Facebook Twitter Imprimir

BOLSAS E APOIO FINANCEIRO

 

Existem algumas possibilidades de se obter bolsas e apoio financeiro para os alunos dos cursos de pós-graduação stricto sensu. As seguintes modalidades têm quotas regulares e são alocados pelos programas em função do resultado do processo seletivo de cada programa. 
 

Bolsa gratuidade para ex-alunos da FURB

 
Disponibilidade de bolsa gratuidade FURB, que isenta o pagamento da
mensalidade para ex-aluno da FURB que concluiu um curso de graduação e /ou mestrado. Para receber esta bolsa é necessário ter dedicação de 32 horas semanais ao curso. Este Programa disponibiliza 3 bolsas de gratuidade por turma.
 

Melhor desempenho Enade

 
É uma bolsa gratuidade em cursos de Pós-graduação stricto sensu, nível de Mestrado, ofertados pela FURB, para estudantes da Instituição com melhor desempenho no ENADE. É direcionado, exclusivamente, aos estudantes concluintes dos cursos de graduação da FURB que obtiveram desempenho individual com nota igual ou superior a 70 na prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade e, cujas áreas avaliadas, obtiveram Conceito igual ou superior a 3 na avaliação do Exame.
Nesta modalidade é concedida 1 gratuidade para cada área avaliada.
 
Fique atento ao Edital que é lançado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante.
 

Bolsa de Demanda Social CAPES

 
Disponibilizadas pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, estas bolsas promover a formação de recursos humanos de alto nível, por meio de concessão de bolsas a cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).
 
As bolsas de estudo do DS são gerenciadas pelas instituições e cursos de pós-graduação, que são responsáveis pela seleção e acompanhamento dos bolsistas, conforme orientações da CAPES. A quantidade de cotas anuais varia para cada curso e programa.
 
Esta bolsa é paga pelo Governo Federal em conta corrente, diretamente ao aluno, seu valor é de R$ 1.500,00 e o aluno deverá ter dedicação integral (40 horas semanais) ao curso e não gerando vínculo empregatício com a Universidade, em contrapartida a FURB concede a gratuidade dos valores das mensalidades aos alunos que forem contemplados.
 
  • Além destas bolsas existem outras possibilidades de obter apoio por órgãos de fomento como CNPq, FAPESC, Secretaria Estadual de Educação (FUMDES) ou empresas, no âmbito de projetos de pesquisa.
  • Além das bolsas para intercâmbio que são oferecidos por Agências Internacionais com DAAD, USAID, dentre outras.
  • Fiquem atentos a editais que são regularmente divulgados pela DPG e pela secretaria do seu programa.

 


Painel