O Departamento de Sistemas e Computação – DSC oferta disciplinas para vários cursos da Universidade. Contudo, os cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação são os que se originam deste departamento e, portanto, tem a maior parte das disciplinas ofertadas pelo DSC.
Disciplina: |
*Desenvolvimento para Web |
|
*Disciplina Eletiva III-LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARA ESP826 |
|
*Disciplina Eletiva V |
|
*Empreendedor em Informática |
|
*Optativa |
|
*Tópicos Especiais em Computação II |
|
Algoritmos e estrutura de dados |
|
Algoritmos e Estruturas de Dados |
|
Algoritmos e Estruturas de Dados |
|
Análise de Algoritmos |
|
Aprendizado de máquina |
|
Arquitetura de Computadores |
|
Arquitetura de Computadores I |
|
Arquitetura de Computadores I |
|
Arquitetura de Computadores II |
|
Arquitetura de Computadores II |
|
Banco de Dados |
|
Banco de dados avançado |
|
Banco de Dados I |
|
Banco de Dados I |
|
Banco de Dados II |
|
Banco de Dados II |
|
Compiladores |
|
Compiladores |
|
Compiladores |
|
Computação Gráfica |
|
Computação Gráfica |
|
Computação Gráfica |
|
Desafios de programação |
|
Desenvolvimento de Aplicações Concorrentes e Distribuídas |
|
Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital |
|
Desenvolvimento de Sistemas Seguros |
|
Desenvolvimento para Plataformas Móveis |
|
Desenvolvimento para Web |
|
Disciplina Eletiva I |
|
Disciplina Eletiva I (Redes de Comunicação LOW ENERGY) |
|
Disciplina Eletiva I (Testes de Software) |
|
Disciplina Eletiva II |
|
Disciplina Eletiva II (LINGUAGENS PROG IOT) |
|
Disciplina Eletiva III (REALIDADE VIRTUAL) |
|
Disciplina Eletiva IV |
|
Disciplina Eletiva IV (Realidade Virtual) |
|
Disciplina Eletiva V ESP32 IoT Framework |
|
Disciplina Eletiva VI |
|
Disciplina Eletiva VI (RASPBERRY PI ZERO) |
|
Disciplina Optativa I |
|
Disciplina Optativa I |
|
Disciplina Optativa II |
|
Disciplina Optativa III |
|
Disciplina Optativa IV |
|
Eletiva |
|
Eletiva I (Cidades Inteligentes) |
|
Eletiva II |
|
Eletiva III |
|
Eletiva IV |
|
Eletiva V (ARDUÍNO REDE LORAWAN) |
|
Empreendedor em Informática |
|
Engenharia de software |
|
Engenharia de Software |
|
Engenharia de Software |
|
Estudo Dirigido |
|
Estudo Dirigido |
|
Inovação Tecnológica |
|
Inovação Tecnológica |
|
Inteligência Artificial |
|
Inteligência Artificial |
|
Inteligência Artificial |
|
Currículo: 2010-II
Fase: 7
Área Temática: Tecnologia da Computação
Horas Teóricas: 3
-
Horas Práticas: 1
-
Créditos: 4
Ementa: - Fundamentos de Inteligência Artificial;
- Busca;
- Sistemas baseados em conhecimento;
- Aprendizado de Máquina;
- Redes Neurais;
- Tópicos especiais.
Conteúdos: 1. Fundamentos de inteligência artificial;
1.1. Definição de inteligência artificial;
1.2. Principais abordagens;
2. Busca;
2.1. Modelagem de problemas com busca;
2.2. Características dos algoritmos de busca;
2.3. Aplicações dos algoritmos de busca;
2.4. Problemas de satisfação de restrições;
3. Sistemas baseados em conhecimento;
3.1. Modelagem de problemas com representação de conhecimento;
3.2. Linguagens para representação de conhecimento;
3.3. Sistemas especialistas;
4. Aprendizado de máquina;
4.1. Aprendizado de árvores de decisão;
4.2. Redes neurais;
5. Tópicos especiais;
5.1. Agentes inteligentes;
5.2. Algoritmos genéticos.
Objetivos: Conhecer e aplicar as técnicas fundamentais da inteligência artificial e suas ferramentas na resolução de problemas.
Pré-Requisitos: Teoria dos Grafos.
|
Introdução a Computação |
|
Introdução a Computação |
|
Introdução a Programação |
|
Introdução a Programação |
|
Linguagens de Programação |
|
Linguagens de Programação |
|
Linguagens Formais |
|
Linguagens Formais |
|
Lógica para Computação |
|
Lógica para computação |
|
Lógica para Computação |
|
Modelagem Orientada a Objetos |
|
Optativa - (IOT - Internet das coisas) |
|
Optativa - (Padrão de projetos) |
|
Optativa - (Prática em redes de computadores) |
|
Optativa - (Redes) |
|
Optativa - (Robótica) |
|
Optativa - (Robótica) |
|
Optativa - (Testes de software) |
|
Optativa I - ESP32 ANNEX BASIC |
|
Práticas em redes de computadores |
|
Processamento de Imagens |
|
Processamento de Imagens |
|
Processamento de linguagem natural |
|
Processo de Software I |
|
Processo de Software II |
|
Processo de Software II |
|
Programação I |
|
Programação II |
|
Programação III |
|
Programação orientada a objetos |
|
Programação Orientada a Objetos I |
|
Programação Orientada a Objetos II |
|
Programação Web I |
|
Programação Web II |
|
Projeto de Software |
|
Projeto de Software I |
|
Projeto de Software II |
|
Protocolos de Comunicação de Dados |
|
Realidade Virtual |
|
Recomendação de aproveitamento |
|
Redes de Computadores |
|
Redes de Computadores |
|
Redes de Computadores |
|
Redes de Computadores EAD |
|
Segurança da Informação |
|
Sistemas distribuídos |
|
Sistemas Distribuídos |
|
Sistemas Distribuídos |
|
Sistemas Embarcados I |
|
Sistemas Multimídia |
|
Sistemas Operacionais |
|
Sistemas Operacionais |
|
Sistemas Operacionais |
|
Teoria da Computação |
|
Teoria da Computação |
|
Teoria da Computação |
|
Teoria dos Grafos |
|
Teoria dos Grafos |
|
Teoria dos Grafos |
|
Tópicos Especiais em Computação I |
|
Tópicos Especiais em Computação II |
|
Trabalho de Conclusão de Curso I |
|
Trabalho de Conclusão de Curso I |
|
Trabalho de conclusão de curso I |
|
Trabalho de Conclusão de Curso II |
|
Trabalho de Conclusão de Curso II |
|
Trabalho de conclusão de curso II |
|