Facebook Twitter Imprimir

DIRETRIZES ESTRATÉGICAS


O Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB (PPGAd/FURB) atua em nível de Mestrado, tendo como princípios que conduzem à sua proposta curricular; a busca pela flexibilidade e agilidade entre suas linhas de pesquisa; formação de alunos em metodologias de ensino; interação com outros grupos de pesquisa; e a consistência nas disciplinas voltadas para a gestão de organizações e à docência em administração. Iniciou como curso de Mestrado Profissionalizante em Administração de Negócios no ano de 1998, sendo reconhecido e recomendado pela CAPES como mestrado acadêmico em 1999. Em 2004 alterou sua área de concentração de “Gestão Moderna de Negócios” para “Gestão de Organizações”. No triênio 2004-2006 o conceito CAPES atribuído atingiu o Nível 4. O Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB (PPGAd/FURB) iniciou suas atividades no ano de 1998, sendo reconhecido e recomendado pela CAPES como mestrado acadêmico em 1999. Em 2004 alterou sua área de concentração de “Gestão Moderna de Negócios” para “Gestão de Organizações”. No triênio 2004-2006 atingiu o Nível 4 no conceito CAPES.
 
Durante o quadriênio 2013/2016, o PPGAd/FURB, além de ajustes em suas atividades, centrou suas ações no fomento da cooperação internacional, finalizando 2016 com a conclusão de um projeto de dupla-titulação com a Halmstad University, Suécia. Essas ações de qualidade, comprometimento e seriedade levaram o PPGAd/FURB ser classificado como nível 5 segundo os critérios da CAPES, ao final do Quadriênio 2013/2016.
 
O Programa visa estimular o desenvolvimento da pesquisa em projetos, dissertações e teses, que contribuam para a formação de proposições teóricas e aplicadas ao contexto brasileiro e sua inserção na dinâmica internacional, centrando, a partir de 2017, na área de concentração “Gestão Estratégica de Organizações”. Esta área de concentração reflete o alinhamento do Programa nos esforços que a FURB tem feito para contribuir, por meio de pesquisa, na formação de profissionais e projetos de pesquisa, e no desenvolvimento regional e nacional. Considerando alterações no corpo docente, e abertura de editais para contratação de professores do quadro com o intuito de trabalhar como professor permanente do Programa, iniciaram-se em 2013 várias atividades para melhorar o programa, e em 2015 o desenvolvimento de todo um planejamento estratégico para o quadriênio 2017/2020.  Em 2016 concluiu-se este planejamento, onde efetuou-se o ajuste de área de concentração, linhas, temas, organização das pesquisas, qualificação dos professores, atividades e procedimentos. Estas alterações tiveram como objetivo melhorar e atualizar o PPGAd/FURB como um todo. O início de atividades no nível de curso de doutorado está previsto no plano estratégico para ser durante o presente quadriênio.

 


Painel