Facebook Twitter Imprimir

DISCIPLINAS

 

Disciplinas obrigatórias

 
Seminários em Engenharia Ambiental – 45 h/a
Aprofundar temas específicos relacionados às linhas de pesquisa do PPGEA e suas especialidades temáticas. Apresentação de seminários ministrados pelos discentes, ciclos de palestras, e outras atividades que contribuam para o crescimento acadêmico dos pós-graduandos, podendo contar com professores externos convidados pelo Programa.
 
Metodologia de pesquisa científica – 45 h/a
Ciência e conhecimento científico. A pesquisa científica. Métodos e técnicas de pesquisa. Modalidades de trabalhos científicos. Aplicação ao projeto de pesquisa.  Elaboração de documentos científicos, bases conceituais e normativas.
 
Estatística e planejamento experimental – 45 h/a
Conceitos básicos. Teste de Hipóteses. Distribuição normal. Análise de variância. Testes de separação de médias. Planejamento experimental. Requisitos e Princípios Básicos do planejamento de experimento. Análise de incerteza dos dados. Análise Fatorial completa e fracionada. Superfície de resposta. Análise de correlação e regressão. Desenho de experimento em mistura.
 
Princípios da engenharia ambiental – 45 h/a
Conceitos e caracterização de meio ambiente. Pensamento sistêmico. Análises de sistemas ambientais. Gestão ambiental. Avaliação de impactos ambientais. Grandezas e variáveis ambientais. Padrões ambientais. Balanço de massa e de energia. Avaliação de riscos ambientais. Monitoramento ambiental.
 

Disciplinas eletivas

 
Aproveitamento de Reiejtos em Base Cimenticia – 45 h/a
Aplicação de rejeitos em materiais de base cimentícia. Redução do fator clinquer e a diminuição da geração de CO2. Princípios aplicados a dosagem de concreto e argamassas empregando resíduos. Desenvolver o conhecimento sobre os aspectos fundamentais e técnicas de dosagem visando a incorporação de rejeitos em materiais de base cimentícia. Discutir as diferentes estratégias para viabilizar técnica e economicamente rejeitos em matérias de base cimentícia.
 
Bioinformática Aplicada a Ecologia Microbiana – 45 h/a
Métodos moleculares de avaliação da diversidade microbiana; Sequenciamento de DNA de alto desempenho; Metagenômica e shotgun; Sequenciamento de genes alvo e amplicons; Ferramentas de análise taxonômica; Abundância relativa; Ferramentas de análise ecológica (índices ecológicos); Aplicações da diversidade e ecologia bacteriana. Difundir o uso de sequenciamento de DNA de alto desempenho em estudos de ecologia microbiana, bem como suas aplicações em análises metagenômicas em ambientes naturais e antropizados.
 
Ecologia Microbiana Molecular – 45 h/a
Introdução a ecologia microbiana; Diversidade microbiana e de vírus; Fatores bióticos e abióticos que impactam comunidades microbianas; Interações bacterianas em macroambientes Interações bacterianas em microambientes; Associações mutualísticas, simbióticas e antagonistas; Associações das comunidades microbianas com animais, plantas e outros microrganismos; Bacteriófagos e microfauna na estabilização de comunidades bacterianas; Métodos de avaliação da diversidade microbiana; Ferramentas de análise de índices ecológicos Aplicações da diversidade e ecologia bacteriana. Proporcionar aos alunos o entendimento de temas atualizados de ecologia microbiana, como também o papel dos bacteriófagos e da microfauna na modulação das comunidades bacterianas, seja em ambiente natural ou clinico.
 
Ecotoxicologia – 45 h/a
Fontes e transformações químicas e bioquímicas de poluentes no meio ambiente. Biodisponibilidade. Toxicocinéticas e toxicodinamica dos poluentes. Biomarcadores de contaminação. Ensaios ecotoxicológicos. Aplicação da ectoxicologia na avaliação de risco ambiental. Conceituar aspectos básicos da ecotoxicologia e suas aplicações na avaliação de risco ambiental.
 
Estatística Avançada – 45 h/a
Teoria da Probabilidade. Inferência Estatística. Distribuição Amostral. Teoria da Estimação. Teste de Aderência. Teste de Independência. Análise de Dados Não Paramétricos. Análise de Regressão Multivariada. Análise de Componentes Principais. Análise de Agrupamentos. Análise de Dados Qualitativos. Uso de Aplicativos Estatísticos.
 
Meteorologiados ventos – 45 h/a
Circulação Geral da Atmosfera. Perfil Vertical sobre Terrenos Planos. Perfil Vertical sobre Terrenos Complexos. Ventos Costeiros. Parques de Ventos. Dispersão de Poluentes. Modelos Matemáticos. Explicar os processos físicos associados aos perfis verticais de vento observados. Discutir as condições atmosféricas que permitem a geração de energia elétrica a partir da energia dos ventos. Entender o papel das condições atmosféricas na camada limite para dispersão dos poluentes
 
Modelagem de sistemas ambientais – 45 h/a
Sistemas ambientais. Representação de sistemas ambientais. Modelos matemáticos para processos ambientais. Construção e aplicação de modelos de simulação matemática. Modelagem de sistemas hidrológicos. Modelos de transporte e dispersão de poluentes em rios, lagos, reservatórios, solo e ar. Modelagem de avaliação de riscos ambientais.
           
Docência do ensino superior – 45 h/a
Universidade no contexto histórico e desafios atuais. Universidade e Ação docente. As interfaces entre os saberes e o saber curricular. Organização curricular: do modelo disciplinar à globalização. Organização curricular e organização do trabalho pedagógico. Relação professor-aluno. Planejamento e organização da ação didática: opção metodológica e os diferentes tipos de planos. Plano de Ensino-Aprendizagem: objetivos, metodologias; estratégias, avaliação. Avaliação: concepções, instrumentos e critérios.
 
Microbiologia Ambiental – 45 h/a
Fundamentos de Microbiologia Ambiental e aplicada aos processos biológicos de tratamento. Introdução a Procariotes, Vírus e Eucariotes. Caracterização dos principais grupos taxonômicos com interesse ambiental. Princípios de microbiologia utilizados nos processos de tratamento de águas de abastecimento, águas residuárias e resíduos sólidos. Degradação biológica da matéria orgânica. Significância sanitária de microrganismos. Doenças de veiculação hídrica. Padrões microbiológicos de qualidade. Técnicas para quantificação e detecção de microrganismos em amostras ambientais.
 
Química ambiental – 45 h/a
Introdução: Métodos para expressar quantidades e concentrações; Solução Tampão; Cinética química; Propriedades físico-químicas e a sua influência no meio ambiente; balanço de massa e volume de controle; transporte no meio ambiente, energia livre e equilíbrio químico; solubilidade e pressão de vapor. Ciclos biogeoquímicos do carbono, de enxofre, do nitrogênio e fósforo; Conceitos básicos de poluição e parâmetros de qualidade do ar, solo e água.
 
Química Analítica Ambiental – 45 h/a
Teoria de técnicas de separação (cromatografia gasosa e líquida). Modalidades e classificação de ensaios. Amostragem de sólidos, gases e líquidos. Especiação química. Técnicas de preconcentração. Separação através de cromatografia gasosa e líquida, parâmetros, instrumentação, analise qualitativa e analise quantitativa. Exame e interpretação dos resultados experimentais. Problemas operacionais e aplicações.
 
Direito Ambiental – 45 h/a
Noções básicas de direito ambiental. Sistema normativo ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente. Instrumentos: licenciamento ambiental, avaliação de impacto ambiental, criação de espaços protegidos. Responsabilização ambiental.
 
Gestão de Riscos de Desastres e Política Pública – 45 h/a
Desastres naturais. Variáveis naturais e sociais envolvidas nos desastres. Políticas públicas, modelos de análise. Política pública de defesa civil e sua interface com as políticas públicas em matéria ambiental, de recursos hídricos, saneamento e mudança climática. Estudo de caso na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí.
 
Percepção e Educação Ambiental – 45 h/a
Sociedade e natureza; Conceitos-chaves: espaço, paisagem e lugar; Fundamentos da percepção ambiental; Percepção de riscos ambientais; Fundamentos da educação ambiental; Percepção e educação ambiental como instrumentos de planejamento e gestão.
 
Planejamento Urbano e Ambiental – 45 h/a
Fundamentos do Planejamento Urbano e Ambiental; Contexto legal e político-institucional: políticas públicas vinculadas as temáticas mobilidade urbana sustentável, Habitação de Interesse Social e Riscos Ambientais; Estatuto da Cidade e instrumentos urbanísticos; Densidade urbana e sustentabilidade.
 
Gestão de Recursos Hídricos – 45 h/a
Conceito de Gestão de Recursos Hídricos. Política nacional de recursos hídricos, fundamentos, objetivos, diretrizes e instrumentos. Sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos. Ferramentas de apoio à implementação dos instrumentos de planejamento, enquadramento e outorga de uso de recursos hídricos: índices de qualidade de água, regionalização de vazões, modelos de qualidade de água, técnicas quantitativas de otimização de recursos hídricos.
 
Microbiologia do Solo – 45 h/a
O solo como habitat: composição, aspectos físicos e químicos. Microrganismos do solo. Biomassa microbiana. Métodos de avaliação da microbiota do solo. Matéria orgânica do solo. Indicadores biológicos e bioquímicos de qualidade de solo. Ciclos biogeoquímicos (carbono, nitrogênio, fósforo). Biodegradação e mineralização de xenobióticos (resíduos orgânicos, pesticidas, resíduos de petróleo). Microrganismos na recuperação de áreas contaminadas por poluentes químicos. Processos microbianos relacionados ao efeito estufa.
 
Tratamento Biológico de Resíduos – 45 h/a
Características das águas residuárias. Ecologia do Tratamento de Esgotos. Cinética das Reações Microbiológicas e sua aplicação no controle de poluição das águas. Fundamentos da Nitrificação e Denitrificação Biológica. Efeito de Inibidores. Reatores Biológicos. Cinética de Sistemas de Crescimento Agregado. Processos biológicos de tratamento aeróbio e anaeróbio. Sistemas de tratamento de esgotos. Subprodutos do tratamento de Águas residuárias.
 
Operações e Processos Unitários na Engenharia Ambiental – 45 h/a
Fundamentos das operações unitárias físicas e processos unitários químicos e físico-químicos empregados na minimização, reuso e tratamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Estudos de casos: tratamento de água, tratamento de efluentes industriais, tratamento de gases e reuso de água.
 
Gestão de Resíduos Sólidos – 45 h/a
Conceitos básicos. Origem, processo de geração e composição. Classificação dos resíduos. Instrumentos de gestão de resíduos sólidos (PNRS, legislação, resoluções, normas técnicas). Etapas de manejo de resíduos. Tratamento de Resíduos. Metodologia de avaliação de riscos e impactos ambientais. Disposição final.
 
Inventários e análise da vegetação– 45 h/a
Classificação da vegetação; Amostragem da vegetação; Descritores dendrométricos, florísticos e fitossociológicos; Suficiência amostral; Diversidade e suficiência florística; Estatística descritiva; Análise multivariada: agrupamento e ordenação; Ferramentas de análise espacial.
 
Recuperação Ambiental – 45 h/a
Vetores da degradação ambiental. Contextualização histórico-econômica e física da degradação ambiental. Estado atual dos Biomas brasileiros. Abordagem sistêmica em recuperação de áreas degradadas. Estratégias de recuperação ambiental. Técnicas de bioengenharia. Métodos de recuperação e restauração em mineração, encostas e matas ciliares. Estudos de casos: recuperação ambiental no âmbito da Floresta Ombrófila Densa e Mista.
 
Tecnologias de aproveitamento de biomassa do agronegócio – 45 h/a
Disponibilidade de recursos e consumo de biomassa. Aspectos socioambientais. Caracterização física e química da biomassa/resíduos proveniente do agronegócio. Conversão da biomassa em formas de energia por duas rotas principais: geração de energia térmica e produção de biocombustíveis. Processos de carbonização e adensamento (briquetes e pellets) de resíduos vegetais. Etapas do processo para conversão de material lignocelulósico em bioetanol: pré-tratamento, hidrólise enzimática e fermentação. Obtenção de compósitos de biomassa agroindustrial e florestal. Processos de produção de nanofibrilas a partir de resíduos agroindustrial e florestal para uso em diversos setores produtivos.
 
Métodos de medida de crescimento microbiano – 45 h/a
Condições ambientais e nutricionais para o crescimento microbiano. Cálculo da taxa de crescimento de populações microbianas. Equação de Monod. Métodos para avaliação da concentração de populações microbianas: contagem de células viáveis (UFC), determinação espectrofotométrica, contagem por microscopia ótica, estimativa por massa seca, medida do número mais provável (NMP) por tubos múltiplos e Colilert® com cartela Quanti-Tray. Construção gráfica e análise numérica de dados cinéticos.
 
Física do Clima e Mudanças Climáticas – 45 h/a
Natureza do problema de mudanças climáticas. Conceitos básicos de sistemas termodinâmicos. Componentes do sistema climático. O sistema climático. Mecanismos de Feedback. Variabilidade interdecadal e interanual no sistema climático. Mudanças climáticas. Modelos climáticos.
 
Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento – 45 h/a
Conceitos básicos de sensoriamento remoto; sistema de coleta de dados; função, disponibilidade, custo e uso de dados de sensoriamento remoto; características de imagens digitais; processamento digital de imagens; análise multitemporal; descrição geral do SIG; entrada e saída de dados; análise espacial; modelo digital do terreno (MDT); utilização de um SIG.

 


Painel