Facebook Twitter Imprimir

TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS

 

Projeto Startup e Semana Global de Empreendedorismo

Coordenação: Profa. Marianne Hoeltgbaum
 
Com ações relacionadas ao empreendedorismo, o PPGAd/FURB, sob coordenação da Profa. Marianne Hoeltgebaum, conduziu o Projeto Startup Furb e Sebrae com recursos externos (Chamada Pública N° 02/2016 – Educação Empreendedora em Instituição de Ensino Superior no Estado de SC). Este projeto tem o intuito de qualificar alunos e professores ao empreendedorismo (Empretec, Feel, Simpósio da Educação Empreendedora, Palestra 2 Tempos, Disciplinas de empreendedorismo e inovação e projeto social), ou seja, nele professores receberam mais de uma centena de horas em cursos e palestras, sobre startups e fomento do ecossistema empreendedor.
 
Neste contexto, o PPGAd/FURB, por coordenação, realizou em Blumenau a Semana Global do Empreendedorismo (SGE), em 2017, 2018 e 2020 (https://projetostartupfurb.wixsite.com/sgde). A Semana Global de Empreendedorismo aconteceu simultaneamente em várias partes do Brasil, sendo que o evento do SGE/PPGAd/FURB de 2017 obteve 1327 assinaturas, tendo 22 Palestras e a contribuição de 22 voluntários em sua organização. De 12/11/2018 a 14/11/2018 a SGE/FURB (https://projetostartupfurb.wixsite.com/sgefurb2018), teve em torno de 750 pessoas participando, tendo 32 convidados conversando (talks) nos dois palcos do auditório da Biblioteca, além de reportarem casos de sucesso da região.
 
Na Semana Global do Empreendedorismo (SGE 2020) vários alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Educação Física, Administração, Tecnologia em Marketing, Ciências Econômicas apresentaram seus pitchs sobre seus Projetos de Criação de Negócios na Comunidade, para todos os membros. A Furb também escreveu um livro com o Sebrae, como resultado deste projeto. O projeto foi coordenado pela professora Dra. Marianne Hoeltgebaum e auxiliado pelo Lucas Miguel Petry aluno bolsista do PPGAd.
 
 

Observatório do Empreendedorismo

 
A participação nesta iniciativa da Semana Global faz parte de outras inciativas na área de empreendedorismo, em relação ao Observatório do Empreendedorismo, o qual possui plataforma online onde a comunidade pode desenvolver seus planos de negócios. Até 2020 o ambiente já gerou 1527 planos de alunos de turmas da graduação e pós-graduação (especialização). Este ambiente é aberto ao público que, no interesse em buscar ideias para novos negócios, pode se utilizar das ideias propostas pelos alunos ou do formulário que indica quais as situações que o empreendedor poderá encontrar. Os alunos acessam o ambiente para desenvolvimento de seu plano de negócios através do site:    http://www.inf.furb.br/pjempreendedor/desktop/index.php
 
 

Simpósio de Educação Empreendedora

 
Em 2019 foi realizado o Simpósio de Educação Empreendedora. Parceria com o Sebrae e a Agência de Inovação Tecnológica da FURB – AGIT. Estiveram presentes a Dra. Liane Elizabeth Caldeira Lage, Diretora de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados do INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial e a Dra. Patricia Leal Gestic, Diretora Executiva da Intelligence for Innovation, integrante do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Inova-Unicamp) de 2008 a 2017.
Data de realização: 11 de outubro de 2019.
Local: Auditório da biblioteca – Campus I – FURB
Link para matéria sobre o evento:
 
Em 2020, foi firmado o termo de cooperação técnica nº 059/2020 entre a FURB e o Sebrae/SC, que teve por objetivo apresentar as soluções do Programa de Educação Empreendedora aos professores e alunos regularmente matriculados na FURB. Assim os alunos e professores tiveram acesso à 26 qualificações do Sebrae online. Para isso foram convidados os professores e alunos da Furb, e foi aberta uma comunidade no Facebook (https://www.facebook.com/groups/projetostartup.furb). Na comunidade foram feitos dois Webinar “Uma análise temporal das principais ferramentas sobre o Ensino do Empreendedorismo” com Prof. Dr. Tales Andreassi, e o Webinar “Empreendedorismo: sua importância no ensino e na vida” com o Prof. Marcos Murara.
 
 

Cursos de Capacitação na Feira de Inovação e Empreendedorismo de Blumenau

 
O PPGAd, por meio de seus docentes Dr. Alejandro Knaesel Arrabal e Dra. Marianne Hoeltgebaum, em parceria com a Agência de Inovação Tecnológica da FURB - AGIT, ministraram cursos de capacitação de curta duração sobre os temas “Estratégias de Proteção à Propriedade Intelectual Em Projetos Inovadores” e “Elaboração de Planos de Negócios Inovadores”.
Data de realização: 17 de setembro de 2019.
Local: Auditório da biblioteca – Campus I – FURB
Link para acesso aos Anais da Feira, com a síntese do conteúdo das formações:
 
 

Projeto Financiado pela FAPESC e outras Instituições

 
 A Profa. Marianne Hoeltgebaum e o Prof. Alejandro participaram do projeto financiado pela FAPESC para desenvolvimento da Feira de Inovação e Empreendedorismo de Blumenau em 2019, onde alunos de escolas do ensino médio e alunos universitários participaram do evento. Os dois professores também deram formação para os participantes do evento.
 
Linha de Pesquisa do PPGAD, Integrada à Proposta da Agência de Inovação Tecnológica da Furb para a Chamada Pública Fapesc Nº 14/2019 (Programa de Apoio À Consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica de Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica no Estado de Santa Catarina) - A linha de pesquisa “Gestão da Inovação em Organizações” do Grupo de Pesquisa “Pesquisas em Cultura e Inovação Organizacional e Inter-relacionamento” liderado pelos professores Dr. Giancarlo Gomes e Dr. Luciano Castro de Carvalho,” foi indicada na proposta enviada à FAPESC pela Agência de Inovação Tecnológica, na pessoa do prof. Dr. Vinicyus Rodolfo Wiggers, para atender ao quesito do edital “Principais linhas de pesquisa da ICT vinculas ao NIT e projetos com características inovadoras passíveis de proteção intelectual.”
 
 

Projeto Made In São José

 
O projeto “Made In São José” foi desenvolvido por pesquisadores do Mestrado Profissional e Acadêmico (PMPGIL/PPGA) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) com a participação do Programa de Pós-Graduação em Administração PPGAD/FURB, com o apoio da Prefeitura Municipal de São José (SC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (SEBRAE) de Santa Catarina. O estudo tem como objetivo realizar um diagnóstico das empresas, das atividades econômicas e das iniciativas do município de São José relacionadas a internacionalização de empresas. O estudo compreende o desenvolvimento de dois tipos de pesquisa. A primeira, qualitativa, em que se desenvolveram estudos de caso junto a empresas instaladas em São José, e a segunda quantitativa, por meio de uma survey, aplicada às empresas instaladas no município. Nesta segunda etapa a Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (AEMFLO) apoiou a operacionalização da pesquisa aplicando o questionário em empresas não atuantes no comércio exterior. Essas duas etapas possibilitaram o diagnóstico do perfil das empresas do município e a proposição de direcionamentos, com vistas a dar suporte ao desenvolvimento de uma política municipal de internacionalização em São José.
Equipe:
Profa. Dinorá Floriani – Coordenação (UNIVALI)
Prof. Mohamed Amal (FURB)
Prof. Jeferson Lana (UNIVALI)
Claudia Cruz (UNIVALI)
Beatrice Maria Zanellato Fonseca Mayer (UNIVALI)
Gabrielle Damo Rossato (UNIVALI)
 
 

Marco Regulatório da Inovação no Contexto das Organizações Públicas

 
Evento dirigido ao corpo de profissionais vinculados a Biblioteca Central da FURB, com vistas a oferecer um repertório de conhecimentos teórico-práticos relacionado aos atuais compromissos que as organizações de direito público assumem, em razão do Marco Regulatório da Inovação vigente. Trata-se de iniciativa conjunta do Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Ciências Jurídicas e Agência de Inovação Tecnológica da FURB. O evento foi organizado pelo Prof. Alejandro Knaesel Arrabal (Projeto SIPEX 618/2019)
Data de realização: 18 de novembro de 2019.
Local: Sala de audiovisual da biblioteca – 3º andar – Campus I – FURB
 
 

Diálogos de Inovação - Tríplice Hélice

 
O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGAd/FURB e teve o intuito de promover um diálogo entre empresas, governo e universidade sobre a gestão da inovação na região do Vale do Itajaí. A programação contou com apresentação de trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação, mestrado e resultados de teses do doutorado do PPGCC/FURB. Participaram do evento a Associação Comercial e Industrial de Blumenau - ACIB, Fundação Fritz Müller e empresas da região do vale do Itajaí. O evento teve patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE.
Data de realização: 14 de novembro de 2019.
Local: Fundação Fritz Müller - Blumenau, SC

 


Painel