PSICOLOGIA E PSICOTERAPIA EXISTENCIALISTA

Módulo II: Teoria e Prática

 

 

Porque cursar   

 
Viver nem sempre é tarefa fácil; muitas vezes esbarramos em dificuldades as quais, dependendo dos recursos que tivermos (psicológicos/emocionais, familiares, sociais, econômicos), poderão nos levar a sérios impasses, gerando sofrimento. O modo como as pessoas se afetam com as coisas da vida, depende do futuro desejado para si e de como esse futuro engloba a sua história singular e coletiva. O sofrimento psicológico e existencial varia de sujeito para sujeito, em grau e intensidade, e depende de como cada um o vive em sua singularidade, gerando um estado de insegurança frente aos impasses da vida. Uma pessoa nessa situação experimenta-se na iminência da sua inviabilização, o que resultará em sintomas como ansiedade, depressão e tensão.
 
A Psicologia Existencialista de Jean-Paul Sartre surgiu no século XX na França, a partir da Filosofia do mesmo autor, além de outras sólidas influências (Fenomenologia de Husserl, Psiquiatria Fenomenológica de Karl Jaspers, entre outras) e se constituiu enquanto uma força expressiva no contexto tumultuado da 2ª Grande Guerra, sendo amplamente reconhecida, somente após a sua disseminação em diversos contextos.
 
Inicialmente incompreendida por seus críticos, manteve-se firme em seu propósito e, tão logo sua mensagem de esperança para aqueles tempos tão sombrios se espalhava pelos meios os mais diversos possíveis, consolidou-se como uma possibilidade concreta de compreensão da humanidade, a qual enveredava perigosamente pelo risco da sua própria extinção.
 
Reside aí sua atualidade: ao definir o ser humano enquanto liberdade, recoloca o futuro da humanidade em nossas mãos; seremos o que fizermos de nós mesmos. Ao compreender o sujeito humano como um ser que se escolhe na relação com o mundo, com os outros, com os objetos ao seu redor, com o passado e com o futuro, retira toda e qualquer determinação que não seja relativa à sua própria liberdade de escolha. Nesse sentido é um ser histórico: ao mesmo tempo em que é constituído por essa historicidade, também é ele quem a faz, sendo responsável por sua trajetória.
 
O psicólogo existencialista é o profissional que à luz da teoria, busca compreender as condições concretas que levaram o sujeito ao sofrimento, e a partir de tal compreensão traça um plano de trabalho que consiste num conjunto de iniciativas que, via de regra, inclui outras disciplinas como neurologia, endocrinologia, pedagogia, nutrição, direito, economia, etc. Num esforço conjunto (muitas vezes com a família do paciente), o profissional de psicologia poderá trabalhar auxiliando-o a se conduzir rumo ao ultrapassamento de sua condição e à superação do seu sofrimento, resgatando seu projeto e desejo-de-ser, o que vai possibilitar que se experimente, muitas vezes pela primeira vez, capaz de eleger-se criticamente no contexto de suas relações.
 
O Módulo II do curso tem a por objetivo a aplicação prática da Psicologia Existencialista.
 
Coordenação: 
profa. Marisa de S.Thiago Rosa
Graduação em Psicologia pela UFSC.
Mestrado em Psicologia pela PUC/RS
Especializada em Psicologia Fenomenológica Existencialista com formação pelo NUCA.
Professora titular do departamento de Psicologia da FURB.
Psicóloga clínica em Blumenau.
 
 
Requisito para participação: conclusão no curso de Psicologia e Psicoterapia Existencialista – Módulo I.
 
Psicologia e Psicoterapia Existencialista II
Conheça mais detalhes sobre o curso
 
A carga horária total do curso é de 96 horas/aula.
 
Se você é formado pela FURB e participa do Programa Alumni já tem desconto garantido na mensalidade. 
Acadêmicos e servidores da FURB e pessoas com + de 60 anos têm 20% de desconto!
 

As aulas

Início: 14/04/2021
Horário19h às 22h - quartas
Local: o curso será mediado por tecnologia – via Teams
  

Matrícula

Período: encerrado em 06/04/2021
 
 
  • É necessário o preenchimento do número mínimo de candidatos para a abertura do curso de curta-duração. Caso não seja preenchido o número mínimo, à Instituição reserva-se o direito de não abrir turma.
  • O contrato e boleto da primeira parcela serão enviados por e-mail quando o oferecimento da turma for confirmado.
 

Investimento