O Departamento de Sistemas e Computação – DSC oferta disciplinas para vários cursos da Universidade. Contudo, os cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação são os que se originam deste departamento e, portanto, tem a maior parte das disciplinas ofertadas pelo DSC.
Disciplina: |
*Desenvolvimento para Web |
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*Disciplina Eletiva III-LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARA ESP826 |
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*Disciplina Eletiva V |
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*Empreendedor em Informática |
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*Optativa |
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*Tópicos Especiais em Computação II |
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Algoritmos e estrutura de dados |
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Algoritmos e Estruturas de Dados |
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Algoritmos e Estruturas de Dados |
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Análise de Algoritmos |
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Aprendizado de máquina |
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Arquitetura de Computadores |
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Arquitetura de Computadores I |
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Arquitetura de Computadores I |
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Arquitetura de Computadores II |
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Arquitetura de Computadores II |
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Banco de Dados |
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Banco de dados avançado |
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Banco de Dados I |
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Banco de Dados I |
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Banco de Dados II |
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Banco de Dados II |
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Compiladores |
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Compiladores |
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Compiladores |
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Computação Gráfica |
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Computação Gráfica |
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Computação Gráfica |
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Desafios de programação |
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Desenvolvimento de Aplicações Concorrentes e Distribuídas |
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Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital |
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Desenvolvimento de Sistemas Seguros |
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Desenvolvimento para Plataformas Móveis |
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Desenvolvimento para Web |
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Disciplina Eletiva I |
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Disciplina Eletiva I (Redes de Comunicação LOW ENERGY) |
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Disciplina Eletiva I (Testes de Software) |
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Disciplina Eletiva II |
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Disciplina Eletiva II (LINGUAGENS PROG IOT) |
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Disciplina Eletiva III (REALIDADE VIRTUAL) |
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Disciplina Eletiva IV |
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Disciplina Eletiva IV (Realidade Virtual) |
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Disciplina Eletiva V ESP32 IoT Framework |
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Disciplina Eletiva VI |
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Disciplina Eletiva VI (RASPBERRY PI ZERO) |
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Disciplina Optativa I |
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Disciplina Optativa I |
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Disciplina Optativa II |
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Disciplina Optativa III |
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Disciplina Optativa IV |
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Eletiva |
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Eletiva I (Cidades Inteligentes) |
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Eletiva II |
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Eletiva III |
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Eletiva IV |
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Eletiva V (ARDUÍNO REDE LORAWAN) |
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Empreendedor em Informática |
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Engenharia de software |
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Engenharia de Software |
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Engenharia de Software |
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Estudo Dirigido |
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Estudo Dirigido |
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Inovação Tecnológica |
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Inovação Tecnológica |
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Inteligência Artificial |
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Inteligência Artificial |
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Inteligência Artificial |
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Introdução a Computação |
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Introdução a Computação |
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Introdução a Programação |
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Introdução a Programação |
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Linguagens de Programação |
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Linguagens de Programação |
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Linguagens Formais |
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Linguagens Formais |
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Lógica para Computação |
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Lógica para computação |
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Lógica para Computação |
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Modelagem Orientada a Objetos |
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Optativa - (IOT - Internet das coisas) |
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Optativa - (Padrão de projetos) |
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Optativa - (Prática em redes de computadores) |
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Optativa - (Redes) |
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Optativa - (Robótica) |
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Optativa - (Robótica) |
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Optativa - (Testes de software) |
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Optativa I - ESP32 ANNEX BASIC |
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Práticas em redes de computadores |
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Processamento de Imagens |
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Processamento de Imagens |
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Processamento de linguagem natural |
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Processo de Software I |
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Processo de Software II |
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Processo de Software II |
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Programação I |
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Programação II |
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Programação III |
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Programação orientada a objetos |
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Programação Orientada a Objetos I |
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Programação Orientada a Objetos II |
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Programação Web I |
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Programação Web II |
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Projeto de Software |
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Projeto de Software I |
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Projeto de Software II |
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Protocolos de Comunicação de Dados |
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Realidade Virtual |
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Recomendação de aproveitamento |
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Redes de Computadores |
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Redes de Computadores |
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Redes de Computadores |
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Redes de Computadores EAD |
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Segurança da Informação |
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Sistemas distribuídos |
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Sistemas Distribuídos |
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Sistemas Distribuídos |
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Sistemas Embarcados I |
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Sistemas Multimídia |
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Sistemas Operacionais |
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Sistemas Operacionais |
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Currículo: 2010-II
Fase: 3
Área Temática: Fundamentos da Computação
Horas Teóricas: 2
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Horas Práticas: 2
-
Créditos: 4
Ementa: - Histórico e evolução;
- Arquitetura de sistemas operacionais;
- Gerência de processo;
- Programação concorrente;
- Gerência de memória e de dispositivos;
- Sistemas embarcados.
Conteúdos: 1. Histórico e evolução;
1.1. Evolução do hardware e do software;
1.2. Generalidades;
2. Arquitetura de sistemas operacionais;
2.1. Classificação;
2.2. Estrutura e componentes de um sistema operacional;
3. Gerência de processo;
3.1. Conceitos de processo e de Thread;
3.2. Criação de processo e escalonamento de processo;
4. Programação concorrente;
4.1. Processos concorrentes;
4.2. Exclusão mútua;
4.3. Impasse;
4.4. Sincronização e comunicação entre processos;
5. Gerência de memória e de dispositivos;
5.1. Memória principal e virtual;
5.2. Sistemas de entrada e saída de dados;
5.3. Sistemas de arquivos;
6. Sistemas embarcados;
6.1. Características;
6.2. Sistema operacional Linux/Unix;
6.2.1. Diferenças e restrições;
6.3. Plataformas.
Objetivos: Entender o papel do sistema operacional e os vários módulos que compõem um sistema operacional, desenvolvendo uma visão crítica sobre os requisitos de confiabilidade, segurança e desempenho.
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Sistemas Operacionais |
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Teoria da Computação |
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Teoria da Computação |
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Teoria da Computação |
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Teoria dos Grafos |
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Teoria dos Grafos |
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Teoria dos Grafos |
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Tópicos Especiais em Computação I |
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Tópicos Especiais em Computação II |
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Trabalho de Conclusão de Curso I |
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Trabalho de Conclusão de Curso I |
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Trabalho de conclusão de curso I |
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Trabalho de Conclusão de Curso II |
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Trabalho de Conclusão de Curso II |
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Trabalho de conclusão de curso II |
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