O Departamento de Sistemas e Computação – DSC oferta disciplinas para vários cursos da Universidade. Contudo, os cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação são os que se originam deste departamento e, portanto, tem a maior parte das disciplinas ofertadas pelo DSC.
Disciplina: |
*Desenvolvimento para Web |
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*Disciplina Eletiva III-LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARA ESP826 |
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*Disciplina Eletiva V |
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*Empreendedor em Informática |
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*Optativa |
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*Tópicos Especiais em Computação II |
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Algoritmos e estrutura de dados |
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Algoritmos e Estruturas de Dados |
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Algoritmos e Estruturas de Dados |
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Análise de Algoritmos |
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Aprendizado de máquina |
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Arquitetura de Computadores |
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Arquitetura de Computadores I |
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Arquitetura de Computadores I |
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Arquitetura de Computadores II |
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Arquitetura de Computadores II |
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Banco de Dados |
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Banco de dados avançado |
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Banco de Dados I |
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Banco de Dados I |
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Banco de Dados II |
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Banco de Dados II |
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Compiladores |
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Currículo: 2010-II
Fase: 5
Área Temática: Tecnologia da Computação
Horas Teóricas: 3
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Horas Práticas: 1
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Créditos: 4
Ementa: - Tradução de linguagens de programação;
- Análise léxica;
- Análise sintática;
- Análise semântica e geração de código intermediário.
Conteúdos: 1. Tradução de linguagens de programação;
1.1. Processadores de linguagens;
1.2. Organização e estrutura de um compilador;
1.3. Formas de construção de compiladores;
1.4. Ferramentas para a construção de compiladores;
2. Análise léxica;
2.1. Função;
2.2. Especificação dos tokens;
2.3. Reconhecimento dos tokens;
2.4. Recuperação e tratamento de erros léxicos;
2.5. Projeto e implementação de um analisador léxico;
3. Análise sintática;
3.1. Função;
3.2. Especificação das regras sintáticas;
3.3. Tipos de análises sintáticas;
3.3.1. Análise sintática ascendente;
3.3.2. Análise sintática descendente;
3.4. Recuperação e tratamento de erros sintáticos;
3.5. Projeto e implementação de um analisador sintático;
4. Análise semântica e geração de código intermediário;
4.1. Função;
4.2. Esquemas de tradução;
4.3. Tabela de símbolos;
4.4. Tipos de código intermediário;
4.4.1. Representação gráfica;
4.4.2. Representação linear;
4.5. Técnicas para geração de código intermediário;
4.6. Recuperação e tratamento de erros semânticos;
4.7. Projeto e implementação de um analisador semântico e de um gerador de código intermediário.
Objetivos: Conhecer os aspectos teóricos da construção de compiladores, utilizando-os na especificação de uma linguagem de programação simplificada e na implementação de um compilador.
Pré-Requisitos: Linguagens Formais.
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Compiladores |
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Compiladores |
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Computação Gráfica |
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Computação Gráfica |
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Computação Gráfica |
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Desafios de programação |
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Desenvolvimento de Aplicações Concorrentes e Distribuídas |
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Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital |
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Desenvolvimento de Sistemas Seguros |
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Desenvolvimento para Plataformas Móveis |
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Desenvolvimento para Web |
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Disciplina Eletiva I |
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Disciplina Eletiva I (Redes de Comunicação LOW ENERGY) |
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Disciplina Eletiva I (Testes de Software) |
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Disciplina Eletiva II |
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Disciplina Eletiva II (LINGUAGENS PROG IOT) |
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Disciplina Eletiva III (REALIDADE VIRTUAL) |
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Disciplina Eletiva IV |
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Disciplina Eletiva IV (Realidade Virtual) |
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Disciplina Eletiva V ESP32 IoT Framework |
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Disciplina Eletiva VI |
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Disciplina Eletiva VI (RASPBERRY PI ZERO) |
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Disciplina Optativa I |
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Disciplina Optativa I |
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Disciplina Optativa II |
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Disciplina Optativa III |
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Disciplina Optativa IV |
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Eletiva |
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Eletiva I (Cidades Inteligentes) |
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Eletiva II |
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Eletiva III |
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Eletiva IV |
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Eletiva V (ARDUÍNO REDE LORAWAN) |
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Empreendedor em Informática |
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Engenharia de software |
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Engenharia de Software |
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Engenharia de Software |
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Estudo Dirigido |
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Estudo Dirigido |
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Inovação Tecnológica |
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Inovação Tecnológica |
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Inteligência Artificial |
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Inteligência Artificial |
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Inteligência Artificial |
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Introdução a Computação |
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Introdução a Computação |
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Introdução a Programação |
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Introdução a Programação |
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Linguagens de Programação |
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Linguagens de Programação |
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Linguagens Formais |
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Linguagens Formais |
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Lógica para Computação |
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Lógica para computação |
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Lógica para Computação |
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Modelagem Orientada a Objetos |
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Optativa - (IOT - Internet das coisas) |
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Optativa - (Padrão de projetos) |
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Optativa - (Prática em redes de computadores) |
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Optativa - (Redes) |
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Optativa - (Robótica) |
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Optativa - (Robótica) |
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Optativa - (Testes de software) |
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Optativa I - ESP32 ANNEX BASIC |
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Práticas em redes de computadores |
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Processamento de Imagens |
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Processamento de Imagens |
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Processamento de linguagem natural |
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Processo de Software I |
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Processo de Software II |
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Processo de Software II |
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Programação I |
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Programação II |
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Programação III |
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Programação orientada a objetos |
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Programação Orientada a Objetos I |
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Programação Orientada a Objetos II |
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Programação Web I |
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Programação Web II |
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Projeto de Software |
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Projeto de Software I |
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Projeto de Software II |
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Protocolos de Comunicação de Dados |
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Realidade Virtual |
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Recomendação de aproveitamento |
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Redes de Computadores |
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Redes de Computadores |
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Redes de Computadores |
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Redes de Computadores EAD |
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Segurança da Informação |
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Sistemas distribuídos |
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Sistemas Distribuídos |
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Sistemas Distribuídos |
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Sistemas Embarcados I |
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Sistemas Multimídia |
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Sistemas Operacionais |
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Sistemas Operacionais |
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Sistemas Operacionais |
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Teoria da Computação |
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Teoria da Computação |
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Teoria da Computação |
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Teoria dos Grafos |
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Teoria dos Grafos |
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Teoria dos Grafos |
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Tópicos Especiais em Computação I |
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Tópicos Especiais em Computação II |
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Trabalho de Conclusão de Curso I |
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Trabalho de Conclusão de Curso I |
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Trabalho de conclusão de curso I |
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Trabalho de Conclusão de Curso II |
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Trabalho de Conclusão de Curso II |
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Trabalho de conclusão de curso II |
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