Estudantes do doutorado interinstitucional da FURB participam de seminário na Universidade

Estudantes do doutorado interinstitucional da FURB participam de seminário na Universidade

Foto: Divulgação

 

O Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB) recebeu esta semana a turma de estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) que realiza o curso de Doutorado Interinstitucional em Contabilidade (DINTER). A nota cinco atribuída ao Programa de FURB pela CAPES permite oferecer mestrado e doutorado em parceria com outras instituições de ensino superior.

Para a qualificação do corpo docente, os professores do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé (ICM), da UFF, especificamente do Departamento de Contabilidade e do Departamento de Administração, realizam o DINTER desde fevereiro de 2020 e esta semana estiveram na FURB para o seminário de tese, em que tiveram contato com os professores pesquisadores da Universidade de Blumenau que farão a orientação dos trabalhos a serem desenvolvidos para a conclusão do curso e obtenção do grau de doutor. As aulas presenciais do grupo iniciaram em fevereiro de 2021, com o deslocamento de professores da FURB até Macaé.

“Neste último encontro presencial foi a vez dos doutorandos nos visitarem e o encontro foi bastante produtivo. A partir de agora, eles começam a trabalhar na qualificação dos projetos de tese”, relata o professor Nelson Hein, que integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação da FURB.

O DINTER permitirá doutorar oito professores de uma só vez, e em um prazo menor do que o que seria necessário em situações ordinárias.

De acordo com o professor Roberto Pires, presidente da comissão do DINTER do Departamento de Contabilidade da UFF, a “parceria entre FURB e UFF está doutorando a equipe de professores do curso de Ciências Contábeis da UFF, preparando nossa Universidade para um novo momento de difusão de conhecimento e expansão da oferta de pós-graduação em Macaé”.