O Departamento de Sistemas e Computação – DSC oferta disciplinas para vários cursos da Universidade. Contudo, os cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação são os que se originam deste departamento e, portanto, tem a maior parte das disciplinas ofertadas pelo DSC.
Disciplina: |
*Desenvolvimento para Web |
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*Disciplina Eletiva III-LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARA ESP826 |
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*Disciplina Eletiva V |
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*Empreendedor em Informática |
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*Optativa |
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*Tópicos Especiais em Computação II |
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Algoritmos e estrutura de dados |
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Algoritmos e Estruturas de Dados |
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Algoritmos e Estruturas de Dados |
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Análise de Algoritmos |
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Aprendizado de máquina |
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Arquitetura de Computadores |
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Arquitetura de Computadores I |
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Arquitetura de Computadores I |
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Arquitetura de Computadores II |
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Arquitetura de Computadores II |
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Banco de Dados |
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Banco de dados avançado |
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Banco de Dados I |
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Banco de Dados I |
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Banco de Dados II |
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Banco de Dados II |
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Compiladores |
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Compiladores |
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Compiladores |
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Computação Gráfica |
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Currículo: 2010-II
Fase: 7
Área Temática: Tecnologia da Computação
Horas Teóricas: 1
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Horas Práticas: 3
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Créditos: 4
Ementa: - Sistemas gráficos;
- Dispositivos de entrada e saída gráficos;
- Técnicas de interação;
- Visualização;
- Programação utilizando API gráfica;
- Estudo da Cor;
- Transformações geométricas;
- Modelagem de curvas e primitivas 2D;
- Definição de objetos e cenas tridimensionais;
- Aplicação de texturas.
Conteúdos: 1. Sistemas gráficos;
2. Dispositivos de entrada e saída gráficos;
3. Técnicas de interação;
3.1. Algoritmos de seleção;
3.2. Implementação de drag and drop;
4. Visualização;
4.1. Sistemas de coordenadas;
4.2. Transformação window x viewport;
4.3. Operações de zoom e pan;
5. Programação utilizando API gráfica;
5.1. OpenGL;
6. Estudo da cor;
6.1. Propriedades físicas da cor;
6.2. Processos de formação de cores;
6.3. Sistemas de cores;
7. Transformações geométricas 2D;
7.1. Escala, translação e rotação;
7.2. Coordenadas homogêneas;
7.3. Concatenação de transformações geométricas;
7.4. Implementação de transformações geométricas com interatividade;
8. Modelagem e desenho de curvas e primitivas 2D;
8.1. Retas, polilinhas, polígonos, círculos e curvas de hermite;
9. Definição de objetos e cenas tridimensionais;
9.1. Modelos poliedrais;
9.2. Malhas de polígonos;
9.3. Implementação computacional;
10. Aplicação de texturas;
10.1. Conceitos básicos;
10.2. Aplicação utilizando API gráfica.
Objetivos: Conhecer e implementar técnicas básicas que permitam a visualização e edição interativa de modelos gráficos vetoriais.
Pré-Requisitos: Algoritmos e Estruturas de Dados.
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Computação Gráfica |
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Computação Gráfica |
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Desafios de programação |
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Desenvolvimento de Aplicações Concorrentes e Distribuídas |
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Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital |
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Desenvolvimento de Sistemas Seguros |
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Desenvolvimento para Plataformas Móveis |
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Desenvolvimento para Web |
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Disciplina Eletiva I |
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Disciplina Eletiva I (Redes de Comunicação LOW ENERGY) |
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Disciplina Eletiva I (Testes de Software) |
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Disciplina Eletiva II |
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Disciplina Eletiva II (LINGUAGENS PROG IOT) |
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Disciplina Eletiva III (REALIDADE VIRTUAL) |
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Disciplina Eletiva IV |
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Disciplina Eletiva IV (Realidade Virtual) |
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Disciplina Eletiva V ESP32 IoT Framework |
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Disciplina Eletiva VI |
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Disciplina Eletiva VI (RASPBERRY PI ZERO) |
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Disciplina Optativa I |
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Disciplina Optativa I |
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Disciplina Optativa II |
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Disciplina Optativa III |
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Disciplina Optativa IV |
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Eletiva |
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Eletiva I (Cidades Inteligentes) |
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Eletiva II |
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Eletiva III |
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Eletiva IV |
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Eletiva V (ARDUÍNO REDE LORAWAN) |
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Empreendedor em Informática |
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Engenharia de software |
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Engenharia de Software |
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Engenharia de Software |
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Estudo Dirigido |
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Estudo Dirigido |
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Inovação Tecnológica |
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Inovação Tecnológica |
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Inteligência Artificial |
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Inteligência Artificial |
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Inteligência Artificial |
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Introdução a Computação |
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Introdução a Computação |
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Introdução a Programação |
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Introdução a Programação |
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Linguagens de Programação |
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Linguagens de Programação |
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Linguagens Formais |
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Linguagens Formais |
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Lógica para Computação |
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Lógica para computação |
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Lógica para Computação |
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Modelagem Orientada a Objetos |
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Optativa - (IOT - Internet das coisas) |
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Optativa - (Padrão de projetos) |
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Optativa - (Prática em redes de computadores) |
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Optativa - (Redes) |
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Optativa - (Robótica) |
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Optativa - (Robótica) |
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Optativa - (Testes de software) |
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Optativa I - ESP32 ANNEX BASIC |
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Práticas em redes de computadores |
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Processamento de Imagens |
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Processamento de Imagens |
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Processamento de linguagem natural |
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Processo de Software I |
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Processo de Software II |
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Processo de Software II |
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Programação I |
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Programação II |
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Programação III |
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Programação orientada a objetos |
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Programação Orientada a Objetos I |
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Programação Orientada a Objetos II |
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Programação Web I |
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Programação Web II |
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Projeto de Software |
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Projeto de Software I |
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Projeto de Software II |
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Protocolos de Comunicação de Dados |
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Realidade Virtual |
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Recomendação de aproveitamento |
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Redes de Computadores |
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Redes de Computadores |
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Redes de Computadores |
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Redes de Computadores EAD |
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Segurança da Informação |
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Sistemas distribuídos |
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Sistemas Distribuídos |
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Sistemas Distribuídos |
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Sistemas Embarcados I |
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Sistemas Multimídia |
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Sistemas Operacionais |
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Sistemas Operacionais |
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Sistemas Operacionais |
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Teoria da Computação |
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Teoria da Computação |
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Teoria da Computação |
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Teoria dos Grafos |
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Teoria dos Grafos |
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Teoria dos Grafos |
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Tópicos Especiais em Computação I |
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Tópicos Especiais em Computação II |
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Trabalho de Conclusão de Curso I |
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Trabalho de Conclusão de Curso I |
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Trabalho de conclusão de curso I |
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Trabalho de Conclusão de Curso II |
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Trabalho de Conclusão de Curso II |
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Trabalho de conclusão de curso II |
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