Facebook Twitter Imprimir

ATERRAMENTO ELÉTRICO & SPDA – SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS: Teoria e Prática

 

 

Porque cursar   

 
O Aterramento Elétrico e os SPDAs - Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosférica servem para proteger prédios, sistemas elétricos em geral e pessoas contra as descargas atmosféricas, choques elétricos e seus efeitos. O Aterramento ainda contribui para minimizar os riscos nos casos de curto-circuito nas instalações elétricas e de correntes de fuga em equipamentos.

Um SPDA adequado oferece um “caminho” seguro para que a corrente elétrica da descarga atmosférica possa fluir em direção à terra, sem danificar equipamentos ou estruturas. É, sem dúvida, um assunto muito importante, pois o Brasil é um dos países do mundo com maior incidência de raios, segundo o INPE-Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, com uma incidência de mais de 78 milhões de descargas por ano!

Por outro lado, muitas situações práticas envolvendo Aterramento e SPDA apresentam complexidades e peculiaridades desafiadoras, sendo comum encontrar profissionais ligados aos setores da construção e de energia com visões diferentes sobre o assunto, ou até mesmo com dificuldades para interpretar adequadamente os fenômenos relacionados.

Desta forma, o Curso objetiva fornecer embasamento técnico e científico para o projeto de instalações de Aterramentos elétricos e de SPDA, em conformidade com as principais normas brasileiras sobre o assunto.

Para os profissionais com pouca familiaridade com a eletricidade, haverá atendimento em especial, por parte dos professores e em separado, sem custos.

Assim, o conteúdo desse Curso atende a uma constante demanda de profissionais de engenharias e de arquitetura, interessados na atualização ou no aperfeiçoamento técnico sobre o tema.

 

Coordenação

Prof. Sergio Henrique Lopes Cabral

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense (1989 - Enfase em Sistemas de Potência ), mestrado em Engenharia Elétrica pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994 - Alta Tensão & Equipamentos ) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003 - Sistemas de Energia). Desde 1994 é professor-pesquisador de tempo integral da FURB-Fundação Universidade Regional de Blumenau. Seus temas preferenciais de atuação na Engenharia Elétrica estão relacionados à Geração, Transmissão e Distribuição da Energia Elétrica, Alta-tensão e Equipamentos, Aterramento Elétrico, Transformadores, Máquinas de indução e Transitórios Elétricos.

 

Prof. Hugo Armando Dominguez Almaguer

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Oriente (1994), CUBA e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professor-pesquisador da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase nos seguintes temas de pesquisa: sistemas de aterramento elétrico, modelagem numérica de dispositivos e fenômenos eletromagnéticos, bioeletromagnetismo e medição de sinais radiados (alta e baixa freqüência).

 

Requisito para participação: Técnico em Eletricidade e áreas afins, Arquiteto, Engenheiro Civil, acadêmico de Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção ou Ciência da Computação ou Sistemas da Informação.

 

Aterramento Elétrico & SPDA
Aterramento Elétrico & SPDA

 

A carga horária total do curso é de 72 horas distribuídas em aulas síncronas, mediadas por tecnologia de comunicação (Plataforma Microsoft Teams). As aulas ficarão gravadas e disponíveis para assistir offline.

 

As aulas

Período: 21/08/2020 a 11/12/2020

Horário: 7h30 às 11h10 – Sextas

Local: On-line

 

Matrícula

Período: encerrado em 19/08/2020

 

 
  • É necessário o preenchimento do número mínimo de candidatos para a abertura do curso de curta-duração. Caso não seja preenchido o número mínimo, à Instituição reserva-se o direito de não abrir turma.
  • O contrato e boleto da primeira parcela serão enviados por e-mail quando o oferecimento da turma for confirmado.
 

Investimento

  • Opção 1: 2 parcelas de R$ 200,00
  • Opção 2: Pagamento à vista no valor de R$ 376,00

Painel