Facebook Twitter Imprimir

DISCIPLINAS

 

Disciplinas obrigatórias

 
Fenômenos de Transporte -  45h/a
Equações de conservação da massa, quantidade de movimento, energia e espécie química. Propriedades de transporte. Solução de problemas de transferência de calor, massa e quantidade de movimento. Camada limite. Escoamento laminar e turbulento.

Termodinâmica Aplicada – 45 h/a
Introdução. Princípios da termodinâmica. Potenciais termodinâmicos e variáveis naturais, relações básicas e critérios de equilíbrio, variáveis experimentais. Propriedades volumétricas e calorimétricas. Equilíbrio de fases: Propriedades parciais molares. Potencial químico. Fugacidade e coeficiente de fugacidade. Funções de excesso: Atividade e coeficiente de atividade. Fugacidade de misturas gasosas: Equações de estado. Fugacidade de misturas líquidas: Funções de excesso.
 
Cinética e Reatores – 45 h/a
Fundamentos de cinética e cálculo de reatores. Cálculo de reatores homogêneos: condições isotérmicas e não isotérmicas. Desvios do comportamento ideal. Introdução aos reatores heterogêneos.
 
Modelos e Métodos Matemáticos em Engenharia Química – 45 h/a
Modelagem macroscópica e microscópica de processos de Engenharia Química. Equações diferenciais ordinárias (EDO): Soluções por séries; funções especiais; sistemas de equações diferenciais ordinárias; soluções numéricas. Equações diferenciais parciais (EDP): definindo condições de contorno; método de separação de variáveis; Fourier e Laplace. Utilização de programas computacionais dispondo de bibliotecas especializadas para soluções analíticas e numéricas de EDO e EDP.
 
Seminário de Mestrado – 60 h/a
Pesquisa bibliográfica, elaboração e apresentação do projeto de dissertação de Mestrado com apresentação oral, perante banca, devidamente indicada e aprovada pelo colegiado do programa, caracterizando-se como pré-qualificação para a defesa da dissertação.
 
Dissertação de Mestrado – 75 h/a
Desenvolvimento da pesquisa científica tendo como base os princípios metodológicos definidos no seminário com vista a elaboração da dissertação que deverá ser defendida perante banca, devidamente indicada e aprovada pelo colegiado do programa.
  

Eletivas para todas as linhas

  
Metodologia da Pesquisa em Engenharia Química – 30 h/a
Ciência, pesquisa e método. A pesquisa científica na Engenharia Química. Métodos e Técnicas de pesquisa. Introdução ao projeto de pesquisa. Modalidades de trabalhos científicos.
 
Medidas e Métodos Experimentais em Engenharia Química – 45 h/a
Conceitos fundamentais. Dados experimentais e análise. Medidas de pressão, velocidade, vazão e temperatura. Medidas de propriedades térmicas e de transporte. Aquisição de dados. Planejamento e projeto de experimentos.
 

Eletivas por linha de pesquisa

 
Modelagem, Simulação, Controle e Otimização de Processos
 
  • Modelagem e Simulação de Processos – 45 h/a
Modelos matemáticos de processos e parâmetros concentrados e distribuídos. Simulação numérica dos comportamentos estacionário e dinâmico de processos. Sistemas de escoamento, de reação e de equilíbrio. Modelos de balanço de população. Métodos dos resíduos ponderados.
 
  • Controle de Processos – 45/h/a
Análise e projeto de controladores clássicos; introdução ao controle digital; identificação de modelos lineares; algoritmos recursivos; controle preditivo com horizonte de longo alcance: MAC, DMC, GPC, outros. controlador auto-ajustável.
 
  • Otimização de Processos – 45 h/a
A diversidade de problemas de otimização na Engenharia Química. Fundamentos teóricos. Busca univariável e multivariável sem restrições. Programação linear simples e com objetivos múltiplos. Programação não-linear. Programação dinâmica e heurística. Programação linear e não linear com inteiros, e técnicas de otimização estatística de processos. Aspectos computacionais. Aplicações a equipamentos e a processos. Análise da literatura recente.
 
Processos da Indústria de Petróleo, Gás e Combustíveis Alternativos
 
  • Energia, Meio-ambiente e Desenvolvimento Sustentável – 45 h/a
Conceitos sobre o desenvolvimento e meio-ambiente e suas relações com a energia. Importância da produção e do uso de energia sobre o desenvolvimento econômico e social e os potenciais

 


Painel