Facebook Twitter Imprimir

OFICINAS E TUTORIAIS

 

Como administrar suas referências bibliográficas?

Gerenciar arquivos em formato PDF e referências bibliográficas no seu texto pode tomar um tempo precioso de você, além de exigir muito cuidado para não esquecer nenhuma obra citada no texto. Para facilitar isso, foram desenvolvidos vários softwares, sendo um dos mais utilizados o Mendeley. Ele permite facilmente adicionar citações e referências, sejam elas pdf's de artigos em periódicos, ou referências daquele livro ou capítulos de livros que você costuma citar. O cadastro é gratuito, e o uso praticamente intuitivo; diversas vídeo-aulas estão disponíveis no youtube (como este).
 
Com uso do Mendeley, você pode escrever seus textos (tanto no Word ou no LibreOffice), adicionar suas referências, para ao final gerar a sua lista de referências no formato desejado. Por meio deste software, você também pode organizar seus pdf's, renomeando e armazenando-os em pastas específicas, bem como criar ‘tags’ e destacar o texto no próprio software.
 
Além disso, grupos de compartilhamento com outras pessoas podem ser criados e você pode sincronizar os seus arquivos com a ‘nuvem’, o que permite o uso em mais de um equipamento. Você pode escolher entre centenas de formatos de referências, inclusive o da ABNT. Por fim, ele tem uma função de indicar literatura, com base nas referências que você costuma ler e adicionar.
 
 
Oficina sobre uso da ferramenta Mendeley:
Data: 29 de maio
Local: Sala S-207
Horário: 14 às 16 horas
Número de vagas: 30
 
Ministrante: prof. Dr. André Luís de Gasper
Requisitos: Notebook
Mendeley instalado e com conta criada - www.mendeley.com (gratuito).

 


Painel