Facebook Twitter Imprimir

 

» furb.br/revalidacao

REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA

Cursos de graduação

 

Atenção! Pedido de revalidação suspenso temporariamente.

Motivo: Resolução 03 de 22 de junho de 2016 

 
É o processo pelo qual os diplomas de cursos de Graduação, expedido por instituições estrangeiras de ensino superior, podem ser declarados equivalentes aos títulos existentes no Brasil.
 
A Revalidação de Diploma de Graduação na FURB está regulamentada pela Resolução 13/2016


   

Cursos 


Para a revalidação de estudos feitos no exterior, o curso de graduação deverá ser igual ou similar ao ofertado pela FURB.
 
 

Prazo

 
O processo de revalidação de diploma de graduação deve ser solicitado à FURB a qualquer data e concluído no prazo máximo de até cento e oitenta dias.

 

 

Instruções para solicitação

 

  • Agendar atendimento através do telefone (47) 3321-0407.
  • Preencher o  requerimento de revalidação.
  • Comparecer no dia e horário marcados, com os documentos solicitados abaixo.
» Na ausência de qualquer um dos documentos exigidos, o pedido não poderá ser protocolado.

 

Documentos que devem acompanhar o requerimento e procedimentos

 

1. Cópia do diploma a ser revalidado.

 

2. Cópia do Histórico Escolar, contendo.

  • Duração do curso.
  • Disciplinas/módulos/componentes curriculares cursados.
  • Carga horária total de cada disciplina/módulo/componente curricular
  • Notas/conceitos.

 

3. Cópia do Conteúdo Programático, com a carga horária do curso e de cada componente curricular.

 

4. Programas das disciplinas/módulos/componentes curriculares constantes do histórico, apresentado de acordo com uma das opções:
  • Documento timbrado e assinado por funcionário responsável da instituição estrangeira, ou
  • Documento impresso da instituição estrangeira com o endereço eletrônico para verificação de autenticidade.

 

5. Critérios de aprovação adotados pela instituição estrangeira (Nota mínima para aprovação por disciplina/módulo/componente curricular), de acordo com uma das opções:
  • Documento timbrado e assinado por funcionário responsável da instituição estrangeira, ou
  • Documento impresso da instituição estrangeira com o endereço eletrônico para verificação de autenticidade.

 

6. Documento de Identidade para brasileiro (RG).
 
7. No caso de cidadão estrangeiro, cópia do Registro Nacional de Estrangeiro – RNE ou passaporte válido.
 
8. Cópia da certidão de casamento, quando se tratar de requerente que teve o nome alterado.
 
9. Pagamento da taxa correspondente a 20 créditos financeiros, efetuado no ato da entrega dos documentos através de boleto emitido pela Divisão de Administração Financeira – DAF, se a documentação estiver em ordem, a ser pago à vista em dinheiro ou cheque.
  
10. A documentação deverá ser entregue na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante, Sala A– 204 – Bloco A – FURB – Rua Antônio da Veiga, 140 - Blumenau/SC, pessoalmente pelo interessado ou por seu representante legal, mediante procuração com firma reconhecida. Se o interessado residir no exterior, a firma deverá ser reconhecida no Consulado Brasileiro do respectivo país. O horário de entrega da documentação é das 8h às 11h e das 14h às 16h.
 

Informações importantes

 

Os documentos indicados nos itens 1, 2, 3, 4 e 5 devem ser originais e autenticados pelo Consulado Brasileiro com sede no país onde funciona a instituição de ensino superior que os expedir, apresentados acompanhados de cópias simples, frente e verso, que serão retidas e apensadas ao processo. Caso a opção seja não trazer os originais, o requerente deverá entregar cópias autenticadas em cartório brasileiro dos documentos originais. Caso não haja representação diplomática brasileira no país de emissão dos documentos, os mesmo deverão ser autenticados pela Embaixada/Consulado do Brasil responsável por representar o Brasil junto ao país emitente.

 

Somente o Diploma original será aceito para iniciar o processo de Revalidação. Não serão aceitos certificados ou atestados de conclusão ou nenhum outro documento que não seja o diploma final. No caso de Portugal, apenas o Diploma Decorativo ou Carta de Curso será aceito para iniciar o processo.

 

Não serão aceitos documentos relacionados nos itens 1, 2, 3, 4 e 5 que não estejam autenticados (visados) pelo Consulado Brasileiro onde foram expedidos.

 

Após a conferência dos documentos no ato da entrega, conforme item 10, os mesmos deverão ser numerados, assinados e encadernados pelo requerente. 

 

A Comissão Especial nomeada para avaliar o pedido poderá solicitar, posteriormente, informações ou documentação complementares que, a seu critério, forem consideradas necessárias para uma melhor avaliação da revalidação, devendo a referida documentação ser apresentada autenticada pela autoridade consular, nos casos de documentos expedidos no exterior.

 

Se entender necessário, a Comissão Especial poderá solicitar a apresentação de tradução juramentada dos documentos indicados nos itens 1, 2, 3, 4 e 5 e os solicitados adicionalmente, com exceção dos emitidos em língua inglesa, espanhola ou portuguesa que serão analisados nos idiomas expedidos.

 

A Comissão especial poderá solicitar a realização de provas ou estudos complementares, prestados em língua portuguesa, no caso de haver componentes curriculares essenciais não suficientemente contemplados no curso de origem. Os valores relativos à realização das provas e estudos complementares não estão incluídos na taxa mencionada no item 9.

 

Concluído o processo, o diploma revalidado será apostilado e seu termo de apostila será assinado pelo Reitor da FURB no diploma original devidamente autenticado pelo Consulado Brasileiro. Não será efetuado o registro na cópia do diploma apresentado no início do processo.

 

» Contato

 


Painel