - Central - Mapa FURB
Rua Antônio da Veiga, 140 - bairro Itoupava Seca - Street view
 
FURB - câmpus 2 - Mapa FURB
Rua São Paulo, 3250 - bairro Itoupava Seca - Street view
 
FURB - câmpus 3 - Mapa FURB
Rua São Paulo, 2171 - bairro Itoupava Seca - Street view
 
FURB - câmpus 5 - Mapa FURB
Rua Samuel Morse, 768 - bairro Fortaleza Alta - Street view

 


A FURB através de fotos



 


FALE COM A FURB

Bateu aquela dúvida e quer saber mais

detalhes sobre o ingresso na FURB?

 

Entre em contato conosco preenchendo o formulário da Oubdoria ou ligue para 47 3321-0300