O Departamento de Sistemas e Computação – DSC oferta disciplinas para vários cursos da Universidade. Contudo, os cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação são os que se originam deste departamento e, portanto, tem a maior parte das disciplinas ofertadas pelo DSC.
Disciplina: |
*Algoritmos e Estruturas de Dados |
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*Arquitetura de Computadores I |
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*Banco de Dados I |
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*Banco de Dados II |
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*Desenvolvimento para Plataformas Móveis |
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*Engenharia de Software |
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*Fundamentos de Sistemas Operacionais |
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*Gerência de Projetos de Informática |
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*Inovação Tecnológica |
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*Inteligência Artificial Aplicada |
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*Introdução à Programação |
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*Lógica para Computação |
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*Modelagem Orientada a Objetos |
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*Programação I |
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*Programação II |
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*Programação III |
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*Projeto de Software I |
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*Projeto de Software II |
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*Redes de Computadores |
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*Sistemas Distribuídos |
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*Teoria dos Grafos |
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*Trabalho de Conclusão de Curso I |
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*Trabalho de Conclusão de Curso II |
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Algoritmos e Estrutura de Dados |
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Algoritmos e Estruturas de Dados |
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Arquitetura de Computadores I |
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Arquitetura de Computadores I |
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Arquitetura de Computadores I |
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Banco de Dados |
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Banco de Dados I |
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Banco de Dados I EAD |
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Banco de Dados II |
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Banco de Dados II EAD |
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Comunicação de Dados e Redes de Computadores |
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Desenvolvimento para Plataformas Móveis |
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Eletiva |
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Empreendedorismo em Informática |
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Engenharia de Software |
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Engenharia de Software |
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Engenharia de Software I |
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Estruturas de Dados |
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Fundamentos de Sistemas de Informação |
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Fundamentos de Sistemas de Informação |
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Fundamentos de Sistemas de Informação |
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Fundamentos de Sistemas Operacionais |
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Fundamentos de Sistemas Operacionais |
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Fundamentos de Sistemas Operacionais |
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Gerência de Projetos de Informática |
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Gerência de Projetos de Informática |
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Infra-estrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação |
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Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação |
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Inovação Tecnológica |
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Inovação Tecnológica |
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Inteligência Artificial |
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Inteligência Artificial Aplicada |
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Inteligência Artificial Aplicada |
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Inteligência Artificial Aplicada |
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Interação Humano-Computador |
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Interação Humano-Computador |
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Interface Humano-Computador |
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Introdução à Programação |
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Introdução à Programação |
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Linguagens Formais e Autômatos |
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Lógica para Computação |
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Lógica para Computação |
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Modelagem Orientada a Objetos |
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Optativa |
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Prática de Banco de Dados |
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Prática Desportiva II |
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Prática em Sistemas de Informação |
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Programação I |
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Programação II |
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Programação III |
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Programação Orientada a Objetos |
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Programação Orientada a Objetos |
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Programação Web |
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Programação Web |
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Projeto de Software I |
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Projeto de Software I |
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Currículo: 2019-I
Fase: 6
Área Temática: Engenharia de Software
Horas Teóricas: 4
-
Horas Práticas: 0
-
Créditos: 4
Ementa: Prática em processo de desenvolvimento de software com ênfase em especificação.
Linguagem de Modelagem Unificada (UML). Uso de Ferramentas CASE. Exemplos de
especificação em domínios específicos: web, jogos, computação móvel, tempo real. Especificação
de um projeto completo
Conteúdos: FOWLER, Martin. UML essencial: um breve guia para a linguagem-padrão de modelagem de
objetos.3. ed. Porto Alegre : Bookman, 2005. xv, 160 p, il.
KOSCIANSKI, André; SOARES, Michel dos Santos. Qualidade de software: aprenda as
metodologias e técnicas mais modernas para o desenvolvimento de software. São Paulo : Novatec,
2006. 395 p, il.
LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientados a
objetos. 2. ed. Porto Alegre : Bookman, 2004. 608 p, il. Tradução de: Applying UML and Patterns :
an Introduction to Object-Oriented Analysis and Design.
LEAL, Nelson Glauber de Vasconcelos. Dominando o android: do básico ao avançado. São Paulo :
Novatec, 2015. 789 p, il.
MENEZES, Eduardo Diatahy Bezerra de. Princípios de análise e projeto de sistemas com UML.3.
ed. rev. e atual. Rio de Janeiro : Campus, Elsevier, 2015. 398 p, il.
WAZLAWICK, Raul Sidnei. Análise e design orientados a objetos para sistemas de informação:
modelagem com UML, OCL e IFML.3. ed. Rio de Janeiro : Elsevier, 2015. 462 p, il.
Objetivos: Elaborar um projeto de software e adotar as melhores práticas da engenharia de software
num determinado domínio de aplicação
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Projeto de Software I |
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Projeto de Software II |
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Projeto de Software II |
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Qualidade de Software |
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Redes de Computadores |
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Redes de Computadores |
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Segurança da Informação |
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Segurança da Informação |
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Sistemas Distribuídos |
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Sistemas Operacionais |
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Tecnologia da Informação na Gestão de Negócios |
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Tecnologia da Informação na Gestão de Negócios |
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Teoria dos Grafos |
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Teoria dos Grafos |
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Teoria Geral de Sistemas |
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Teoria Geral de Sistemas |
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Teoria Geral de Sistemas |
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Tópicos Especiais I |
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Tópicos Especiais II |
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Trabalho de Conclusão de Curso I |
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Trabalho de Conclusão de Curso I |
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Trabalho de Conclusão de Curso II |
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Trabalho de Conclusão de Curso II |
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