Facebook Twitter Imprimir

DISCIPLINAS

 

 Grade curricular

 Grade curricular 2023

 

Disciplinas obrigatórias

 
Teorias do desenvolvimento regional - 30h/a
Diagnóstico da situação atual; teorias do desenvolvimento econômico; teorias do desenvolvimento regional; o debate do desenvolvimento regional na América Latina; o debate do desenvolvimento regional no Brasil.
 
Organização do espaço - 30h/a
As relações natureza-sociedade; conceito de espaço; a organização do espaço; espaço, território e região; espaço e desenvolvimento.
 
Meio ambiente, sociedade e desenvolvimento - 30h/a
Emergência e trajetória da questão ambiental; a dinâmica demográfica e a pressão sobre os recursos; impactos sócio-ambientais do desenvolvimento no espaço rural e urbano; sustentabilidade e limites do capitalismo; construção da agenda política e científica para a questão ambiental em escala global e local.
 
Dinâmicas socioeconômicas no território - 30h/a
Processos de desenvolvimento; transformações produtivas e trabalho; ciência e tecnologia; economia regional e urbana; economia solidária e autogestão; ecossocioeconomia; planejamento urbano.
 
Estado, sociedade e desenvolvimento no território - 30h/a
Natureza e política; sociedade civil e território; diversidade histórico-cultural e patrimônio; planejamento regional; políticas públicas; turismo e território; globalização e território.
 
Pesquisa aplicada ao desenvolvimento regional - 30h/a
Diferentes formas de conhecimento; ciência, pesquisa e método; tema, problema e modelo de análise; abordagem, procedimentos e técnicas de coleta de dados; projeto de pesquisa; relatório de pesquisa; pesquisa aplicada ao desenvolvimento regional.
 
Seminários de dissertação - 30h/a -  obrigatória - oferecida no terceiro ou quarto trimestre.
A escolha do tema; a definição do problema; o estabelecimento das hipóteses; a formulação dos objetivos; a seleção de métodos e técnicas; a revisão da literatura; a elaboração do projeto; a execução da pesquisa; a redação do relatório.
 

Disciplinas optativas - linha de pesquisa - Dinâmicas socioeconômicas no território

 
Ciência, tecnologia e território - 30h/a
A centralidade do conhecimento no atual estágio de desenvolvimento do capitalismo; principais perspectivas teórico-metodológicas em CTT; produção e transferência de conhecimento; inovação e desenvolvimento; políticas de CT&I; sociedade do conhecimento e desenvolvimento desigual.
 
Economia regional e urbana - 30h/a
Introdução; a divisão sócio-espacial do trabalho; a economia urbana; a economia regional; a dinâmica sócio-espacial no capitalismo periférico: o caso brasileiro; mundialização do capital, reestruturação produtiva e seus impactos sobre o território: evidências empíricas, enfoques teóricos e perspectivas políticas.
 
Economia solidária, autogestão e desenvolvimento - 30h/a
Crise do capitalismo e emergência da economia solidária; cooperação e desenvolvimento; complexos cooperativos; redes de colaboração solidária; experiências históricas e contemporâneas; economia solidária, cooperação e autogestão; democracia econômica e desenvolvimento solidário.
 
Ecossocioeconomia e território - 30h/a
Sistemas sociais e ecológicos; interações entre grupos humanos, atividades produtivas e o meio físico; crítica à economia convencional; a noção de ecossocioeconomia; gestão inter-organizacional (redes), gestão extra-organizacional e território; gestão versusconhecimento tradicional.
 
Planejamento urbano - 30h/a
Introdução ao planejamento urbano; unidades de planejamento (p. ex. bacias hidrográficas); escala e territórios; instrumentos de planejamento urbano; metodologias e técnicas de planejamento urbano; teorias de planejamento urbano.
 
Processos de desenvolvimento - 30h/a
O desenvolvimento como discurso político-normativo; teorias sociológicas clássicas sobre a mudança social; teorias da agencia em desenvolvimento; subjetividade, ação e territorialidade.
 
Transformações produtivas, trabalho e desenvolvimento - 30h/a
A produção em geral; o sistema de produção de mercadorias; a mais-valia, a geração de excedentes e sua apropriação; acumulação e crise; trabalho, transformações produtivas e desenvolvimento regional; alocação regional do trabalho, sindicalismo e desenvolvimento territorial; o desenvolvimento recente do capitalismo no Brasil.
 
Tópicos de desenvolvimento regional em dinâmicas socioeconômicas no território - 30h/a
Ementa: livre
 

Disciplinas optativas - linha de pesquisa - Estado, sociedade e desenvolvimento no território

 
Diversidade histórico-cultural e patrimônio - 30h/a
O conceito antropológico de cultura; a diversidade cultural humana; teorias da cultura; o método etnográfico; cultura e Identidade; cultura e território; cultura, patrimônio e desenvolvimento.
 
Natureza e política - 30h/a
Bases e interfaces entre a sociologia ambiental, a ecologia política e a ética ambiental; a construção social da natureza e dos problemas ambientais; ecologia política e movimentos sociais; valores ambientais e a consideração moral da natureza.
 
Globalização e território - 30h/a
Introdução à questão da “escala”; internacionalização, globalização, mundialização; o lugar dos Estados nacionais no espaço mundializado; as “escalas” dos fluxos globais; mundialização e desenvolvimento regional; globalização/mundialização em perspectiva histórica; aspectos econômicos, sociais, políticos, culturais e ambientais da mundialização; críticas à globalização.
 
Planejamento e desenvolvimento regional - 30h/a
Introdução geral ao planejamento; origem e evolução das “experiências” de planejamento; principais vertentes teóricas sobre a problemática do planejamento; planejamento, desenvolvimento e território.
 
Políticas públicas e desenvolvimento regional - 30h/a
Noção de políticas públicas; as relações Estado/sociedade; Estado, sociedade e desenvolvimento; a formulação e implementação de políticas públicas; abordagens teórico-metodológicas da investigação de políticas públicas; políticas públicas e desenvolvimento regional.
 
Sociedade civil e território - 30h/a
Noção de sociedade civil; tipologia de sociedade civil; principais enfoques sobre sociedade civil; sociedade civil e participação; a sociedade civil e a questão do território; cidadania e desenvolvimento.
 
Turismo e território - 30h/a
Conceito de Turismo; diferentes perspectivas analíticas do fenômeno turístico; natureza, sociedade e turismo; turismo e território; centros emissores e núcleos receptores; turismo e desenvolvimento.
 
Tópicos de desenvolvimento regional em estado, sociedade e desenvolvimento no território - 30h/a
Ementa: livre

 


Painel