Facebook Twitter Imprimir

DISCIPLINAS

 

Núcleo básico

 
Pesquisa em Educação – 30h/a – 2 créditos
A ciência e a constituição da área de pesquisa em Educação. Tendências e desafios contemporâneos da pesquisa em Educação. Identidade (coletiva) de pesquisador/a em Educação. Práticas responsáveis, de rigor e de ética na pesquisa. Inserção social, impacto social e internacionalização na/da pesquisa em Educação.
 
Bases conceituais da Linha Linguagens, Arte e Educação – 30h/a – 2 créditos
Relações entre educação, linguagens, arte e pesquisa. Tensões e conflitos entre linguagens do contexto acadêmico e outros contextos. Escrita acadêmica-científica: textos e relações de poder.
 
Bases conceituais da Linha Educação, Dinâmicas Sociais e Diversidades – 30h/a – 2 créditos
Dignidade e Diversidades. Características da emancipação. Dimensão histórica e social da educação. A criticidade frente à questão dos fundamentos.
 
Bases conceituais da Linha Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas – 30h/a – 2 créditos
Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em formação de professores, política educacional e práticas educativas.
 
Teorais da Educação – 60h/a – 4 créditos
Fundamentos da Educação. O nascimento da Educação Moderna. As Teorias Clássicas e Contemporâneas da Educação. O Pensamento Educacional Brasileiro.
 

Núcleo Investigativo (obrigatórias)

 
Seminário de Dissertação I - 30h/a – 2 créditos
Definição do tema de pesquisa. Levantamento da produção científica na área. Pergunta de pesquisa, justificativa, objetivos e suporte teórico inicial. Elaboração do capítulo introdutório da dissertação.
 
Seminário de Dissertação II - 30h/a – 2 créditos
Abordagens teórico-metodológicas da pesquisa em Educação e suas dimensões educacionais, éticas e políticas. Elaboração do capítulo teórico-metodológico da dissertação.
 
Seminário de Dissertação III - 30h/a – 2 créditos
Processo de coleta ou geração de dados empíricos ou bibliográficos. Questões específicas das pesquisas em andamento. Procedimentos de análise e interpretação de dados. Elaboração de capítulo de análise.
 
Oficina do Pensamento I, II, III, IV - 30h/a – 2 créditos (cada)
Leitura na academia: base teórica e suas implicações na produção do conhecimento. Escrita na academia: apresentação e discussão de pesquisas em andamento nos grupos; discussão/avaliação de artigos científicos produzidos pelos acadêmicos.
 

 Núcleo Específico (Eletivas)

 
Advanced Scientific Reading and Writing in English - 60h/a – 4 créditos
Leitura e interpretação de textos da esfera acadêmica em inglês. Linguagem científica. Características estruturais e linguísticas do gênero artigo científico. Produção de artigos científicos em inglês.
 
Arte e Estética na Educação: perspectiva dialógica - 30h/a – 2 créditos
Noções Básicas de Arte e de Estética. Arte na Educação. Educação Estética.
 
Comunicação e Educação: interfaces e processos - 30h/a – 2 créditos
Contextualização histórica e processos de comunicação das frentes de mídia. Interfaces da comunicação e a educação. As tecnologias acessíveis no contexto da educação. A mediação transmídia no ensino e aprendizagem.
 
Deficiência, Educação e Sociedade - 30h/a – 2 créditos
O modelo social da deficiência.Estudos da deficiência (Disability studies). Interseccionalidade e deficiência. Acessibilidade, inclusão e justiça social em contextos educacionais. Educação inclusiva e estudos da deficiência.
 
Educação Inclusiva na Perspectiva dos Direitos Humanos - 30h/a – 2 créditos
A construção social da diferença. Estudos sobre norma, desvio e normalidade. Educação, diversidades e alteridade. A produção do conhecimento sobre educação inclusiva. Formação de professores e práticas pedagógicas inclusivas. Educação, inclusão e direitos humanos.
 
Ensino e Aprendizagem: perspectivas teóricas e metodológicas - 60h/a – 4 créditos
Epistemologias dos processos de ensinar e aprender: implicações para a educação. A escola como espaço de aprendizagem e desenvolvimento humano. Aprender e ensinar na sociedade do conhecimento.
 
Escrita Científica – 45h/a – 3 créditos
Práticas de escrita científica na pós-graduação: resumo e artigo científico. Situação de produção: o autor, a autoria, o leitor e as normas. Organização discursiva, textual e linguística das práticas de escrita científica.
 
Estudos dos Letramentos - 60h/a – 4 créditos
Caracterização da perspectiva sociocultural e etnográfica dos letramentos. Estudo e discussão dos usos e funções sociais da escrita, suas implicações teórico-metodológicas para a educação e para a formação de professores. 
 
História, Educação e Relações Étnico-Raciais - 30h/a – 2 créditos
Teorias e conceitos para a educação das Relações étnico-raciais. A questão racial no Brasil e na América Latina e as teorias raciais. Educação e antirracismo. História e protagonismo dos povos indígenas, africanos e afro-brasileiros. Políticas e ações afirmativas para as relações étnico-raciais.
 
Historiografia e História da Educação - 30h/a – 2 créditos
A produção da História da Educação no Brasil. Conceitos da História da Educação. As distintas abordagens e as novas perspectivas historiográficas na História da Educação.
 
Leituras Seminais Foucault - 30h/a – 2 créditos
Breve introdução ao pensamento de Foucault. Análise e discussão dos principais conceitos do autor, como Arquivo, Discurso, o a priori histórico, sujeito, descontinuidade, dispositivo, governamento, tecnologias de poder, técnicas de si.
 
Neurociência na Educação - 60h/a – 4 créditos
Histórico dos estudos sobre o cérebro humano. Bases neurobiológicas dos processos de aprendizagem. Linguagem no cérebro. Pesquisas recentes sobre o funcionamento do cérebro. Práticas Baseadas em Evidências na Educação. Ciência da Mente, Cérebro e Educação.
 
Paulo Freire e a Pedagogia Crítica - 30h/a – 2 créditos
Contextualização histórico-filosófica e contemporânea do pensamento de Paulo Freire. Conceitos, concepção político-pedagógica e contribuições de Paulo Freire para a educação. Freire e a Educação Popular, o Multi-Interculturalismo, a Conscientização e a Formação dos Professores como agentes de transformação social. Críticas a perspectiva Freireana. Freire e outros pensadores e suas influências na pesquisa e nas tendências educacionais. A pedagogia crítica e a aplicação prática no contexto da educação atual.
 
Políticas da Subjetividade e Desafios Contemporâneos para a Educação - 30h/a – 2 créditos
Contextualização histórica, política e crítica sobre a subjetividade. Processos de subjetivação no contexto da educação. Os desafios sociais das políticas de subjetividade no contexto contemporâneo a partir da educação.
 
Políticas Educacionais da Diferença- 30h/a – 2 créditos
Histórico da presença das diferenças nas políticas públicas da Educação brasileira. Movimentos sociais e políticas educacionais. Políticas de ação afirmativa. Políticas educacionais de inclusão.
 
Scientific Reading and Writing in English - 60h/a – 4 créditos
Leitura e interpretação de textos da esfera acadêmica em inglês. Linguagem científica. Características estruturais e linguísticas do gênero resumo (abstract). Produção de abstracts em inglês.
 
Tópicos Contemporâneos: Políticas de Avaliação - 30h/a – 2 créditos
História da avaliação educacional. Epistemologia da avaliação educacional. Modelos de avaliação de programas e da aprendizagem. Políticas Públicas de Avaliação no Brasil (SAEB, ENEM, SINAES).
 
Tópicos Especiais em Educação, Diversidades e Direitos Humanos - 30h/a – 2 créditos
Leituras clássicas e contemporâneas relacionadas à: educação inclusiva; educação, diferença e diversidades; educação e direitos humanos.
 
Tópicos Especiais em Teorias da Educação na Contemporaneidade - 30h/a – 2 créditos
Leituras de autores contemporâneos em Teoria da Educação que permitam estudos específicos sobre teóricos relevantes da atualidade.

 


Painel