Facebook Twitter Imprimir

TAXONOMIA E CULTIVO DE GLOMEROMYCOTA

 
Objetivo
  • Capacitar profissionais da área nas técnicas de cultivo e identificação morfológica de fungos micorrízicos arbusculares.
 
Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, profissionais biólogos, engenheiros agrônomos e florestais que trabalhem com micologia, microbiologia do solo, manejo do solo, crescimento vegetal, ou profissionais da área.
 

O curso

Carga-horária: 32 horas 
Número de vagas: 16
Duração do curso: 10 a 13/12/2018
Coordenação: prof. PhD. Sidney Luiz Stürmer
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e Ph.D. em Genetics and Developmental Biology pela West Virginia University, West Virginia, EUA (1998). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (1999-2000) e licença sabática na University of Kansas, KS, EUA (2017-2018). Atualmente é professor titular do Dept. de Ciências Naturais da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e curador da Coleção Internacional de Cultura de Glomeromycota (CICG). Atua na graduação no curso de Ciências Biológicas e nos programas de pós-graduação em Engenharia Ambiental (Mestrado e Doutorado) e Engenharia Florestal (Mestrado), onde ministra as disciplinas de Micologia, Botânica Sistemática I, TCC, Microbiologia do Solo, Biologia do Solo, Biogeografia e Interação Planta-organismos do Solo. Desde 2012 atua como Editor Assistente na Revista Brasieira de Ciência do Solo, na área de Biologia do Solo. Atua também como Coordenador da Comissão 2.1 Biologia do Solo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Tem experiência na área de Microbiologia do Solo, com ênfase em Micologia, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: taxonomia, sistemática e diversidade de fungos micorrizicos arbusculares, métodos de multiplicação e formulação de inoculante micorrízico, e metabarcoding da biota do solo.
 

As aulas

Início: 10/12/2018
Horário: 8h às 12h e das 14h às 18h 
Local: Laboratório de Microscopia - Sala T-223 - câmpus 1 da FURB
 

Inscrições

Período: 13/09/2018 a 03/12/2018

 Documentação para inscrição:

Apresentar na matrícula (será informado via e-mail a data)
  • Original da cédula de identidade
  • Original do CPF

 

 

Investimento:

Matrícula: R$ 500,00 - presencial, após confirmação da turma

Total investimento: R$ 500,00

» Ex-aluno FURB, inscrito no programa Alumni, tem desconto neste curso.

 

Disciplina e carga horária

 

Outras informações 

Frequência para certificação: 100%
 
Obs.: é necessário o preenchimento do número mínimo de candidatos para a abertura do curso. Caso não seja preenchido o número mínimo, à Instituição reserva-se o direito de não ofertar a turma e será realizado o ressarcimento integral da taxa de inscrição.
 

 


Painel