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DISCIPLINAS

 

As disciplinas com ementa em português e inglês poderão ser ofertadas nos dois idiomas.
 

Disciplinas obrigatórias

 
Bioestatística – 45 h/a
Tipos de Variáveis; Teoria da Amostragem; Estatística descritiva; Teoria das Probabilidades; Distribuições de Probabilidade; Testes de Hipótese (Paramétricos e Não Paramétricos); Regressão e Correlação; Uso de Softwares para Análise Estatística.
 
Diversidade biológica – 45 h/a
O que é biodiversidade? Níveis de diversidade biológica: de genes aos ecossistemas; Legislação de coleta e protocolos internacionais; Mensuração da biodiversidade; Coleções biológicas; Causas e consequências da perda da biodiversidade.  Medidas de monitoramento e preservação  da diversidade biológica.
 
Ecologia de comunidades – 45 h/a
Conceitos e definições ao nível de comunidades biológicas; organização e estrutura de comunidades; noção de guilda e estrutura funcional de comunidades (grupo funcional). Organização de comunidades - enfoques descritivos, comparativos e experimentais; relações interespecíficas: predação, parasitismo, competição, acaso e co-evolução. Padrões ambientais sobre a organização de comunidades. Padrões filogenéticos em metacomunidades. O uso de árvores filogenéticas em ecologia. Métricas de estrutura e diversidade filogenética. Estrutura filogenética de comunidades.
 
Princípios de Sistemática Filogenética – 45 h/a
As escolas de Sistemática: Clássica, Evolutiva, Fenética e Filogenética. O papel de Willi Hennig na história da Sistemática. Conceitos básicos da Sistemática Filogenética: homologia, homoplasia, simplesiomorfias, sinapomorfias, grupos monofiléticos, parafiléticos e polifiléticos. Cladogramas. Método em Sistemática Filogenética: caracteres e estados de caracteres, homologia, polarização e enraizamento. Reconstrução filogenética usando dados moleculares. Métodos para estimativa de árvores filogenéticas: parcimônia, máxima verossimilhança, inferência Bayesiana. Uso de softwares para análises filogenéticas
 
Fundamentos da bioprospecção – 45 h/a
Bioprospecção: conceitos e legislação; Métodos de prospecção de produtos naturais; Prospecção de organismos como insetos, plantas, e microrganismos; Bioética; Uso sustentável X uso não-sustentável da biodiversidade; Participação das populações tradicionais no processo de prospeção; Propriedade intelectual e transferência de tecnologia.
 
Seminário – 15 h/a
Espaço transdisciplinar destinado à apresentação e discussão de temas específicos de interesse dos alunos, voltados para as linhas de pesquisa do programa, com a troca de experiência e socialização de propostas, atividades e materiais entre docentes e discentes.
 
Impactos derivados da ação antrópica na biodiversidade / Anthropogenic impacts in the biodiversit – 45 h/a
Impactos da atividade humana nos ecossistemas: Desmatamento; alteração das paisagens; impactos em habitats, performance das espécies, dinâmica das populações e interações ecológicas; alterações e perdas da diversidade genética; geração, fonte e dinâmica dos poluentes de origem antrópica; efeitos negativos dos poluentes na biodiversidade; métodos e meios para o monitoramento ambiental e avaliação de risco.
Course syllabus – Anthropic-derived impacts on ecosystems: deforestation; change of landscapes; impacts on habitats, species performance, population dynamics and ecological interactions; Changes and losses of genetic diversity; Generation, source and dynamics of pollutants of anthropogenic origin; Negative effects of pollutants on biodiversity; Methods and means for environmental monitoring and risk assessment.
 

Disciplinas eletivas


Bases bioquímicas e propriedade imunomodulatória da biodiversidade – 45 h/a
Estudo de moléculas bioativas nos metabolismos primário e secundário de procariontes e eucariontes e eventos imunomodulatórios. Verificação de fatores abióticos e bióticos que podem interferir na produção de metabólitos. Modelos experimentais para estimar e quantificar a atividade biológica de compostos naturais e bioativos com ênfase em atividade anti-inflamatória, imunomodulação e mecanismos moleculares, enzimáticos e celulares.
 
Bioacústica – 45 h/a
Princípios da comunicação animal e os métodos de trabalho em bioacústica para se estudar e mapear a biodiversidade, focando em dois grupos principais: anfíbios e mamíferos.
 
Biodiversidade do Solo / Soil Biodiversity – 45 h/a
A dimensão da biodiversidade do solo. O solo como habitat e os organismos do solo: Archaea, Bacteria, Fungi e a fauna do solo. Serviços de ecossistemas prestados pela biota do solo. Rizosfera. Bactérias fixadoras de nitrogênio. Associações micorrízicas. Métodos de avaliação dos organismos do solo. Técnicas de coleta de Insecta em serapilheira. Identificação dos principais grupos associados à serapilheira. Índices ecológicos e estimadores de riqueza.
Course Syllabus: The dimension of soil biodiversity. Soil as habitat and soil organisms: Archaea, Bacteria, Fungi and soil fauna. Ecosystems services provided by soil biota. Rhizosphere. Nitrogen fixing bacteria. Mycorrhizal associations. Methods to study soil organisms. Sampling technique of litter insects. Identification of litter organisms. Ecological indices and richness estimators.
 
Biodiversidade e conservação da fauna – 45 h/a
Conceitos de espécie e conservação; Lacuna Linneana; Lacuna Wallaceana; inflação taxonômica; extinção centinelana; efeito Lázaro, o papel de museus e coleções na conservação da biodiversidade. Delineamento amostral; fatores de confusão; vieses; métodos de coletas e preparação científica e curadoria zoológica utilizando pequenos mamíferos como atores. A fauna como instrumento de análise dentro da Análise de Impacto Ambiental.
 
Biodiversidade e Educação Ambiental – 30 h/a
Objetivos e vertentes da Educação Ambiental para a conservação da Biodiversidade. Tendências atuais da pesquisa em Educação Ambiental e suas convergências para Biodiversidade. Práticas educativas em Educação Ambiental e Biodiversidade em contextos formais e não formais de educação. Divulgação Científica sobre Biodiversidade. Ambientalização curricular na Educação Superior. Escola sustentável.
 
Compostos antimicrobianos e antiparasitários derivados de produtos naturais – 45 h/a
Estrutura, função e metabolismo dos procariotos e protozoários parasitos; Mecanismo de ação dos antimicrobianos e antiparasitários; Obtenção e avaliação de compostos antimicrobianos e antiparasitários; Garantia da fonte de compostos de interesse; Modificação estrutural e síntese de antibacterianos e antiparasitários com base em compostos naturais. Biologia sintética.
 
Escrita Científica / Scientific Writing – 45 h/a
A escolha da revista para submissão do trabalho: escopo, fator de impacto e instruções para o preparo do trabalho; A conceituação e contextualização do trabalho; Elaboração das hipóteses de estudo e objetivos do trabalho; Descrição da metodologia; Apresentação dos resultados: descrição dos dados e preparo de material gráfico; Discussão e conclusões do trabalho.
Course syllabus: The selection of the scientific journal for submission of the manuscript: scope, impact factor and instructions for the preparation of the manuscript; Background information, rationale and contextualization of the manuscript; Elaboration of study hypotheses and objectives of the study; Description of the methodology; Presentation of the results: description of the data and preparation of graphic material; Discussion and conclusions of the study.
 
Etnobotânica – 45 h/a
Histórico e importância da Etnobotânica. Métodos e técnicas de coleta e análise de dados etnobotânicos. Coleta e conservação de plantas destinadas ao estudo etnobotânico. Contextualização das informações botânicas com ciências afins. Etnofarmacologia como ciência e aspectos relevantes da pesquisa etnofarmacológica. Conhecimento etnobotânico existente no Brasil.
 
Fundamentos de Ilustração Científica Digital – 30 h/a
Fundamentos de ilustração científica; Tipos de ilustrações; Escaneamento de imagens. Softwares de desenho vetorial (aplicações, limitações e manuseio); Criação de “biblioteca de traços”; Efeitos de profundidade; Tratamento de imagens; Composição de técnicas (nanquim + desenho vetorial); Montagem de pranchas.
 
Genética da Conservação – 45 h/a
Marcadores moleculares; Genética e extinção; Diversidade Genética; Caracterizando a diversidade genética-locus e morfologia; Impactos na seleção e perda diversidade genética em populações grandes e pequenas; Manutenção da variabilidade; Genética Endocruzamento; Fragmentação; Unidades Evolutivas; Manejo genético das populações selvagens, invasivas, reintrodução e cativas; Genética forense.
 
Prática de ensino em Biodiversidade – 30 h/a
Noções sobre metodologia do ensino de temas relacionadas a biodiversidade para o ensino superior, de acordo com a disciplina da graduação em que o aluno realizará o estágio. O aluno recebe treinamento para o planejamento de aulas e de avaliações, acompanhamento de discentes e para ministrar aula teórica e prática na área em que fez sua opção. São realizados três encontros com todos os matriculados, em que se discute a proposta de atividades para o período, realiza-se o acompanhamento do que está sendo desenvolvido e, finalmente, avalia-se o percurso semestral de cada pós-graduando no contato com a docência.
 
Metabolismo secundário e produtos naturais – 45 h/a
Métodos de análise de produtos naturais: Métodos gerais de extração, separação e isolamento de compostos de origem natural; Estratégias para a identificação de Produtos Naturais; Introdução às principais rotas biossintéticas e classes de metabólitos secundários; Carboidratos e metabolismo primário; Isoprenoides – rota metabólica dos terpenos; Acetogeninas – rota metabólica do ácido shikímico e policetídeos; Alcalóides.
 
Recursos naturais e o estresse oxidativo – 45 h/a
Propriedade antioxidante de espécies vegetais nativas; Espécies ativas do oxigênio e nitrogênio; Mecanismos de dano oxidativo a biomoléculas; Defesa antioxidante enzimática e não enzimática; Doenças associadas ao estresse oxidativo.
 
Sistemática de Culicomorpha (Insecta:Diptera) – 45 h/a
Abordagem de ferramentas para caracterização morfológica e classificação de insetos da Infraordem Culicomorpha; Estudos sobre taxonomia de Chironomidae, Corethrellidae, Dixidae e Thaumaleidae; Técnicas de coleta, criação de larvas aquáticas e preparação de espécimes visando a identificação até nível de espécie.
 
Taxonomia de espermatófitas – 45 h/a
Sistemas de classificação e suas diferenças ao longo da história; Código de nomenclatura botânica; Taxonomia de licófitas, samambaias, gimnospermas e angiospermas; Descrições botânicas; Elaboração de chaves dicotômicas e interativas; Manejo de herbário.
 
Tópicos especiais em Biodiversidade – 15 h/a
A oferta de Tópicos Especiais objetiva proporcionar aos alunos do Programa o contato com assuntos temáticos atuais e de interesse em Biodiversidade, no campo teórico e/ou prático, associado às linhas de pesquisa e aos projetos de pesquisa dos corpos docente e discente do curso. Os Tópicos são ministrados sob responsabilidade de docente do núcleo permanente, frequentemente contando com a intensa participação de professores convidados de Instituições relevantes do Brasil e do exterior.

 


Painel