Blumenau, 2 a 4 de outubro de 2017
 
Principal
Organização

ARTIGOS SELECIONADOS para o XXV SEMINCO


Horário de apresentação no dia 03/10 (3a feira) - Auditório Instituto Gene

18h45 - Desenvolvimento Cognitivo com a Prática da Programação
Luciana Araújo (FURB),
Lucas Schlögl (FURB),
Mauro Mattos (FURB)


19h05 - Desenvolvimento de um Sistema para Contagem Automática de Micro-crustáceos da Espécie Artemia Salina Empregando Visão Computacional
Fabrício Schramm de Oliveira (IFSC câmpus Gaspar),
Saulo Vargas (Instituto Federal de Santa Catarina),
Marcio Watanabe (Instituto Federal de Santa Catarina),
Mauricio Stivanello (Instituto Federal de Santa Catarina),
Mario Roloff (Instituto Federal de Santa Catarina)


19h25 - Desenvolvimento de uma ferramenta para auxiliar no ensino de sistema solar utilizando realidade aumentada
Evandro Schmitz (FURB),
Dalton Reis (FURB),
Mauricio Lopes (FURB)


19h45 - Impacto da migração de máquinas virtuais em nuvens OpenStack no consumo de energia.
Laura Bassedone (UDESC)

20h30 - Segurança em Internet das Coisas: Um Survey de Soluções Lightweight
Joelias Silva Pinto Junior (Instituto Federal de Mato Grosso),
Clerisson Dos Santos e Silva (Instituto Federal de Mato Grosso),
Danilo Xavier (Universidade Federal Fluminense)


20h50 - Sistema de Gestão de Energia em Salas de Aula de uma Universidade Baseado em IOT
Gustavo Sabel (FURB),
Miguel Wisintainer (FURB),
Francisco Péricas (FURB),
Mauro Mattos (FURB)


21h10 - Sistema Integrado para o Processamento do Filtro de Difusão Anisotrópica em FPGA
Felipe Viel (UNIVALI),
Guilherme Weidle (Intelbras S/A),
Cesar Zeferino (UNIVALI)











Chamada de trabalhos para o XXV SEMINCO - PRAZO ENCERRADO


O SEMINCO (Seminário de Informática e Computação) é um evento que tem por objetivo divulgar trabalhos técnicos/científicos e promover o intercâmbio entre a comunidade científica e o profissional de informática. Este seminário, promovido pelo Departamento de Sistemas e Computação da Universidade Regional de Blumenau (http://dsc.inf.furb.br/), está recebendo submissões de trabalhos, na forma de artigos científicos ou painéis (pôsteres).
https://www.furb.br/dsc/seminco

1. Artigo Científico

Nesta XXV edição do SEMINCO, que ocorrerá de 2 a 4/Outubro/2017, estamos em parceria com o Programa de Mestrado em Sistemas e Computação da Universidade Salvador - UNIFACS, para que os artigos selecionados sejam publicados na RSC (Revista de Sistema e Computação) – Qualis B5.

Os trabalhos submetidos devem ter entre 8 e 12 páginas e estar de acordo com o formato da IEEE, preferencialmente pertencendo a uma ou mais das seguintes áreas:
• Banco de Dados;
• Computação Gráfica;
• Engenharia de Software;
• Informática na Educação;
• Inteligência Artificial;
• Integração Hardware/Software;
• Sistemas de Informação;
• Sistemas Operacionais e
• Teoria da Computação.


Condições de submissão:
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
1. Todas as fases da submissão são realizadas através do sistema JEMS, disponível através do link: https://submissoes.sbc.org.br/
2. São aceitos artigos redigidos em português ou inglês.
3. Os artigos deverão ter entre 8 e 12 páginas, com título, resumo e palavras-chave e o texto. O resumo deve ser estruturado em um único parágrafo com no máximo 200 palavras.
4. Se o idioma no qual está redigido o artigo é português, deve conter o título, resumo e palavras-chave em português e em inglês.
5. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.furb.br) deverão ficar ativos e prontos para clicar.
6. O formato da submissão deve seguir o template do IEEE salvo em formato DOC: http://www.ieee.org/conferences_events/conferences/publishing/templates.html
7. Na fase 1 (submissão do artigo), a versão de avaliação deve estar gravada em formato PDF. Na fase 3 (entrega da versão final), a versão final deve estar gravada em formato Word ou RTF, não ultrapassando 4 MB.
8. Como os revisores não devem conhecer os autores, na versão de avaliação o texto do artigo não deve conter o nome e a instituição dos autores. Bem como, a identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo a partir da propriedade "Autor" no PDF, garantindo desta forma o critério de sigilo, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

Processo de submissão:
• Fase 1 (Submissão do artigo): a partir de 01/08/2017 deve-se indicar no sistema JEMS a pessoa de contato, os autores, o resumo do artigo e submeter uma cópia eletrônica completa do artigo (em formato PDF). Última data: 31/08/2017Prorrogado: 10/09/2017
• Fase 2 (Notificação da avaliação do artigo): cada artigo será avaliado por dois revisores e os artigos classificados serão publicados nos anais do evento. Os melhores artigos serão convidados para apresentação e discussão no dia 03/Outubro/2017, período noturno. A notificação será enviada até o dia 16/09/2017Prorrogado: 25/09/2017.
• Fase 3 (Entrega da versão final): em sua versão final o artigo deve estar gravado em extensão RTF (Rich Text Format) ou em formato Microsoft Word, não ultrapassando 4MB, agora com todos os dados dos autores. O envio da versão final deve ocorrer também via JEMS até o dia 25/09/2017Prorrogado: 29/09/2017.
o Os anais do evento serão uma sessão especial da edição Dez/2017 da Revista de Sistemas e Computação (RSC).

2. Painel (Pôster)

Estreando este formato, o XXV SEMINCO receberá trabalhos na forma de painel, oportunizando visibilidade para trabalhos de iniciação científica ou em desenvolvimento.

O painel deverá ter 0,90m x 1,20m (largura x altura) e obedecer aos seguintes critérios:
I - O título deverá ser em letras maiúsculas. O tipo da fonte deverá ser simples, permitindo leitura rápida. Abaixo do título deverá aparecer, nesta ordem: Nome dos Autores, Nome do Apresentador (grifado) e Nome do Coordenador/Orientador por último. Na próxima linha deverá constar a Grande Área ou Área Temática do trabalho. Na linha seguinte, deverá constar o Nome do Laboratório (se aplicável), Departamento e Instituição.
II - É importante que todos os recursos visuais disponíveis sejam utilizados na elaboração do painel, para que o mesmo desperte o interesse dos participantes. As informações devem ser organizadas de forma que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas, com o mínimo de texto e o máximo de figuras, tabelas e quadros. O tamanho de fonte utilizado deverá permitir sua leitura a uma distância mínima de dois metros.

Todos os painéis inscritos serão exibidos e apresentados.
A apresentação do painel e eventual demonstração de resultados ocorrerá no dia 02/10/2017 entre 20h30 e 22h, em sala a ser divulgada pela coordenação do SEMINCO, no Campus I da FURB.

Os apresentadores deverão fixar o painel nos locais e horários indicados pela coordenação do evento. Os autores do trabalho deverão permanecer junto ao mesmo, durante toda a sessão de apresentação para responder às questões dos interessados.
É de responsabilidade exclusiva dos autores a produção, confecção, fixação, exposição e retirada dos painéis. Serão fornecidos biombos para fixação dos painéis.

Um trabalho inscrito como artigo científico pode também ser inscrito como painel.

A inscrição deve ocorrer até dia 16/09/2017, via email para seminco@furb.br, contendo os seguintes dados:
a) Título do trabalho
b) Nome dos autores
c) Nome do Laboratório (se aplicável), Departamento e Instituição.
d) Nome e endereço de email do apresentador
e) Resumo do trabalho (em português)

Organização

Universidade Regional de Blumenau
 
Apoio
 
Sociedade Brasileira de Computação
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina
 
Última atualização: Setembro de 2017
©2017 - All rights reserved.