Programa de Intercâmbio lança edital para 2023

Programa de Intercâmbio lança edital para 2023

Foto: Divulgação

As inscrições para o programa de intercâmbio acadêmico da Universidade Regional de Blumenau (FURB) abrem na terça-feira, 09 de agosto e seguem abertas até 06 de setembro, às 17 horas.   

Os estudantes da FURB que já cursaram 25% dos currículos dos cursos de graduação e de pós-graduação estão aptos a participar do processo de inscrição e seleção das vagas do programa, que são válidas para o primeiro semestre de 2023.

Jéssica Araújo, da Coordenadoria de Relações internacionais (CRI) da Universidade destaca: “temos muitas opções e oportunidades para intercâmbios de língua espanhola, inglesa e alemã. O intercâmbio é uma experiência muito proveitosa para desenvolver além das habilidades acadêmicas e pessoais, as habilidades linguísticas”.

Para concorrer a uma vaga, os candidatos deverão comprovar proficiência no idioma estrangeiro correspondente à instituição e ao país escolhido para a realização do intercâmbio, exceto para países de Língua Portuguesa. Essa comprovação é obtida através de exames de proficiência realizados pelo FURB Idiomas e que demonstram a capacidade de utilização do idioma de acordo com os padrões exigidos pelas universidades parceiras. “Quanto mais visado o país, mais concorrência para vaga de intercâmbio. As universidades portuguesas, por exemplo, vêm restringindo o número de estudantes que podem ser enviados para fazer intercâmbio”, alerta Jéssica.

Também, para se candidatar a uma vaga, o estudante não pode ter pendências financeiras com a FURB, nem processo administrativo disciplinar em aberto junto à Universidade. Durante o período do intercâmbio, o estudante não paga mensalidades na Universidade de Blumenau e na universidade estrangeira.

Para entregar os documentos é necessário fazer um agendamento prévio pelo e-mail cri@furb.br. O edital com todas as informações está à disposição em www.furb.br/intercambio  

Neste vídeo estudantes da FURB em intercâmbio acadêmico contam um pouco das suas experiências.