DATA SCIENCE

 

 

Porque cursar

 
Com o avanço da tecnologia, a vida em sociedade está envolta por códigos, informações e dados. Estas palavras estão diretamente ligadas ao mundo da tecnologia e ciência dos dados. Desde aplicativos que usamos no celular, compras que realizamos online, quantas vezes acessamos um site ou mencionamos um produto na internet, todas essas ações são dados disponíveis para estudo de mercado. Com estas mudanças de comportamento, uma nova profissão surgiu e vem aumentando sua área de atuação.
O profissional cientista de dados é responsável por transformar dados em informações ou produtos de informações dentro de uma empresa. E é de suma importância para muitas empresas – não somente da área tecnológica – contratar profissionais que entendam como usar ferramentas de análise e coleta de dados, ajudando na tomada de decisões diárias.
 
As análises que surgem com a coleta de dados, consideram cenários como: se um número de clientes comprasse em um determinado mês, o que podemos dizer sobre o perfil de quem compra? Quem vai comprar determinados tipos de produtos, ou quem vai ter mais dificuldade em um curso? Esse é o tipo de reflexão e solução que pode surgir quando se investe na formação ou num profissional na área de Data Science.   
 
O curso de Pós-graduação lato sensu em Data Science da FURB busca complementar a formação teórica e prática de profissionais graduados na área de Ciências da Computação, Sistemas da Informação, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e profissionais da informática, além de Matemáticos.
O curso em Data Science traz uma especialização profissional que pode capacitar desenvolvedores, pesquisadores, prestadores de serviços e gestores de empresas, trazendo uma formação que ajuda a lidar com questões de modelagem, extração, manipulação, análise, visualização, infraestrutura e armazenamento de grandes volumes de dados. 
 
Algumas das disciplinas que o curso oferece trazem um amplo campo de estudo e profissionalização, onde o profissional vai lidar com paradigmas sociais atuais e principalmente vai preparar o profissional para agir regionalmente.
 
Coordenação: prof. Aurélio Faustino Hoppe

 

A carga horária total do curso é de 392 horas/aula.
 
Egressos da FURB que participam do Alumni FURB ganham 20% de desconto. Empresas e entidades conveniadas também têm benefícios.

 

 

» Registrar interesse neste curso