Facebook Twitter Imprimir

DISCIPLINAS

 

Disciplinas obrigatórias

 

Educação cientifica: concepções, contextos e práticas educativas - 45h/a
Objetivos da educação científica na escola. Educação científica para equidade. Abordagens contemporâneas para educação científica. Educação científica em diferentes contextos e práticas educativas. Compreensões das áreas STEM para Educação Científica.
 
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - 45h/a
Ciência na pós-graduação na área de Ensino de Ciências da Natureza e Matemática. Associações de pesquisa na área de Ensino de Ciências da Natureza e Matemática. Pesquisas de mapeamento e revisão da produção científica. Leitura e avaliação de pesquisas no desenvolver-se pesquisador. Modalidades de pesquisa na área de Ensino. Pesquisas de intervenção e de colaboração na área de Ensino. Elementos e diretrizes para elaboração de projetos e relatórios de pesquisa. Ética na pesquisa aplicada em contextos educativos. Normas técnicas de apresentação de trabalhos acadêmicos.
 
Mídias e Tecnologias no Ensino - 45h/a
Fundamentos e concepções em mídias e tecnologias no Ensino. Cultura Digital. Literacia em Mídias, Tecnologias e Informação para o Ensino. Competências docentes para o uso de mídias e tecnologias no Ensino. Recursos Educacionais Digitais: equipamentos e aplicações. Inovações mediadas pelas Mídias e Tecnologias para o Ensino.
 
Produto Educacional em Ensino de Ciências e Matemática - 45h/a
Conceito de Produto Educacional. A relevância do produto educacional nas interfaces pesquisa-contextos educativos. Classificação dos produtos educacionais. Fases de desenvolvimento do produto educacional. Comunicação científica do produto educacional na dissertação/tese. Divulgação científica do produto educacional para contextos educativos. Portais e Bibliotecas de Produtos Educacionais. Aspectos éticos e de autoria no desenvolvimento do produto 
 
 

Disciplinas eletivas

 

Epistemologia da Ciência - 45h/a
Conceito de Epistemologia. Visões de mundo na criação da ciência moderna. Epistemólogos contemporâneos. Questões epistemológicas na prática docente.
 
Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade - 45h/a
Relações entre ciência, tecnologia e sociedade – CTS e os princípios teórico-analíticos do Movimento CTS. Movimentos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e sua relação com o Ensino. Mudanças nos segmentos sociais e as atitudes públicas com relação à ciência e tecnologia e a urgência de discussões em assuntos de ciência, tecnologia e educação científica. Tecnologia e Cultura Digital.
 
Formação Profissional e Práticas Docentes - 45h/a
Conhecimento base para o ensino. Construção da identidade docente. Formação docente e o desenvolvimento profissional. Formação e prática crítico-reflexiva do docente. Concepções, pressupostos e tendências de ensino-aprendizagem. Aprendizagem sobre a prática e sobre o erro. Avaliação no ensino.
 
Processos de Ensinar e Aprender - 45h/a
Ensinar e suas relações com as epistemologias dos processos de aprender. Os contextos de educação formal e não formal como espaços e tempos de aprendizagem e desenvolvimento humano. O ensino na sociedade do conhecimento.
 
Atualidades em Ensino de Ciências e Matemática - 45h/a
Identificação e análise de problemáticas e temas atuais de pesquisa em ensino de Ciências e Matemática e suas tecnologias. O ensino de Ciências da Natureza, de Matemática e das suas tecnologias nos documentos curriculares oficiais e vigentes para Educação Básica. Articulações do tema de pesquisa da dissertação/tese com atualidades da linha de pesquisa.
 
Contribuições de Vigotski para o Ensino de Ciências, Matemática e suas Tecnologias 45h/a
Premissas da Teoria Histórico Cultural. A constituição do sujeito em Vigotski: os conceitos de funções psicológicas, pensamento verbal e não verbal, mediação, signo e mediação simbólica, internalização e autorregulação. Imaginação e criação em Vigotski. Os planos históricos em questão: da filogênese à microgênese. A Lei Genética do Desenvolvimento Cultural. A compreensão vigotskiana de Homo Duplex. O conceito de Zona de Desenvolvimento Próximo como zona de construção do conhecimento científico pelos estudantes. A gênese do pensamento e da linguagem. Conceitos espontâneos e os conceitos científicos: o processo da construção conceitual e o desenvolvimento das neoformações. Níveis de pensamento conceitual: do sincretismo infantil ao conceito verdadeiro. A unidade ambiente e vivência. Relações entre aprendizagem e desenvolvimento: o conhecimento científico, a tomada de consciência e a intervenção da vontade. A concepção de desenvolvimento humano em Vigotski.
 
Criações Matemáticas em Diferentes Culturas - 45h/a
Visões de mundo subjacentes à criação da ciência. Tópicos de história da matemática. Conceitos da geometria euclidiana, geometria fractal e teoria dos grafos presentes nas culturas africanas e indígenas. Educação das relações étnico-raciais no ensino de matemática
 
Ecoformação - 45h/a
Princípios da ecoformação, transdisciplinaridade e criatividade aplicados a educação numa perspectiva do pensamento complexo. Decálogo sobre Transdisciplinaridade e Ecoformação. Estratégias criativas com abordagem ecoformadora para educação. Ecoformação de Professores com Polinização de escolas Criativas. Rede Internacional de Escolas Criativas: fundamentos, pesquisas e práticas.
 
Experimentação em Ensino de Ciências - 45h/a
Epistemologia da experimentação no ensino de ciências: o conceito de experiência, formas de experiências, diferentes abordagens sobre experiência/ experimentação / experimento, atividades investigativas no ensino de Ciências. Diferentes estratégias investigativas no ensino de Ciências.
 
Métodos Ativos de Ensinar e Aprender - 45h/a
Métodos ativos: teoria e prática. Estratégias de ensino e avaliação. Métodos ativos em diferentes contextos educativos e na formação docente. Proposta de uma prática baseada em um método ativo
 
Neurociência e Ensino - 45h/a
Introdução ao estudo do Sistema Nervoso: elementos de Neuroanatomia e Neurofisiologia. Técnicas de estudo do sistema nervoso. Introdução ao desenvolvimento e maturação do Sistema Nervoso (embrionário, fetal, infantil, adolescente, adulto e idoso) e implicações desses processos sobre ensino-aprendizagem. Movimento. Linguagem e comunicação. Aprendizagem e memória
 
Práticas Colaborativas no Ensino - 45h/a
Fundamentos epistemológicos, metodológicos e ontológicos de práticas colaborativas no ensino. Fundamentos do pensamento complexo, da transdisciplinaridade e da ecoformação educação. Estratégias didáticas de ensino e práticas colaborativas. O ensino frente a uma educação emergente, local e global. Ensinar para além da prática educativa.
 
Produção de Material Didático - 45h/a
Fundamentação teórica das concepções que norteiam a produção de materiais didáticos como recurso pedagógico. Contexto da pesquisa para a construção de material didático. Metodologias e recursos para a produção de materiais didáticos. Unidades temáticas a partir de situações-problema ou eventos de aprendizagem como roteiro para a elaboração conceitual.
 
Proposição e Resolução de Problemas no Ensino - 45h/a
Concepções de problema. Objetivos e potencialidades de ensinar sobre, para e através da resolução de problemas. Metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Proposição de Problemas como estratégia de ensino.
 
Tecnologias no Ensino de Matemática - 45h/a
Teorias e abordagens de uso das Tecnologias Digitais na Educação Matemática; Produção e análise de recursos com Tecnologias Digitais para o desenvolvimento do conhecimento matemático; Formação e prática docente em Matemática com Tecnologias Digitais.
 

 


Painel