Facebook Twitter Imprimir

DISCIPLINAS

 

Disciplina de interesse comum a todas as linhas de pesquisa do programa

 
Processamento de Sinais - 45h/a  
Sinais e processamento digital de sinais; Operações com sequências; Classificação de sinais; Algumas sequências básicas; Sistemas de tempo discreto; Sistemas lineares invariantes no tempo (LIT); Resposta em frequência; Propriedades da TFTD; Resposta no domínio da frequência de sistemas LIT; Sinais de tempo contínuo amostrados; TFD: Transformada de Fourier Discreta; Algoritmo DIT (dizimação no tempo) raiz-2; Transformada Z; Propriedades importantes da transformada Z; Inversão da Transformada Z; Projeto de Filtros Digitais FIR; Aproximação de Filtros IIR por transformação analógico-digital.
                              
Análise de Sistemas Lineares - 45h/a  
Ementa: Espaços vetoriais, operadores lineares, autovalores, autovetores, forma canônica de Jordan, norma. Descrição matemática de sistemas, equações dinâmicas, matriz de resposta ao impulso, matriz de função de transferência, convolução, solução de equações dinâmicas. Controlabilidade, observabilidade, Teorema da Decomposição Canônica, mudanças de representação: Realização de Matrizes de Transferência Racionais Próprias; Estabilidade de Sistemas Lineares.
 
Metodologia da Pesquisa - 30h/a
Ciência: senso comum e ciência, tipos de conhecimento, método científico, ciência e espírito científico, planejamento da pesquisa cientifica. Orientação para produção e apresentação de trabalhos de pesquisa. 

 

Linha de pesquisa de eletrônica industrial
  
Eletrônica de Potência - 60h/a  
Semicondutores de potência; Retificadores controlados e não-controlados; Retificadores multipulsos; Conversores CC-CC não-isolados; Conversores CC-CC isolados; Conversores CC-CA (inversores) monofásicos e trifásicos; Modulação PWM.
 
Projeto de Conversores Estáticos - 60h/a  
Revisão de retificadores e filtros de entrada; Conversor flyback, forward, full- bridge, half-bridge e push-pull; Circuitos de ajuda à comutação; Dimensionamento de interruptores; Circuitos de comando; Circuitos auxiliares; Controle em malha fechada; Interferência eletromagnética (EMI).
 
Modelagem e Controle de Conversores Estáticos - 60h/a  
Modelagem de conversores estáticos de potência visando o controle; Considerações e objetivos no projeto de controladores para conversores; Controle analógico de conversores estáticos; Controle digital de conversores estáticos.
 
Inteligência Artificial aplicada a Sistemas de Energia – 60h/a
Fundamentos de Inteligência Artificial. Busca. Sistemas baseados em conhecimento. Aprendizado de Máquina e Reconhecimento de Padrões. Visão Computacional. Aplicações da Inteligência Artificial em Sistemas Elétricos.
 
Linha de pesquisa de sistemas elétricos de potência

 

Materiais Dielétricos - 60h/a  
Dielétricos gasosos: Teoria das descargas elétricas em gases, teoria de descarga de Townsend, Lei Paschen, Descarga em campos elétricos não uniformes, descargas parciais e corona. Dielétricos líquidos: Tipos de líquidos isolantes, transporte de carga, mecanismos de descarga, efeito de impurezas, eletrohidrodinâmica. Dielétricos sólidos: fontes de cargas condutoras, descarga de superfície, descarga por efeito térmico, eletroquímico e eletromecânico, trilhamento, erosão.
 
Simulação Computacional Aplicada a Sistemas de Potência - 60h/a  
Introdução e utilização em estudos aplicados de programas computacionais de simulação aplicáveis aos sistemas de potência - Programas para estudo de fluxo de potência em sistemas elétricos; Programas para estudo de transitórios elétricos em sistemas de potência : Estudo de ondas viajantes a partir da incidência de descargas atmosféricas e de impulsos de manobra; Programas para cálculo de campos eletromagnéticos : Estudo de aterramento elétrico, ionização do solo em regime impulsivo, definição de formulação e fronteiras.
 
Técnicas de Alta-Tensão - 60h/a  
Origem das técnicas de alta-tensão : Linhas de transmissão - operação em regime cc - cálculo de campos eletromagnéticos e de potencial elétrico; Efeito corona e geminação (bundle); operação em regime ca – cálculo de perfis longitudinais de tensão e de corrente em regime alternado; regime transitórios – Descargas atmosféricas incidentes e propagação e ondas viajantes; chaveamentos e geração de impulso de manobra; Ensaios em alta-tensão : Impulso atmosférico, impulso de manobra, tensão aplicada e tensão induzida. A realização e ensaios de ensaios de laboratório.
 
Técnicas de Aterramento Elétrico - 60h/a  
Fundamentos de Aterramento Elétrico: princípio, finalidade, requisitos básicos, resistência e impedância de aterramento, resistividade do solo, especificação de materiais, esquemas e normas de aterramento de baixa tensão; Técnicas de Medição: equipamentos e métodos de medição de resistência de aterramento e resistividade do solo; Princípios de aterramento elétrico impulsivo para altas correntes e altas frequências: impedância de aterramento transitória e impedância de surto; fenômeno da ionização do solo e modelos matemáticos; comportamento dispersivo do solo; Estudos de Casos.

 


Painel