Projeto Bugio

Facebook Twitter Imprimir

APRESENTAÇÃO

 
O Projeto Bugio, criado em 1991, pela professora Dra. Zelinda Maria Braga Hirano, localiza-se na cidade de Indaial/SC. Em 1992 foi sancionada a Lei Municipal 2099 que criou o Posto de Observação de Primatas do Morro Geisler e Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial (CEPESBI), firmou-se então, um convênio entre a FURB e a Prefeitura Municipal de Indaial.
 
Missão
Treinar estudantes e profissionais para desenvolverem atividades na área de primatologia e gerar conhecimento sobre os bugios ruivos que subsidiem ações de conservação da subespécie e de seu habitat.
 
Objetivos
  • Realizar estudos de ecologia e comportamento de bugios ruivos em habitat natural.
  • Desenvolver técnicas de manejo que permitam a melhoria da qualidade de vida de bugios ruivos em sob cuidados humanos.
  • Manter um banco ex-situ de material biológico para pesquisas científicas.
  • Realizar estudos de reintrodução de bugios-ruivos.
  • Sensibilizar a comunidade regional quanto à importância da conservação ambiental.
  • Capacitar estudantes e profissionais interessados em desenvolverem estudos na área de primatologia, biologia e medicina da conservação.
  • Influenciar na adequação de políticas públicas a conservação do bugio-ruivo e de seu habitat.
 
O Projeto Bugio recebe bugios ruivos (Alouatta guariba clamitans) provenientes de ocorrências atendidas pelas Polícia Militar Ambiental, vítimas de atropelamentos, choques elétricos, ataques por cães e doenças, que não tem condições de serem devolvidos ao seu habitat natural. No CEPESBI/Projeto Bugio, os animais recebem acompanhamento médico veterinário constante.
 
O plantel conta com 47 bugios ruivos (Alouatta guariba clamitans) e um bugio preto (Alouatta caraya). Ao chegar no CEPESBI/Projeto Bugio, os animais são microchipados, reabilitados e mantidos sob cuidados humanos por não terem condições de ser reintroduzidos na floresta ou devolvidos a natureza quando sua recuperação é rápida e suas condições são apropriadas para a sobrevivência na floresta.
 
A estrutura física atual do CEPESBI/Projeto Bugio possui 27 recintos, composto por área fechada e aberta, enriquecidos com troncos e mangueiras de bombeiro; um ambulatório para atendimentos emergenciais equipado com aparelho de anestesia inalatória; uma cozinha para armazenamento e preparo dos alimentos dos animais, equipada com geladeiras, uma área de escritório, copa e sanitários.
 
Os laboratórios de bioquímica, parasitologia, microbiologia, imunologia e o Hospital Escola Veterinário da Universidade Regional de Blumenau realizam os exames complementares dos animais e eventuais cirurgias.