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EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 

Objetivos

 

  • Compreender a educação especial como área de conhecimento da educação, construída historicamente e situada na perspectiva da educação inclusiva.
  • Compreender o conceito de educação inclusiva mediante a perspectiva dos direitos humanos, da diversidade, da ética e da alteridade.
  • Conhecer teorias e práticas educacionais voltadas ao atendimento educacional especial de estudantes com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
  • Analisar e propor práticas pedagógicas em educação especial na perspectiva da inclusão escolar.

 

Público-alvo
Profissionais graduados em Pedagogia e demais cursos da área da Educação ou áreas afins e profissionais que atuam ou pretendem atuar em instituições educacionais.
 

O curso

Carga horária: 360h
Número de vagas: 30 
Duração do curso: 18 meses aulas
Coordenação: profa. Dra. Andrea Soares Wuo
 

As aulas

Início: 23/02/2018
Período: quinzenal
  • sexta: 18h30 às 22h
  • sábado: 8h às 12h30 - 13h30 às 18h
Local: FURB - câmpus 1
 

Inscrições

Período: prorrogado até 16/02/2018
Documentação para matrícula - após confirmação da oferta de turma
  • Original do diploma de graduação
  • Original do histórico escolar de graduação
  • Original da cédula de identidade
  • Original do CPF
  • Para os alunos graduados na FURB, trazer apenas original da cédula de identidade e do CPF e comprovante de endereço
 

Investimento

  • Opção 1: inscrição de R$ 100,00

+ matrícula de R$ 250,00 + 20 parcelas de R$ 350,00

  • Opção 2: inscrição de R$ 100,00
+ matrícula de R$ 378,25 + 14 parcelas de R$ 478,25
  • Opção 3: inscrição de R$ 100,00
+ matrícula de R$ 178,85 + 26 parcelas de R$ 278,85

*Reajustáveis anualmente pelo INPC.

» Alunos que concluíram a graduação na FURB terão 10% de desconto neste curso.

 

Disciplinas e carga horária

  • 24h - Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva
  • 24h - Educação inclusiva: ética, alteridade e direitos humanos
  • 24h - Aprendizagem e Desenvolvimento em Vygotsky
  • 24h - Atendimento Educacional especializado
  • 24h - Metodologia da Pesquisa
  • 24h - Teoria e prática pedagógica: altas habilidades/superdotação
  • 24h - Teoria e prática pedagógica: transtornos globais do desenvolvimento
  • 24h - Teoria e prática pedagógica: pessoa com surdez
  • 36h - Teoria e prática pedagógica: deficiência visual
  • 36h - Teoria e prática pedagógica: deficiência intelectual e deficiência física
  • 24h - Gestão escolar e educação inclusiva
  • 24h - Tecnologias assistivas e comunicação alternativa
  • 24h - Metodologia do Ensino Superior
  • 24h - Formação de Professores e Educação Inclusiva

Total: 360 h

» Ao final das disciplinas, o pós-graduando realizará um  Trabalho de Conclusão do Curso – TCC na forma de uma Monografia, sob orientação de um professor.
 

Corpo docente

Professor

Titulação

IES de Origem

Prof. Dra. Andrea Soares Wuo

Doutora

FURB

Prof. Dr. Celso Kraemer

Doutor

FURB

Prof. Dr. Edson Schroeder

Doutor

FURB

Prof. Ms. Andreia Heiderscheit Fuck

Mestre

Prefeitura Municipal de Joinville

Prof. Dra Rita Buzzi Rausch

Doutora

FURB

Prof. Ms. Maria Lúcia Sabatella

Mestre

Inodap

Prof. Ms. Rodrigo Marcellino Franca

Mestre

FURB

Prof. Ms. Fabiana Scmitt Correa

Mestre

UFSC

Prof. Dra. Daniela Leal

Doutora

FFCLRP-USP 

Prof. Luana Tillman

Especialista

FURB

Prof. Dr. Ricardo Schers de Goes

Doutor

FURB

Prof. Ms. Elenir Budag

Mestre

FURB

Prof. Ms. Ivani Voos

Mestre

IFSC

Prof. Ms. Sonia Regina de Andrade

Mestre

FURB

 

Obs.: é necessário o preenchimento do número mínimo de candidatos para a abertura do curso. Caso não seja preenchido o número mínimo, à Instituição reserva-se o direito de não ofertar a turma e será realizado o ressarcimento integral da taxa de inscrição.

 


Painel